Revisão anual dos dados de 2015 pelo Inpe mostra que devastação da floresta cresceu 24% em relação ao ano anterior; estimativa divulgada em novembro falava em 16%
Queimada na Amazônia (Foto: Greenpeace)
O desmatamento na Amazônia em 2015 foi 372 quilômetros quadrados (6,45%) maior do que o estimado pelo governo no ano passado, o que torna a taxa oficial de destruição da floresta 24% maior do que em 2014. Os dados vêm da revisão anual das estatísticas de desmatamento do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Segundo informou o jornalista Maurício Tuffani, a revisão está pronta desde junho, aguardando liberação do ministro Gilberto Kassab (Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações).
Dr. Sergio Canavero tem sido comparado ao Dr. Frankenstein e foi muito criticado por colegas, mas isso não impediu que ele e os membros de seu consórcio - a partir da China, Coreia do Sul e EUA - cortassem a medula espinhal de um beagle (apenas para que eles depois pudessem tentar recolocá-la) e fazer o mesmo com inúmeros ratos.
Em 26 de dezembro de 2004, umterremoto de 9,1magnitudepertodailhaIndonésiadeSumatragerouumenormetsunamiquepropagadaportodooplaneta.
Estasimulação,usandoomodelo de NOAAmaisparaprevercomoequando os tsunamisvãoviajaratravésdooceano,mostraasériedeondasgeradasporcercaatectônica. 24/09/2016
Segundo a NOAA,atemperaturamédiaglobal,sobresuperfícies de terraemarpara2015,foiomaiordesde quecomeçou a manutenção de registrosem1880.Atemperaturamédiaem toda a terraglobalesuperfícies do oceanofoi1,62 °0,90 ° C (F)acimadamédia do séculoXXefoiomaiorentretodos osanosnoregistrode1880-2015,superandoorecordeanteriorestabelecido no anopassadopor0,29 ° F(0,16 ° C).
8 de junho de 2016édia de oceanos do mundo,umdiadecelebração do oceanoecolaboraçãoglobal.Em8de junho decadaano,celebramosooceano,suaimportânciaemnossasvidasecomonóspodeprotegê-lo. A fim de mensurarecompreenderos oceanosdo planeta,NOAAéconstantementemonitorandomediçõesdiáriasdedezenasdevariáveis do oceano,fornecendoavaliaçõesdesaúde de oceanoeofuturodadinâmica do oceano de modelagem.
Estaanimaçãomostraquatroanosdedados de temperatura de superfície(SST)mardemodelo do sistema-terraumNOAAGeofísico de dinâmica dos fluidosdo laboratório.Vocêpodeverváriascaracterísticassurpreendentesnestavisualização,desdeociclodeElNiñodeLaNiña,raiasdeáguamais fresca, criadoporciclonestropicais,sazonaismudançasnatemperaturaeaté mesmocorrenteseredemoinhos, reforçandoaideia de quepodehaverváriasbaciasoceânicas,masúnicoconectado o oceano.
NãosófazosatéliteNOAAe o serviço de informações da casaedistribuirdadoscomoessesmodelos de sistema-Terra,mastambémforneceregistros de dados de climacuidadosamenteanalisados,a longo prazocom baseeminformações de satélitederivado o queajudam a validaraprecisãodetaismodelos.
Por criticar o Islã, Abdel-Samad vive sob proteção policial na Alemanha e, assim como Rushdie, paira sobre ele uma fatwa. Depois da fatwa vieram os insultos: ser censurado por uma editora livre.
Quando o romance Os Versos Satânicos de Salman Rushdie foi publicado em 1989 pela Viking Penguin, a editora britânica e americana foi submetida a assédio diário perpetrado por islamistas. Conforme salienta Daniel Pipes, o escritório londrino mais parecia "um acampamento armado" com proteção policial, detectores de metal e acompanhantes para visitantes. Nos escritórios da Viking em Nova Iorque, cães farejavam pacotes e o lugar foi considerado "local sensível". Muitas livrarias foram atacadas e outras tantas ainda se recusavam a vender o livro. A Viking gastou cerca de US$3 milhões em medidas de segurança em 1989, o ano fatal para liberdade de expressão no Ocidente.24/09/2016
Sim, os fatos narrados na longa dissertação do procurador Deltan Dallagnol são ofensivos, são impróprios, são intoleráveis por toda consciência bem formada. Sim, foram duras aquelas palavras e podemos dizer como os discípulos a Jesus: "Quem as pode ouvir?". Ora, se o cidadão comum se sente assim ao ver desvelada com crueza substantiva e adjetiva a ampla organização criminosa que saqueava o país, imagino o desconforto que as denúncias causam a quem vê exibida em público a face hedionda do objeto de sua devoção.
A entrevista ainda estava em curso e já começavam os protestos. "Essas coisas não são feitas assim!", clamavam uns. "O Ministério Público foi longe demais!", exaltavam-se outros. "A acusação deve simplesmente anunciar que encaminhou a denúncia e jamais produzir libelos públicos!", professoravam certos escolados. Mesmo entre os que concordavam com a narrativa da acusação, havia quem reprovasse a contundência do discurso.
Uma série de documentos notáveis foram vazados pela Wikileaks recentemente. A “sociedade aberta” de George Soros (Open Society Policy Center), ao que parece, fez doações de 650 mil dólares a duas organizações religiosas ou “baseadas na fé”. Inicialmente, isso pode se assemelhar a uma conversão religiosa de Soros. Mas não é. Indo mais fundo, essa motivação filatrópica possui um motivo bem mais banal: a política.
No dia 23 de setembro de 1939, Sigmund Freud prestou contas a Deus. A julgar pelos seus detratores, a conversa foi longa.
Quando o assunto é Freud, a conversa logo pega fogo. Louvado por seus admiradores como gênio e demonizado por quem dele discorda, o criador da psicanálise tem como maior mérito despertar paixões e confusões. "Falem mal mas falem de mim".
O mais famoso vídeo do mais famoso intelectual brasileiro – Gilberto Freyre – foi gravado no Colégio Freudiano do Rio de Janeiro durante o 2o. Congresso Brasileiro da Psicanálise d’A Causa Freudiana do Brasil, em 1985. Palavras iniciais de Freyre: “Creio poder considerar-me um dos veteranos da aplicação da perspectiva psicanalítica a uma reinterpretação da formação social do Brasil.”