Transposição do rio São Francisco pode virar elefante branco EM 2017
Sob a maior seca dos últimos 100 anos no Nordeste, parte da maior obra de infraestrutura hídrica do país deve ser entregue em março,2017.
Obra no eixo leste da transposição: até março, a água do rio São Francisco tomará todo o percurso de Pernambuco à Paraíba.
Ceará, Paraíba e Pernambuco – De um caminhão-pipa, a água transborda e vaza, ligeira, calçada adiante. Refresca o chão fervente e umedece as raízes de um pequizeiro que, sob um sol inclemente de 40 graus, colore de verde e amarelo a única praça do povoado de Moderna, em Sertânia, coração do sertão pernambucano.
Da varanda de casa, Alzira Umbelina, uma senhora de 68 anos, esbraveja com os dois rapazes que, sem muito cuidado, manuseiam as mangueiras do caminhão e deixam um tanto de água se espalhar pelo chão.
É fácil entender sua irritação. Há três anos, ela só recebe água potável na torneira a cada 15 dias. Com a água salobra tirada do poço aberto na praça é que ela lava as roupas e mata a sede dos poucos animais que ainda cria em seu pequeno sítio, a 2 quilômetros de casa.
06/03/2017