Seja bem-vindo. Hoje é

Expedição russo-ucraniana some na Antártica após reportar 'ventos fortes'

veleiro Scorpius parou de se comunicar com base perto da Ilha Decepção.
Capitão relatou temor de atingir iceberg, diz porta-voz do projeto

Uma tripulação russo-ucraniana que começou a velejar em setembro em uma expedição histórica nos pólos sul e norte desapareceu na Antártica esta sexta-feira (6), após se deparar com fortes ventos.
Uma porta-voz da tripulação de oito pessoas a bordo do veleiro Scorpius, de 29 metros, informou que a equipe fez o último contato por rádio na segunda-feira (2) à noite, quando se preparava para uma nova etapa perigosa de sua viagem pelas Shetlands do Sul.
A última postagem do site da missão informou que o Scorpius encontrou ventos fortes a caminho da Ilha Decepção, um local conhecido entre aventureiros por seu vulcão em permanente atividade.
O barco Scorpius, em foto de arquivo (Foto: AFP/www.nizovtsev.net)O barco Scorpius, em foto de arquivo (Foto: AFP/www.nizovtsev.net)
A equipe tinha acabado de visitar a base de pesquisas Akademik Vernadsky, administrada pela Ucrânia, e viajava de volta à estação russa Bellingshausen.
"Ventos fortes soprando durante todo o dia", escreveu a tripulação no diário baseado no site.
"Tentar entrar na baía, que é pontuada por rochas submarinas e baixios com os ventos soprando desta forma, é muito perigoso", explicou a tripulação.
A porta-voz da expedição, Anna Subbotina, disse que o capitão disse a ela na segunda-feira (2), por volta das 20h de Brasília, que o Scorpius navegou cerca de 50 km em mar aberto, procedente da estação ucraniana porque havia muito gelo cobrindo o entorno da baía.
"Seria uma forma sutil de dizer que estamos muito, muito preocupados", disse Subbotina.
Ela acrescentou que o capitão tinha prometido anteriormente fazer contato a cada dois dias porque esta parte do Atlântico tinha noites particularmente escuras nesta época do ano e que a área ficou subitamente coberta de gelo.
"O capitão disse que estava particularmente temeroso de atingir um iceberg", acrescentou Subbotina.
"Eu sei que esta é uma tripulação muito forte, que se recusa a pressionar o botão SOS a menos que esteja pronta a desistir. Espero que seja por isso que não tivemos notícias deles", concluiu.
FONTE;G1

Queda de avião militar sobre conjunto residencial fere 6 nos EUA

Acidente em Virginia Beach, Virgínia, não deixou mortos ou desaparecidos.
Bombeiros combatem incêndio em cinco edifícios atingidos por caça.

Um avião caça da Marinha dos EUA bateu em um prédio de apartamentos próximo a Virginia Beach, no estado da Virgínia, nesta sexta-feira (6), deixando pelo menos seis feridos, segundo as autoridades.
Não há relatos sobre mortos ou desaparecidos, de acordo com os bombeiros.
"Um F/A-18D do esquadrão 106 caiu em Virginia Beach", afirmou a Marinha americana em comunicado.
A aeronave caiu às 12h05 locais (13h05 de Brasília), pouco depois de sua decolagem da base aeronaval de Oceana, situada a poucos quilômetros.
Os dois militares que estavam a bordo conseguiram se ejetar. Eles foram hospitalizados, mas não correm risco de morrer, segundo as autoridades..
Uma testemunha disse à CNN que o avião foi esvaziado do combustível antes de cair, de nariz para cima.
Destroços do avião vistos logo após a queda nesta sexta-feira (6) em Virginia Beach (Foto: AP)Destroços do avião vistos logo após a queda nesta sexta-feira (6) em Virginia Beach (Foto: AP)
Duas fortes explosões ocorreram após a queda, e os moradores do local, que é bastante povoado, fugiram.
Vários veículos de emergência se dirigiram para o local, que está em situação caótica, segundo a imprensa local.
mapa acidente aviao virginia (Foto: arte g1)
Bombeiros tentavam apagar focos de incêndio em cinco edifícios de dois andares.
Testemunhas
"Os edifícios começaram a cair", disse Zack Zapatero à CNN.

"Não vi ninguém correndo para fora, mas escutei que havia idosos que viviam nesses edifícios e isso me preocupa", completou.
"Havia chamas saindo da parte de trás da aeronave, do motor. Vi um piloto se ejetar", disse Jon Swain à MSNBC.

"Acho que havia dois, mas só vi um deles. Provavelmente cinco segundos mais tarde, a aeronave chocou-se contra o prédio. Tudo ficou em chamas", disse.

"Algumas pessoas saíram correndo do prédio."
fonte;g1

AddToAny

Página