Seja bem-vindo. Hoje é

A Parábola Dos Dois Caminhos


A parábola dos dois caminhos

Tanto a porta larga quanto a porta estreita são ‘acessadas’ por meio do nascimento: o nascimento natural é a porta larga que dá acesso ao caminho largo de perdição, e o novo nascimento a porta estreita que dá acesso ao caminho estreito que conduz à salvação.
A parábola dos dois caminhos

“Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem” (Mateus 7.13 -14).

31/08/2020



DOis caminhos, porta estreita e porta larga (Mt 7.13-14)

Dois caminhos, porta estreita e porta larga!


Os dois caminhos foi uma instrução dada por intermédio de nosso Senhor Jesus, vivemos em dias aonde muitas pessoas tem sido influenciadas a ir para o caminho errado.

Como resultado o pecado tem obtido grande espaço entre os corações que não militam na lei de Deus.

Incrível é, que existe um contraste muito grande entre os dois caminhos que são simples de defini-los:



CAMINHO LARGO: Morte eterna.

CAMINHO ESTREITO: Vida eterna.


Mesmo com a diferença entre esses dois caminho muitos optam em seguir os desejos que provem da carne, isto é, o caminho largo. Portanto, devemos ser pessoas verdadeiramente arrependidas, pois, arrependimento também é Vida eterna.

Pense comigo, se você encontrasse alguém na rua, e esta pessoa lhe disse-se não vá pela rua esquerda pois acabei de passar por lá e me roubaram, porém, vá pela direita porque é um caminho aonde não vão te fazer mal algum.

Ainda que esta ilustração fuja um pouco do contexto céu (caminho estreito) e inferno(caminho largo), devemos concorda que qualquer pessoa com sã consciência não iria pela rua esquerda que tem assaltantes.

O mesmo infelizmente não acontece quando esta relacionado com a parte espiritual.

Temos as instruções de Jesus na “nossa frente”, mas muitas das vezes as pessoas perseveram no caminho errado.

Em suma, neste estudo quero apresentar um pouco o que é em si o caminho largo e estreito. Aumentando seu conhecimento bíblico, nele utilizarei as 5 regras altamente eficaz para uma interpretação bíblica, respeitando o máximo a Palavra de Deus

Vamos ao texto bíblico:

“Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem”. (Mateus 7.13-14)

Se você quiser ver esse conteúdo em vídeo, pode assistir abaixo:



Introdução Dois Caminhos

Jesus nesse momento esta pregando o maior sermão que já foi ministrado, o sermão da montanha (fiz um estudo completo falando sobre as bem-aventuranças que inciam o sermão da montanha, você sabe o que é ser limpo de coração? vou ensinar nesse estudo).

No sermão, Ele nos ensina lições difíceis de serem seguidas, ordens que talvez muitos se não todas as pessoas falham nelas, como por exemplo quando ele diz: “Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai, que esta nos céus” (Mateus 5.48).

A própria palavra: “perfeito” já diz muito do que estou querendo demonstrar:

Significado perfeito: em que não há defeito.

Será que existe algum de nós que consegue ser perfeito, esse estágio realmente pode ser obtido?, todas as vezes que leio o sermão da montanha me impressiono com as ricas palavras que o Senhor nos deixou!.

Como vamos ser perfeitos?

Certa feita quando saboreava das poderosas palavras de Philip Yancey no livro: “O Jesus que nunca conheci”, ele escreveu mais ou menos da seguinte forma: “Jesus quando nos dá estas instruções não estava criando um padrão impossível de ser alcançado, mas nos mostrando um homem modelo para sempre buscarmos se aperfeiçoar”.

Sendo assim, quando o Mestre nos diz sobre sermos perfeitos ele estava nos mostrando um “padrão” aonde dia-a-dia devemos buscar nos moldar a isto, com uma analise introspectiva feita por nós mesmo.

Depois de quase o sermão inteiro ser ministrado (Jesus sabia pregar, uma grande dificuldades das pessoas é montar uma pregação hoje em dia, se você quiser pode aprender passo-a-passo como fazer uma pregação), o Messias chega na parte final ao que a maioria dos eruditos irá concordar que é uma espécie de apelo que o Senhor faz para os seus ouvintes chamando-os à mudança de vida.

O texto ao qual estamos estudando esta localizado neste apelo que Ele faz. Assim, nos apresentando os caminhos com a intenção de chamar cada um de nós a cada dia mais perseveramos nos caminho estreito.



O caminho estreito vem antes de Tudo

Em primeiro lugar, Jesus começa dizendo: “Entrai pela porta estreita”.

Antes mesmo de especificar a porta estreita ele já dá uma “palhinha sobre ela”, diz que devemos entrar nela.

Se notarmos as palavras seguintes são sobre a porta larga, então esta é uma breve introdução que o Senhor faz sobre a mesma mostrando que antes de qualquer atitude, ou independente do que falaria a seguir devemos entrar na porta estreita.

Enfatizando que é por ela que devemos trilhar as nossas escolhas!

O que acho lindo para agregar ao nosso conhecimento é que a palavra estreito significa também: “apertado, de pouca folga”.

Portanto, devemos andar por um caminho apertado sem corrupção, sem contenda, tendo em nós os frutos do Espírito (Gálatas 5.22), aonde há pouca folga, neste caminho não tem espaço para ficar indeciso, não tem espaço para folga (descanso), não tem espaço para aquele que querem brincar de ficar em cima do muro.

Resumindo, é um caminho para pessoas decididas, pessoas que tem um foco igual ao que Paulo descreveu aos Filipenses:

“… esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.”(Filipenses 3.13-14)

Esse caminho é para aqueles que vão ao encontro do prêmio em Cristo Jesus e não como muitos pensam, interpretando errado essa passagem, descubra como fugir desse erro (Garantido!):


Porta larga e caminho largo

Jesus continua a passagem sobre os caminhos dizendo: “… porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela“.

Depois da breve fala sobre a porta estreita, nos mostra o “outro lado da moeda” falando da porta larga e nos dando algumas descrições sobre a mesma.

Diz que o caminho dela é espaçoso, de forma fácil dá para entender que este caminho é o que conduz aos deleites da vida, aonde estão aqueles que não se preocupam em caminhar na vontade de Deus, quantos não estão entrando nessa porta, o próprio Jesus nos diz que: “muitos entram por ela”, e mesmo assim não percebem.

O caminho atrativo e pecaminoso, que como um Leão com fome tem tragado diversas pessoas. Provérbios já nos diz algo relacionado:

“Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte”.(Provérbios 14.12)

Tem caminhos em nossas vidas que chegamos a achar que é caminho direito, pensamos que estamos certo mas no fim não é bem assim, mas é um caminho de morte.

Por isso devemos ter a Palavra em nosso coração, pois assim venceremos o maligno.


Qual caminho você está?

Isto vale não só para os ímpios que estão se perecendo acumulando pecado sobre pecado, mas para nós cristãos também.
Uma porta de emprego que você sabe que não é o caminho certo e aceita,
Um relacionamento que não agrada aquele que te chamou
Um lugar que você frequenta aonde não falam de Jesus e sim o blasfemam
Entre outros que poderia citar, uma coisa há em comum dentre eles, todos são caminhos largos e conduzem a morte.

Irmãos que estão lendo esse estudo pela graça de Deus, convido cada um de nós neste momento parar e fazer uma analise em nossas vida para ver se realmente estamos aonde nosso Senhor queria que estivéssemos…

Se não, curve a sua fronte e falando com Ele peça para te tirar deste caminho largo.

O que me chama a atenção é que nós quanto igreja, devemos levantar-se e buscar essas pessoas que estão com os olhos fechados caminhando em lugares infrutíferos…

Assim sendo, cabe a nós que temos o poderoso evangelho de Jesus que restaura e cura, apresenta-lo para quem esta perdido (quer saber como evangelizar? veja nosso estudo completo sobre o assunto). Para estes que estão no caminho errado Jesus tem uma palavra:

“Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores, ao arrependimento”. (Lucas 5.32)

Que bela notícia!, o poderoso evangelho de Cristo é suficiente para tirar as pessoas do caminho largo.

Porta estreita e caminho estreito

Jesus vai concluir sua fala sobre os caminhos indo mais a fundo no caminho estreito, No vers. 13 ele nos fala um pouco, mas agora no vers. 14 ele explica abrangendo-o:

“E porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem”. (Mateus 6.14)

Irmãos, sabe o que é lindo nessa passagem?, você cristão que esta lendo esse estudo encontrou o caminho que conduz a vida, veja que caminho é esse:


“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim”. (João 14.6)


Jesus é o caminho estreito que nós encontramos, pode estar difícil, complicado ou até querendo desistir…

Mas, Cristo é esse caminho ao qual no final quando o encontrarmos vai revelar-se a nós igual fez com Estêvão, estando de pé a destra de Deus (Atos 7.56) com braços abertos cumprindo o que esta escrito em Mateus 25.31-34:

“E, quando o Filho do Homem vier em sua glória, e todos os santos anjos, com ele, então, se assentará no trono da sua glória; todas as nações serão reunidas diante dele, apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas. E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. Então dirá o Reis aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo”.


Ele tem uma fiel recompensa para as nossa vidas!
Clique aqui para baixar o ebook

Poucos encontram o caminho estreito

Infelizmente o próprio versículo nos diz que há poucos que encontram tal caminho estreito (essa recompensa).

Muitos estão presos em caminhos largos e o estreito rejeitando, não querendo carregar a cruz igual diz Lucas 9:23, mas buscando saborear o que a terra oferece e o pecado assina.

Para melhor entender sobre esse caminho estreito, vamos analisar Hebreus 13.13-14:

“Saiamos, pois, a ele fora do arraial, levando o seu vitupério. Porque não temos aqui cidade permanente,mas buscamos a futura.”

Veja quanto essa passagem de Hebreus esta relacionado com o assunto em debate nesse estudo.

Na era antes de Cristo, toda vez que Jerusalém pecava o sumo-sacerdote tinha que oferecer um novilho diante de Deus para pode cobrir o pecado deles. Por exemplo:

Jerusalém pecou, o sumo-sacerdote entrava na cidade pegava um novilho e saia até o arraial (simbolizando que o pecado foi retirado de Jerusalém), quando estava no arraial queimava o novilho (mostrando que o pecado foi queimado/destruido) e guardava só o sangue, depois disto entrava o lugar santíssimo e lá molhava as pontas do dedo de sangue e respingava sobre a arca sagrada (querendo demonstrar o sangue como prova que o pecado foi queimado).

O texto de Hebreus inicia nos dizendo: “Saiamos, pois, a ele fora do arraial”. Veja o que isso significa no ponto abaixo.

Vivendo de acordo com a Palavra de Deus

Devemos pegar os nossos pecado e ir diante dele, pegar o caminho do arraial “levando seu vitupério”, ou seja, sentindo a mesma dor que ele sentiu na renuncia, levando uma vida na sua palavra.


Ele novamente abre os braços fora do arraial dizendo: “vem a mim!”, nossa única função é ir a ele, porque o resto ele já faz!

Ele queima seu pecado com a cruz do Calvário, vai até o lugar santíssimo e se apresenta diante da arca sagrada (Deus) dizendo: “Pai, o pecado dele foi queimado e como prova esta aqui o meu sangue!”.

E no final do versículo nos dá um motivo para fazer isso o escritor diz: “Porque não temos aqui cidade permanente mas buscamos a futura”.

Meus irmãos não vamos morar aqui nessa terra para sempre, mas temos uma cidade futura ao qual é a Jerusalém que vai descer do céu, aquela que João viu e escreve no livro da revelação:

“E eu, João, vi a Santa Cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para seu marido”. (Apocalipse 21.2)

Esse texto de Hebreus também foi abordado em vídeo:

Persevera no caminho estreito! não cometa erros.

Sobretudo Jesus mesmo disse: “Sem mim nada podereis fazer”, ele mencionou esse texto na passagem da Videira Verdadeira, mostrando para cada cristão que apesar das dificuldades devemos perseverar (se você precisa de uma mensagem de esperança, eu recomendo sua leitura).

Antes de pular para conclusão vou deixar mais uma passagem para todos falando sobre o caminho estreito que Jesus nos preparou por intermédio de seu Sangue, através da sua morte vicária:

“Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa, retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu”.(Hebreus 10:19-23)

Conclusão Dois Caminhos

Em suma, esta passagem é bem simples Jesus permite saber a revelação dela, e assim como escrevi no inicio do tópico é fácil de definir, um caminho largo para a morte e outro estreito para vida.

Irmãos, que cada dia mais venhamos estar de acordo com a santa palavra de Deus, não nos conformando com esse século…

Pois muitos se conformaram entrando pela porta larga, mas nós somos lavados e remidos, sal da terra e se o sal for insípido, com que há de salgar? (Mateus 5.13).

Se você gostou muito desse aprendizado da Palavra, pode receber estudos exclusivos agora mesmo no seu celular ou computador, bastar clicar na imagem abaixo falando sobre estudos exclusivos.

Oração Final Dois Caminhos

Se pode ore comigo:

Jesus, a tua palavra é linda e mais poderosa do que qualquer coisa ou qualquer um. Pai, se porventura tenho me afastado dos caminhos que o Senhor preparou para mim.

Se tenho amado mais o meu eu do que a ti, renova-me neste momento, revela-me aonde quer ver mudança em mim e por favor alcance aqueles que ainda estão de baixo do julgo do pecado.

Pois sei Pai que teu poderoso evangelho pode renova-los assim como me renovou, Espírito Santo guia-me em tudo, me mostre cada dia o teu caminho. Amém.”Introdução

O Senhor Jesus deu uma ordem aos ouvintes do Sermão do Monte: entrem pela “porta estreita”. Em seguida, o Mestre apresentou o motivo pelo qual é necessário entrar pela porta estreita:

“Pois larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição…” (Mateus 7.14).

Diante da ordem dada por Jesus, surgem as perguntas: – ‘O que é a porta estreita’? – ‘Como entrar por ela’? ‘Por que entrar pela porta estreita é o único meio de o homem se livrar da perdição’?

O ‘Sermão do Monte’ geralmente é visto como um aglomerado de ideias sem relação entre os temas abordados, ou um apanhado geral de normas de conduta em sociedade. Entretanto, a proposta do Sermão do Monte visa questões que transcendem normas sociais, pois indica qual o caminho para a vida eterna.

Primeiramente, através do anuncio das ‘Bem-aventuranças’, Jesus conquistou a atenção dos seus ouvintes (Mateus 5.1 -12), e, em seguida, Jesus enfatiza a nova condição dos seus discípulos: “Bem-aventurados”(Mateus 5.13 -16).

A multidão que se reuniu ao pé da montanha para ouvir a mensagem de Cristo desconhecia qual era a missão de Jesus, e Ele aproveitou para destacar alguns pontos relevantes da sua missão:

a) Jesus não veio destruir e nem descumprir a lei e os profetas (Mateus 5.17);

b) Jesus demonstra aos seus ouvintes que é impossível entrar no reino dos céus seguindo a doutrina dos escribas e fariseus, uma vez que, a justiça deles estava aquém da justiça de Deus (Mateus 5.20);

c) Jesus apresenta exemplos práticos de como é impossível ao homem entrar no reino dos céus através do cumprimento da lei mosaica, ao apresentar aos seus ouvintes o inatingível espírito da lei “Eu, porém, vos digo que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério…”(Mateus 5.21 à 7.11 );

d) Jesus demonstra que a lei e os profetas resume-se em uma proposta: ‘tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós’ (Mateus 7.12).

Após demonstrar a impossibilidade dos seu ouvintes quanto a entrarem no reino dos céus seguindo a doutrina dos escribas e fariseus (Mateus 5.20) Jesus, apresenta a parábola das ‘Duas portas e dos dois caminhos’ para ilustrar o único meio de salvação (Mateus 7.13).

A exposição de Jesus deixa claro que, através da doutrina que haviam aprendido dos escribas e fariseus, ninguém entraria no reino dos céus, e que somente através da ‘Porta Estreita’ o homem alcança ‘justiça superior’ à justiça dos escribas e fariseus.


Porta estreita e novo nascimento

A mensagem que o Senhor Jesus trouxe no Sermão do Monte é una, concisa e precisa no que propõe. Na essência, a ideia apresentada no Sermão do Monte é a mesma apresentada no diálogo entre Jesus e Nicodemos, o que difere é a exposição. No ‘Sermão do Monte’ o público alvo era misto, composto, principalmente, por leigos, já no diálogo com Nicodemos, o alvo do ensino era um mestre e juiz em Israel.

Tudo que foi anunciado no Sermão do Monte, Jesus também revelou a Nicodemos:

a) Era impossível Nicodemos entrar no reino dos céus, embora Nicodemos representasse o melhor da religião, do conhecimento, do comportamento e da moral humana;

b) A religião que Nicodemos seguia, ele era fariseu, não concederia salvação, antes, era necessário Nicodemos nascer de novo;

c) Da mesma forma que, para um mestre, juiz e fariseu era necessário nascer de novo, para o povo ‘leigo’ era necessário entrar pela porta estreita.

A figura do novo nascimento, no diálogo de Jesus com Nicodemos, equivale à figura da porta estreita no discurso do Sermão da montanha. A equivalência entre porta estreita e novo nascimento decorre da ordem de Jesus, pois entrar pela porta estreita, se dá quando se nasce de novo. Não há outro acesso à porta estreita, a não ser o novo nascimento (João 3.16).

Por que é necessário nascer de novo? Por que se deve entrar pela porta estreita? Porque ao nascer de novo, da água e do espírito, o homem entra pela porta estreita. Ao nascer de novo, o homem deixa de trilhar o caminho espaçoso que todos os nascidos de Adão trilham, caminho esse que os conduz à perdição (João 3:16; Mateus 7.13).

Quando enfatizou a Nicodemos a necessidade de nascer de novo, Jesus estava demonstrando que era impossível Nicodemos alcançar a vida eterna seguindo a doutrina dos fariseus. O maior problema de Nicodemos não estava na na religiosidade ou na prática da Lei, antes, em ter entrado por uma porta larga que deu acesso a um caminho que leva à perdição.

Por que era necessário Nicodemos nascer de novo, ou seja, entrar pela porta estreita? Ele escolheu entrar pela porta larga? Quando foi que ele entrou pela porta larga? Quem é a porta larga?

Sabemos que Jesus é a ‘Porta Estreita’, e que Ele é o ‘Caminho Apertado’ que conduz o homem à salvação, porém, o que é a porta larga? A resposta é deduzida do versículo seguinte:

“Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante” (1 Coríntios 15.45).

Analisando o que o apóstolo Paulo escreveu aos cristãos de Corintos, percebe-se que Adão é a ‘Porta Larga’, e Cristo, o último Adão, a “Porta Estreita”. A porta é larga porque todos os homens entram no mundo por Adão, e a porta é estreita porque poucos são os que entram por Cristo, ou seja, que nascem de novo.

O maior problema de Nicodemos estava na porta que ele havia entrado quando veio ao mundo: Adão, e por isso ele precisava nascer de novo, ou seja, entrar por Cristo, o último Adão.


O nascimento natural é a porta larga que dá acesso ao caminho largo de perdição, e o novo nascimento é a porta estreita que dá acesso ao caminho estreito que conduz à salvação. É através dos nascimentos, natural e espiritual, que o homem entra pelas portas, tanto pela porta larga, quanto pela porta estreita.

O homem entra pela porta larga através do nascimento natural ao nascer de uma semente corruptível, a semente de Adão. Somente é possível entrar pela porta estreita quando o homem nasce da semente incorruptível, a palavra de Deus.

Tanto a porta larga quanto a porta estreita são ‘acessadas’ por meio do nascimento. A porta larga é acessada quando os homens veem ao mundo, ao nascer da semente de Adão (a semente corruptível), e a porta estreita é acessada através do novo nascimento, quando o homem nasce da Palavra de Deus (a semente incorruptível) (1 Pedro 1.23).

Nesse sentido, conclui-se que é impossível ao homem entrar pela porta estreita sem ter entrado pela porta larga. Daí, a asserção:

“Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual.” (1 Coríntios 15.46).

Compreendendo que o homem entra pela porta larga ao nascer de Adão, conclui-se que nenhum homem escolheu ou escolhe entrar pela porta larga. Compreendendo que Jesus é a porta estreita, e que para entrar por Ele é necessário um novo nascimento, conclui-se que entrar pela porta estreita é uma decisão do homem frente a mensagem do evangelho, e não uma escolha frente a duas opções: porta estreita e porta larga.


Nicodemos e a porta estreita

Nicodemos precisava nascer de novo, uma vez que era nascido segundo Adão. Ele era filho da ira e da desobediência, a desobediência de Adão. Por mais que ele procurasse seguir os quesitos da lei, o seu caminho era de perdição, pois a porta que Nicodemos havia entrado era larga e o caminho que estava era de perdição.

A humanidade entra pela porta larga, pois todos os homens, sem exceção, são gerados segundo Adão, e seguem por um caminho largo que os conduz à perdição. São muitos que estão no caminho largo, e não importam as suas decisões segundo a consciência e a moral, visto que a perdição é o destino do caminho no qual se está.

Nicodemos foi informado que, para entrar pela porta estreita, que é Cristo, era necessário nascer novamente. Nascer de novo não era retornar ao ventre materno, antes ser gerado de novo pela palavra da verdade, o evangelho de Cristo. Bastava crer em Cristo, como o enviado de Deus, para que Nicodemos nascesse de novo, e assim estaria em Cristo, o caminho que conduz o homem a Deus.

Por meio da crença (fé) na mensagem do evangelho (fé) o homem nasce da semente incorruptível (que é a palavra de Deus), e tem acesso ao caminho estreito. São ‘poucos’ os que encontram a porta estreita, se comparado aos que entram pela porta larga.

Conclui-se que, a parábola das ‘Duas portas’ e dos ‘Dois Caminhos’ refere-se à necessidade do novo nascimento, pois se apegar a religiosidade, legalidade, formalidade, ritualidade, etc., não produz salvação, ensinamento que contraria o que muitos, à época de Cristo, pensavam.

Se a lei fosse para a salvação, não seria preciso Moisés clamar ao povo, logo após a entrega da lei, a seguinte ordem:

“Circuncidai, pois, o prepúcio do vosso coração, e não mais endureçais a vossa cerviz” (Deuteronômio 10.16 ).


Observe que o cumprimento da lei real (amor) somente tem valor após a obediência ao mandamento divino, que é crer em Cristo: “Ora, o seu mandamento é este, que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo…” (1 João 3.23 ), ou seja, amar o próximo, somente é válido diante de Deus após o novo nascimento, ou seja ‘…segundo o mandamento que nos ordenou’ (v. 23) “Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis” (Tiago 2.8).

Quando entendemos o que Jesus propôs na parábola das ‘Duas Portas’ e dos ‘Dois Caminhos’, constata-se que os ensinamentos de Jesus e do apóstolo Paulo não se destoam, visto que, ‘entrar pela porta estreita’ é o mesmo que ‘viver em Espírito’, ou seja, ambos decorrem do ‘novo nascimento’. Andar no ‘caminho apertado’ que conduz à vida é o mesmo que ‘andar em Espírito’, ou seja, andar como filhos da Luz (Gálatas 5.25 e Efésios 5.8).


Duas portas, dois caminhos

Perguntas e Respostas:

1) Quem é a porta estreita? ( Jo 10:9 )
R. Jesus identificou-se como a porta estreita.

2) Quem é a porta larga? ( 1Co 15:45 )
R. Assim como Jesus, a porta estreita, é o último Adão, a porta larga é Adão.

3) Como entrar pela porta larga? ( Jo 1:13 )
R. É simples! Todos os homens ao nascerem neste mundo entraram pela porta larga, e seguem pelo caminho largo que conduz a perdição.

4) Como entrar pela porta estreita? ( 1Jo 3:23 )
R. É preciso nascer de novo, da água (palavra de Deus) e do Espírito (de Deus).

5) É possível entrar pela porta estreita antes de entrar pela porta larga? ( 1Co 15:46 )
R. Não! Primeiro vem a existência o homem carnal, para depois vir o homem espiritual.

6) Com base no que o texto ‘Os dois Caminhos’ expõe, que é a árvore que o Pai não plantou? ( Mt 15:13 )
R. Todos os homens que entraram pelo caminho largo que é nascer de Adão são as plantas que o Pai não plantou.

7) No Novo testamento é preciso nascer de novo. E o que era preciso no Velho testamento? ( Dt 10:16 )
No Antigo Testamento a recomendação era a circuncisão do coração, ou seja, era preciso fazer uma incisão no coração que levaria a morte da velha natureza, algo só possível pela fé em Deus.

8) No Novo Testamento o Novo Nascimento é através da Fé e a circuncisão do coração é pela _Fé___ e alcança tanto homens quanto __as mulheres___.

9) ‘Viver em Espírito’ decorre do __Novo Nascimento____, e ‘andar em Espírito’ equivale a __andar como Filhos da Luz_____ .

10) Basta amar o próximo para ser salvo? ( 1Jo 3:23 )
R. Não! É preciso nascer de novo pela fé em Cristo, o último Adão.

11) O que é preciso para ser salvo? Qual é a obra que o homem deve fazer? ( 1Jo 3:23 )
R. É preciso abandonar os antigos conceitos de como ser salvo (arrepender-se), e crer em Cristo Jesus como diz as Escrituras. Não há obra alguma a ser realizada para ser salvo, pois a obra é de Deus, que cria o novo homem em verdadeira justiça e santidade.

12) Qual o caminho estreito?
R. O caminho estreito é Cristo.

13) Como se dá o acesso ao caminho estreito?
R. Todos que nascem de novo estão trilhando o caminho estreito que conduz a salvação.

14) Qual o caminho largo?
R. É o caminho que a humanidade gerada em Adão trilha.

15) Qual o acesso ao caminho largo?
R. Adão é o acesso ao caminho largo.

16) É correto alegar que uma igreja de costumes liberais é uma porta larga?
R. Não. Ao adotar este posicionamento estaria distorcendo o verdadeiro significado da parábola dos dois caminhos.


    Geen opmerkings nie :

    Plaas 'n opmerking

    AddToAny

    Página