BRASIL manifestações: protestos vão muito além de R$0,20
há uma tensão no ar e ela não parece ser causada apenas pelo recente aumento das tarifas de ônibus e metrô em são paulo.
a vida está cara, as perspectivas de futuro cada vez mais distantes no horizonte, insegurança, baixos salários, trânsito, impostos e pouco retorno são alguns dos muitos ingredientes que estão fervendo no caldeirão.
um espetáculo do crescimento que ficou na promessa, passagens caras e tudo errado, são os componentes das manifestações que aconteceram nestas duas semanas.
junte-se a isso uma polícia que definitivamente não é a britânica e pronto, está feita a confusão.
o grupo passe livre organizou o protesto, foi para as ruas com faixas e palavras de ordem. tentou que a manifestação fosse pacífica mesmo obstruindo ruas e avenidas no meio do horário do rush, mesmo não havendo controle sobre quem entra ou não na marcha.
convenhamos, protestos são para fazer barulho e um protesto sobre transporte público não poderia acontecer em outro local se não por onde as pessoas transitam com suas centenas de milhares de carros particulares.
depois, há um mérito tremendo nisso tudo: nos acomodamos em assinar pela rede petições higienizadas sem nem mesmo saber em profundidade sobre do que se tratam. assinamos e damos como missão cumprida. essa garotada está fazendo o que todos deveríamos fazer: ir pra rua, reclamar da ordem estabelecida e, se há mesmo, uma demanda crescente por melhores serviços, moralização da política, melhoria do ensino, etc, nada mais natural que os protestos explodam.
lembrar que essa é a polícia que temos. obtusa, mal remunerada, mal treinada, parte pra cima dos baderneiros.
talvez, numa outra perspectiva, devessem se juntar ao coro e exigir pra si também, melhores condições de trabalho.
mas isso é outra história.
prefeito e governador estão em paris para tentar trazer a expo 2020 para são paulo. lindo.
lula e sérgio cabral, governador do rio, fizeram o mesmo com as olimpíadas e a copa e o que ganhamos?
estádios super faturados, atletas e infra-estrutura esquecidos. que tipo de investimento houve no que realmente era necessário?
parece que muito pouco e atletas sem patrocínio tentarão nossas parcas medalhas com o esforço próprio outra vez.
R$0,20 são muito pouco perto do que esses protestos estão deixando claro. existe uma insatisfação generalizada e ela está estampada nas ruas pelo tamanho das manifestações.
pais, professores, médicos, empresários deveriam se juntar ao coro dos descontentes e ampliar a discussão, dizer em alto e bom tom “não, políticos, a coisa não está boa pra ninguém, não!”
políticos, aliás, têm usado o argumento de que 97% dos brasileiros apoiam a redução da maioridade penal para apressar o trâmite de leis que atendam esse desejo.
ora, se uma pesquisa apontasse um número alarmante de políticos considerados corruptos, esse trâmite para que todos fossem defenestrados aconteceria?
não, né?
pois então, os meninos estão fazendo a parte deles pacificamente.
a baderna é o retrato.
o quebra-quebra ninguém vai apoiar mas ele é a manifestação óbvia de um sentimento represado.
e tem a raiva.
e motivos pra raiva não faltam.
Comentários
- Perfil UOL
-
luisb
19 minutos atrásconcordo em gênero, numero e grau......vamos deixar de ser cordeirinhos desses bandos de corruptos..........que as manifestações de insatisfação sobre todos os temas relevantes ganhem as ruas...........- Responder
- 0
- Denunciar
-
Sanches86
19 minutos atrásOs acomodados são contra os protestos mesmo, por isso estamos vivendo essa guerra civil.- Responder
- 0
- Denunciar
-
Revoltado22
20 minutos atrásPior é a imprensa tentando manipular chamando os manifestantes de vândalos.- Responder
- 1
- Denunciar
-
Funcionário da Globo
20 minutos atrásFoi o melhor texto que li no UOL nos últimos meses. Só faltou colocar os dentistas e os contratantes de empregados domésticos no coro dos descontentes!- Responder
- 1
- Denunciar
-
calo10
21 minutos atrásCorrigindo alguns comentários que tenho lido. Os manifestantes não estão depredando patrimonio público e sim empresas de transporte coletivo. Não sei porque mas não me revolto com as depedrações, pois como cidadão me sinto muito mal representado pelos nossos governantes.- Responder
- 1
- Denunciar
-
Killing
21 minutos atrásSÓ UMA DITADURA MILITAR PRA CONSERTAR ESSE LIXO DE PAÍS...- Responder
- 0
- Denunciar
-
CAV910200
21 minutos atrásNunca li tanta verborragia em tão curto espaço de escrita...- Responder
- 0
- Denunciar
-
DSPC
22 minutos atrásA polícia não é britânica? Como assim? Não passa fogo em gente inocente no metrô, só se for isso... Ah que comentário esdrúxulo...- Responder
- 0
- Denunciar
-
Sanches86
22 minutos atrásTexto simplesmente perfeito!!! tem nego aqui achando o cumulo um vidro de metrô quebrado? onibus pichado? Esse mesmo im becil não acha absurdo as pessoas de bem morrendo nas esquinas, o caos da saude publica e a educação péssima nas escolas, vamos acordar galera! A coisa ta muito mais feia que um simples vidro quebrado. Protestos pacificos não adiantem de nada, no próximo vou comparecer sem duvidas.- Responder
- 3
- Denunciar
-
andrada e silva
22 minutos atrássim, tem razao Orlando. tem muita coisa represada. muita coisa varrida para baixo do tapete...- Responder
- 0
- Denunciar