Em época de big data com toneladas de informação circulando pelas redes, processar, cruzar, contextualizar e dar sentido às informações parece ser um bom caminho para informar melhor. É o que fazem os sites abaixo:
Manchetômetro: acompanhamento diário da cobertura da grande mídia nas eleições. O produto final é uma análise sobre o quão favorável ou contrário são as chamada em relação aos presidenciáveis: http://www.manchetometro.com.br/
Preto no branco: ferramenta de análise de discurso e checagem do O Globo, que confronta promessas dos candidatos com as base de dados disponíveis, classificando o resultado como "falso", "verdadeiro", "contraditório", "insustentável":
http://oglobo.globo.com/blogs/preto-no-branco/
Truco! Criado pela Agência Pública de jornalismo, a ideia aqui é checar os dados mais relevantes apresentados pelos presidenciáveis durante os programas exibidos nas noites de terça, quinta e sábado. Eles podem "pedir o truco", um desafio público às campanhas para que expliquem promessas ou dados importantes aparentemente insustentáveis.Ou discordar frontalmente dos candidatos quando acharem suas propostas perigosas para a democracia e direitos humanos. Aí carimbam um "Que medo" e fazem uma materinha explicando por quê. Vale conferir: http://apublica.org/truco/
Promessômetro: A Folha de S.Paulo, com ajuda de especialistas, analisa as promessas dos presidenciáveis (por enquanto só tem Aécio Neves, Dilma Roussef e Marina Silva): http://www1.folha.uol.com.br/especial/2014/eleicoes/promessometro/
Monitor das Eleições: O projeto, criado por professores e alunos da UFPEL, é baseado em dados públicos, que são coletados de redes sociais (Facebook e Twitter) e agregados em gráficos, que são disponibilizados semanalmente neste site: http://monitordaseleicoes.org/site/
Boatos.org. Sabe aquela notícia de que o suntuoso Templo de Salomão, construído em São Paulo pela Igreja Universal do Reino de Deus, havia sido pichado por "vândalos"? Pois bem, era falsa: foi uma montagem de uma foto via Instagram que se propagou por um site conhecido por inventar notícias. É esse o serviço que o Boatos faz: esclarecer se aquela notícia compartilhada sem critério é, de fato, verdadeira. Não serve só pra época de eleições, mas nesse período é ainda mais importante. Mantido por uma equipe de jornalistas, tem tido bastante destaque (e acessos) desde a Copa do Mundo. E aceita colaborações: http://www.boatos.org/
Vote na Web. É uma ferramenta de "tradução" de projetos de lei em tramitação no Congresso aos usuários - que podem então votar a favor ou contra e emitir sua opinião. Mais do que isso: ele simplifica o debate, promove o debate, comunica os parlamentares e retorna aos usuários. Em 2014, conta com mais de 140 mil usuários cadastrados. http://www.votenaweb.com.br/
Projeto Brasil. Criado por uma startup, o Projeto Brasil é uma ferramenta que dá ao cidadão a oportunidade de conhecer, avaliar e comparar os candidatos com base em suas propostas, histórico eleitoral, profissional e pessoal, entre outros parâmetros. Para ajudar o eleitor a decidir o voto, criaram um teste cego no qual a recomendação é atribuir notas - de 0 a 5 - para as propostas dos presidenciáveis. Depois de uma rodada de notas, o sistema identifica a compatibilidade de suas convicções pessoais com os planos de governo. http://www.projetobrasil.org/
Newsletter Incancelável: Você coloca o nome dos seus candidatos e recebe as notícias mais relevantes sobre eles. Simples e prático, é uma iniciativa do projeto Newsmonitor: http://newsletterincancelavel.com.br/
Você conhece alguma outra que possa incluir nessa lista? É só acrescentar lá neste pad, onde já estão estas: https://pad.okfn.org/p/monitordeferramentasdigital2014
fonte; Brasil Post
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