Uma carta escrita pelo primeiro
presidente americano, George Washington, foi leiloada nesta sexta-feira
por U$ 3,2 milhões (cerca de R$ 5,4 milhões).
O valor conseguido pela casa de leilões Christie’s, em Nova York, foi o maior já obtido por uma carta escrita por Washington.A carta, de quatro páginas, foi escrita em 1787 para o sobrinho do presidente, Bushrod Washington, e apela pela adoção da nova Constituição do país.
Segundo a Christie’s, a carta pertencia a descendentes de Bushrod Washington por mais de cem anos. O comprador não foi identificado.
Na carta, o então presidente diz a seu sobrinho – que era membro da convenção estadual de ratificação do Estado da Virgínia – que a Constituição, que tinha sido escrita havia dois meses, era a chave para unir os territórios recém independentes.
“O poder sob a Constituição será sempre do povo”, escreveu Washington
O recorde anterior para uma carta de Washington havia sido de U$ 834 mil (R$ 1,4 milhão) em 2002.
Também foi leiloado um poema inacabado de Edgar Allan Poe, que atingiu U$ 830, o recorde para um manuscrito literário do século 19.
Uma cópia rara do primeiro livro de Poe foi vendida por U$ 662, o valor mais alto já pago a um livro de poesia do período.
Sabe-se da existência de apenas 12 cópias do livro Tamerlane e Outros Poemas, que foi publicado em 1827 com 40 páginas.fonte;bbc brasil