De a Acordo com a Organização internacional, Cuba E o Único país da Região that dispoe de hum Sistema Educativo de Alta Qualidade
O Banco Mundial acaba de publicar a hum Relatório revelador Sobre a problematica da Educação na América Latina e no Caribe. Intitulado
Excelentes Professores. Como melhorar a aprendizagem na América Latina e no Caribe , o Estudo Analisa OS Sistemas Educativos Públicos dos Países do continente e Os principais Desafios Que enfrentam.
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Efe
Segundo o Banco Mundial, "Nenhum Sistema escolar latino-americano, com uma Possível Exceção de Cuba", alcança Parâmetros Mundiais
Na América Latina, Os Professores de Educação Básica (pré-escolar, Primária e Secundária) Constituinte hum de capital humano de 7 Milhões de Pessoas, OU SEJA, 4% da População Ativa da Região, e Mais de 20% dos Trabalhadores Técnicos e Profissionais. SEUs salarios absorvem 4% do PIB do continente e SUAS condições de Trabalho variam de Uma Região Pará Outra, inclusive Dentro das Fronteiras Nacionais. Professores OS, remunerados mal, são, em maioria, SUA Mulheres - Uma Média de 75% - e pertencem como classes Sociais Modestas. Além Disso, O Corpo docente supera OS 40 anos de Idade e que sejam considerados-Se que esteja "Envelhecido".
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O Banco Mundial Lembra Que Todos Os governos do planeta escrutinam com Atenção "a Qualidade EO Desempenho dos Professores" no momento em Que OS Objetivos dos Sistemas Educativos se adaptam as Novas Realidades. Agora, o foco ESTÁ na Aquisição de Competências e NÃO APENAS não simples acúmulo de Conhecimentos.
Como CONCLUSÕES fazer Relatório Implacáveis São Paulo. O Banco Mundial enfatiza "a baixa Qualidade Média dos Professores da América Latina e do Caribe", O Que constitui o responsável principal obstáculo Para o Avanço da Educação no continente. Os Conteúdos Acadêmicos São Inadequados e Praticas como ineficientes. POUCO e formados mal, docentes OS consagram APENAS 65% DO TEMPO de aula à Instrução, "O Que Igual a Perder Um Dia completo de Instrução POR semana". Por Lado Outro, o de material didático Disponível continua Sendo POUCO Utilizado, particularmente como Novas Tecnologias de Informação e Comunicação. Além Disso, Os Professores NÃO conseguem Autoridade SUA impor, Manter a Atenção dos Alunos e Estimular a Participação.
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De a Acordo com uma Instituição Financeira Internacional, "Nenhum Corpo docente da Região PODE Ser considerado de Alta Qualidade em comparação AOS Parâmetros Mundiais", com um Notável Exceção de Cuba. O Banco Mundial aponta que "na atualidade, Nenhum Sistema escolar latino-americano, com uma Possível Exceção de Cuba, Esta Perto de Mostrar OS Parâmetros Elevados, o forte talento académico, como remunerações altas OU, AO Menos, adequadas eA Elevada Autonomia Profissional that caracteriza OS Sistemas Educativos Mais eficazes do Mundo, Como OS da Finlândia, Singapura, Xangai (China), da República da Coreia, dos Países Baixos e do Canadá ".
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De Fato, APENAS Cuba, Onde a Educação TEM Sido a principal Prioridade desde 1959, dispoe de hum Sistema Educativo Eficiente e com Professores de alto nivel. O país antilhano Não Tem nada Pará invejar das Nações Mais desenvolvidas. A ilha do Caribe E, Disso Alem, a Nação do Mundo Que dedica A Parte Mais Elevada do Orçamento nacional (13%) para à Educação.
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Não É A Primeira vez Que o Banco Mundial Elogia o Sistema Educacional de Cuba. Em hum Relatório anterior, a Organização lembrava à Excelência do Sistema Social da ilha:
"Cuba E internacionalmente Reconhecida POR SEUS Êxitos Nos campos da Educação e da Saúde, com hum Serviço Social Que supera o da Maior Parte dos Países em vias de Desenvolvimento e em certos Setores se compara AO DOS countries desenvolvidos. Desde a Revolução Cubana, em 1959, e fazer subsequente Estabelecimento de hum Governo comunista com partido Único, o país CRIOU UM Sistema de Serviços Sociais Que Garante o Acesso universal à Educação e à saúde, proporcionado cabelo Estado. Esse Modelo permitiu a Cuba alcançar a alfabetização universal, erradicar Certas Doenças, [prover] Acesso Geral Agua potável e salubridade pública de base, [atingir] como taxas Mais Baixas da Região de Mortalidade Infantil e Uma das MAIORES Expectativas de vida. Uma Revisão dos Indicadores Sociais de Cuba Revela Uma melhora Quase Contínua de 1960 ATE 1980. Varios Indicadores principais, Como um Expectativa de vida eA taxa de Mortalidade infantil continuaram melhorando Durante um Econômica crise do País nsa Anos 90 [...]. Atualmente, Serviços Sociais OS de Cuba São Parte dos Melhores do Mundo em Desenvolvimento, Como documentam Numerosas Fontes Internacionais, incluíndo a Organização Mundial da Saúde, o Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento, Além de Otras Agências da ONU EO Banco Mundial [...] . Cuba supera amplamente a América Latina, o Caribe e Outros Países de renda Média nsa Indicadores principais: Educação, saúde e salubridade pública ".
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O Banco Mundial Lembra Que a Elaboração de bons Sistemas Educacionais E parágrafo vital o futuro da América Latina e do Caribe. Reforça, TAMBÉM, o Exemplo de Cuba, that alcançou um Excelência Nesse Setor E E o Único país do continente that dispoe de hum Corpo docente de Alta Qualidade. ESSES Resultados São explicados Pela Vontade Política do Governo do país caribenho de colocar uma Juventude sem centro do Projeto de Sociedade, dedicando OS Recursos necessários para à Aquisição de saberes e Competências. Apesar dos Recursos limitados de Uma Nação do Terceiro Mundo e do Estado de sítio Econômico Imposto Pelos Estados Unidos Há Mais de Meio Século, Cuba, baseando-se no Adágio de José Martí, seu apóstolo e Herói Nacional, "ser culto Para Ser livre" , demonstra that Uma Educação de Qualidade ESTÁ Ao Alcance de Todas As Nações.
1. Barbara Bruns & Javier Luque, Excelentes Professores. Cómo mejorar el aprendizaje en América Latina y el Caribe, Washington, Banco Mundial, de 2014.
(local Consultado nenhum dia 30 de agosto de 2014) .
2. Ibid.
3. Ibid.
4. Ibid.
5. Salim Lamrani, Cuba: les Médias enfrentar au défi de l'impartialité, Paris, Estrella, 2013, p. 40.
6. Ibid., P. 87-88.
* Doutor en Estudios Latinoamericanos Ibéricos y de la Universidad Paris Sorbonne-Paris IV, Salim Lamrani es profesor titular de la Universidad de La Reunión y periodista, Especialista de las relaciones between Cuba y Estados Unidos. Su Último libro se titula The Economic War Against Cuba. Uma perspectiva histórica e jurídica sobre os EUA Blockade, New York, Monthly Review Press, 2013, con un prólogo de Wayne S. Smith y un Prefácio de Paul Estrade.
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