Seja bem-vindo. Hoje é

O Que a História “Nos Revela” sobre as Profecias do Apocalipse? – Capítulo 3


O que a história “nos revela” sobre as profecias do apocalipse? – Capítulo 3
Postado em 06/07/2020

SARDES, A IGREJA QUE VIVE, MAS ESTÁ MORTA!

Sardes é a quinta igreja na ordem daquelas que o Senhor Jesus menciona nas igrejas do Apocalipse. Nos dias que esta mensagem foi dirigida a esta congregação, Sardes era uma cidade populosa do Reino de Lídia. Estava localizada a 125 quilômetros de Esmirna, na Ásia menor.

O significado do nome Sardes é “o que escapou ou o que sobrou”. A condição espiritual deplorável desta igreja serviu como marca para representar o período em que a Igreja de Deus viveu condições semelhantes as que agora vivem os protestantes da reforma.

Este período é calculado entre os anos de 1.520 D.C até o tempo do grande “renascimento” na Europa do século XVIII. Naquele tempo, não apenas na Inglaterra e América, mas também em partes diferentes do mundo, houve uma série de grandes avivamentos das igrejas protestantes, e vários destes movimentos
explodiram, inclusive começaram a tratar a questão do Sábado.

31/07/2020




Importante notar que o Papado, no tempo de Tiatira, e o protestantismo, no tempo de Sardes, subsistiram cada organização aparte, embora não em todos os lugares do mundo.

Contudo, agora está sendo feito um grande esforço para resolver as dificuldades católico-protestantes, e as diferenças, hoje existentes entre eles, são mínimas.

Atualmente existe um movimento de aproximação das organizações protestantes de modo a formarem um único corpo (ou unidade) com a Igreja Católica Romana, de modo que a oitava cabeça da besta, o “Anticristo”, encabeçará e será reavivada. Mas, ao fim, todo o movimento que não pertence ao Povo de Deus entrará na tendência futura, como está escrito nesta mensagem a Sardes.

O surgimento do protestantismo foi um fenômeno marcante dentro da Igreja Católica. Martinho Lutero era um padre e é considerado o PAI DO PROTESTANTISMO.

E o que foi o protestantismo de fato? Foi uma tentativa de reforma da própria igreja católica, mas não foi uma reforma completa como muitos acreditam.

Foi nesse período que se inicia a era da igreja de Sardes. Nesse período a igreja verdadeira e NÃO contaminada com o paganismo já estava bem enfraquecida por causa dos séculos de perseguição do Chifre Pequeno. E, quando surge o movimento protestante no século XVIII, ele confunde esses debilitados irmãos, pois achavam que esse evento, de alguma forma, poderia ser uma obra de Deus, já que parte daqueles protestantes começaram a observar o sábado.

VERSO 2,3
“Então a repreensão do Senhor: “Sê vigilante, e confirma os restantes que estão para morrer; porque eu não achei tuas obras perfeitas diante de Deus. Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei.”

Jesus então está cobrando da igreja da era de Sardes para se lembrarem da herança que haviam recebido dos apóstolos e para terem uma maior vigilância porque eles estavam perdendo as doutrinas, se desviando, por achar que o protestantismo era um evento da parte de Deus. Por exemplo, a igreja verdadeira, que seguia as doutrinas dos apóstolos e não se contaminou com a apostasia, guardava o sábado. Mas, alguns destes, quando viram a força do movimento protestante, começaram a receber os ensinos dos mesmos, passando a guardar o domingo.

O movimento protestante não fez uma reforma completa. Eles saíram da Igreja Católica ainda levando consigo boa parte da apostasia impetrada por Roma.

“Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.” (Judas 1:3)

Esse verso de Judas está se referindo a uma HERANÇA, uma fé que foi dada para os santos batalharem por ela. Toda a doutrina e revelação necessárias para salvação foi dada já na igreja apostólica. Portanto, nesse período da reforma protestante, não havia nenhuma doutrina a ser revelada. E o que foi pedido para eles? Para perseverarem e batalharem por essas doutrinas recebidas por intermédio de Cristo e dos apóstolos.

A igreja da era de Sardes já estava começando a perder a memória e a prática dessa herança recebida desdes os dias apostólicos.

O resumo do que Jesus disse foi: “Estou vendo que muitos estão morrendo, ou seja, estão perdendo a vida espiritual. Lembrem de onde vocês caíram, lembrem da herança que vocês receberam. Arrependam-se!”

O Senhor considera a igreja como um organismo vivo, não como uma organização (empresa) ou igreja morta, e muitos deles se misturaram com as igrejas reformistas.

Muitos crentes daquele tempo, assim como ocorre nos dias de hoje, acreditavam que toda a pregação das denominações eram provenientes da Palavra de Deus, sem examinar com cuidado as Escrituras. A falta de filtro, conhecimento bíblico e qualquer critério, tem feito com que muitos decaiam de sua firmeza e fé, e acabem na apostasia.

VERSOS 4 e 5
Mas também tens em Sardes algumas poucas pessoas que não contaminaram suas vestes, e comigo andarão de branco; porquanto são dignas disso. O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.

Esse versos deixam claro que uma parte da igreja desse período de Sardes NÃO SE CONTAMINOU de jeito nenhum. Nem com a apostasia de Roma, nem com os ensinos dos protestantes e sua pseudo-reforma. E, sobre estes irmãos, Jesus fez elogios e promessas.

O protestantismo misturou VERDADES com MENTIRAS e com o PAGANISMO de Roma. Então, caro leitor, isso também é um aviso pra você. Nesse blog tem uma infinidade de artigos falando sobre esses enganos. Jesus está às portas e, esteja certo, se você estiver contaminado com os ensinos da Babilônia, sua salvação corre grande risco. O protestantismo herdou de Roma a doutrina da Trindade, da imortalidade da alma, igreja que vai para o céu, inferno eterno, heliocentrismo, troca do sábado para o domingo. Enfim.. Arrependa-se e posicione-se diante do seu Deus.

A diferença entre PROTESTANTISMO e CATOLICISMO é menor do que você pensa, amigo leitor. Pesquise. Por isso que o papado tem ampliado uma aproximação de propósitos, pois, nos principais ensinos católicos, que são a Trindade, a guarda do domingo, a imortalidade da alma, céu, inferno eterno, organização hierárquica e dinheirista, heliocentrismo, etc, os protestantes estão alinhados com a “sua mãe”.

As igrejas, por todas as eras, sempre passou por crises. E isso aconteceu porque ela é composta por seres humanos falíveis. Satanás, desde os dias apostólicos até o dia de hoje, está empenhado em lutar, em brigar com aqueles que guardam os mandamentos de Deus e tem a fé de Jesus. Isso não mudou.

“E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.” (Apocalipse 12:17)

O foco de Satanás está nesse povo LIVRE DO PAGANISMO que passou de largo na história sem se contaminar. É contra estes o seu maior ódio. Veremos melhor sobre essa questão quando estudarmos o capítulo 12 de apocalipse. Mas já vamos ver sobre estes irmãos na era de FILADÉLFIA.

FILADÉLFIA: AMOR FRATERNAL.

“Permaneça no amor fraternal”. (Hebreus 13:1)

A igreja a quem foi originalmente enviada esta mensagem vivia em Filadélfia, uma pequena cidade da Ásia menor, localizada a 40 km de Sardes. A etimologia da Filadélfia significa: “Amor fraternal.” Compreende o período por volta do início do século XVIII; o tempo do renascimento da ciência, artes e religião; até a primeira parte do século XX, possivelmente até o início da 1a Guerra Mundial.

Conforme comentado anteriormente, este foi o reavivamento religioso do protestantismo. Neste período apareceram grupos protestantes, que inclusive abraçaram a verdade sobre o Sábado, o dia de repouso, o dia em que a Igreja de Deus, em sua larga história, sempre observou como santo. Surgiram nesta época os movimentos Adventista e Batistas do Sétimo Dia. Propagaram a doutrina do dia de guarda em diferentes partes, praticamente como único ponto de fé de salvação.

Neste tempo algumas famílias da Igreja de Deus, que haviam sofrido perseguições e mais perseguições, saíram dos países Europeus na Nova Inglaterra (Estados Unidos), como colonizadores do país.

Aqueles irmãos imigrantes se estabeleceram nos estados de West Virginia, Missouri e Pensilvânia. Podemos citar William Pen, destacado defensor das doutrinas da Igreja de Deus, quem também encabeçou o Parlamento e elaborou a Constituição Geral dos Estados Unidos da América.

Os primeiros imigrantes na Nova Inglaterra, que escaparam das perseguições do Império Sacro Romano, pensaram em dar o nome de Filadélfia ao lugar onde chegaram, porque consideravam estar vivendo o tempo ou período de Filadélfia (segundo Apocalipse 3), pois acreditavam que Deus havia lhes concebido um lugar para se refugiar da perseguição. Consideravam, assim, como a porta aberta, da qual menciona o Senhor Jesus em sua mensagem, para que eles escapassem da morte.

Neste tempo também, dentro do período de Filadélfia, tanto na Inglaterra, Pensilvânia, como em outras partes do mundo, se estabeleceram Sociedades Bíblicas. Lá se estabeleceram, também, Escolas Sabáticas e vários círculos de leitura da Bíblia.

VERSO 7
“E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre.”

Eliaquim, filho de Hílquias, recebeu esta chave que é um símbolo que denota um direito indisputável para entrar e exercitar toda a autoridade. Quando este homem foi feito primeiro ministro de Ezequías, ele teve toda a autoridade para abrir ou fechar todos os casos de juízo ou de clemência.

VERSO 8 e 9
“Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome. Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem: eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo.”

Uma porta aberta é considerada pelo Apóstolo Paulo como um lugar de pregação, onde muitos encontram a salvação (Colossenses 4: 3; 1 Coríntios 16:19). A perseguição também foi um meio permitido por Deus para espalhar a salvação (Atos 5: 3,4).

A Igreja de Deus passou por um longo período de perseguição e o Senhor Jesus permitiu então que uma porta fosse aberta para que escapassem aqueles restantes e trouxessem até os dias de hoje a mensagem.

VERSO 10
“Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.”

Essa era da igreja é como se fosse um alívio, uma trégua dos séculos de perseguição.

A nação americana, até na sua constituição, tem como seu pilar a liberdade civil e religiosa. Os poucos santos verdadeiros que sobraram da perseguição romana na Europa, migraram para a América do norte, recém descoberta, exatamente como foi profetizado em apocalipse 12, que veremos em um artigo posterior.

LAODICÉIA: A IGREJA MORNA

“Para que a prova da vossa fé, mais preciosa do que o ouro que perece, embora provado pelo fogo, redunde para louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo”. (1 Pedro 1:7)

Preste bastante atenção a partir de agora, pois esta é a era da igreja atual. Seu início se deu no princípio do século XX. Essa carta é dirigida a nós, caro leitor. E é a pior das eras e a mais dura carta. Tudo que compõe esta mensagem são repreensões, e repreensões, para o comportamento deplorável em relação ao Senhor. Nenhuma palavra de elogio existe nesta última carta, como existem nas cartas anteriores. Vou postar, mais para frente, estudos mais completos sobre essa era da igreja. Aqui será apenas um resumo.

A Igreja de Deus na cidade de Laodiceia teve muitos defeitos de negligência, contudo fora advertida por Jesus nesta mensagem. Laodiceia era uma cidade muito rica. A indústria do processamento de peles de carneiro elevou economicamente seu padrão de vida, tanto que até os crentes em Cristo Jesus estavam envolvidos naqueles meios de vida.

Esta Igreja não sofreu qualquer perseguição, pelo contrário, eles tiveram todas as garantias para poder praticar sua fé, sem medo ou pressão dos lideres da nação. Como, espantosamente, estas deprimentes características daquela Igreja na Ásia menor vieram ser a realidade da Igreja de Deus neste sétimo e último período de sua história?

O significado de “Laodiceia” tem três conotações diferentes em sua definição que são: “Os direitos do povo”, ou “Juízo do povo, e a indiferença do povo”. Vários pregadores da Igreja sugeriram que este período de indiferença começou em 1914, quando a Primeira Guerra Mundial eclodiu; o que é bastante factível.

De 1914 em diante aconteceram muitas mudanças drásticas em todas as ordens do mundo, não só nos meios políticos, mas também no aspecto religioso. Nossos estudos nos mostram que realmente estamos vivendo na condição de Laodiceia. (frieza, mornidão, negligência).

VERSO 14
“E ao anjo da igreja de Laodiceia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus..”

Esta mensagem é dirigida então, para a Igreja de hoje. O Senhor Jesus, inicia a sua mensagem com o “Amém”. Amém significa fim ou terminação. É a palavra que nós usamos quando concluímos a oração que dirigimos a Deus. Isto indica que já não terão mais mensagens. Essa mensagem da carta foi a última. Aqui termina a história da Igreja neste mundo: O que continua é o Reino de Cristo, que ele também pode se chamar o Amém.

“Porque todas quantas promessas há de Deus, são nele sim, e por ele o Amém, para glória de Deus por nós.” (2 Coríntios 1:20)

VERSO 15 e 16
“Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.”

A água morna causa náuseas e ela faz com que seja lançada da boca, ou seja, vomitada. Isso é o que o Jesus fará com todos aqueles que estão mortos espiritualmente, ou que se desprenderam da vida espiritual e do calor espiritual do Senhor Jesus.

Hoje vivemos dias difíceis, porque o mundo está saturado de falsas doutrinas de professos cristãos, com um comportamento reprovável e crenças estranhas a Palavra de Deus. O resultado disto é o reflexo dentro da Igreja de Deus, causando problemas e atitudes de apostasia e mornidão.

VERSOS 17 e 18
“Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.”

Ela compra ouro não provado pelo fogo. E o que é isso? Ela compra escória, ou seja, tudo que essa igreja acha importante, não vale nada diante de Deus. E o que vale para Deus, a igreja da era de Laodiceia não dá valor. O ouro precisa ser aquecido acima de 1000 graus para que a escória venha para cima e saia do meio do ouro. Essa “provação pelo fogo” é tudo que a igreja de Laodiceia não quer. Então ela prefere ficar com o a escória mesmo.

A igreja atual é relapsa, soberba, opressora, se acha muito rica, surda (não ouve a voz do pastor e do Espírito Santo), cega (não enxerga o seu próprio estado lamentável), nua (sem santificação, exposta ao diabo).

A igreja de Laodiceia é hedonista, ou seja, coloca o homem no centro da adoração. A igreja de Laodiceia ACUMULOU todos os defeitos das igrejas anteriores, ou seja, nicolaísmo, caminho de Balaão, Jezabel liderando, evangelho como fonte de lucro, etc. Enfim, o que está acontecendo no meio daqueles que se dizem “seguidores de Jesus” deixariam os apóstolos e santos da igreja primitiva, não admirados porque eles sabiam que estava profetizado isso, mas horrorizados com a realidade dos fatos.

VERSOS 19 e 20
“Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te. Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.”

Apenas mediante uma procura sincera de reavivamento e busca da direção do Espirito de Deus poderá trazer ao crente desta era de Laodiceia uma comunhão com o Senhor Jesus, que bate à porta do coração de seus fiéis.

Olha pra mim, caro leitor. A apostasia, como seus líderes ensinam, não está por ocorrer no futuro, próximo ao tempo do fim. A apostasia está presente na terra desde o quarto século e alcançou a nossa geração como um tsunami.

Muitos dentro das denominações afirmam que gostariam muito que Jesus falasse com eles, diretamente. Mas eu quero perguntar a você que tem esse desejo no coração: você tem certeza que está preparado para ouvir o que Jesus tem para te falar? Para ouvir o que ele pensa sobre a vida que você tá levando? Você tá pronto para engolir seu ego, aceitar a repreensão e se arrepender sobre o fato de está sob profunda apostasia?

A leitura da carta de Laodiceia é o que Jesus está está dizendo para a maioria esmagadora dentro desse sistema religioso de nossos dias. Você crê em Trindade, imortalidade da alma, ida para o céu, inferno eterno, heliocentrismo, guarda do domingo?.. Então, releia a carta sabendo que Jesus está falando diretamente para você!

Agora o mais GRAVE de tudo: A igreja de Laodiceia está esperando eventos e acontecimentos das profecias que não irão acontecer.

A maioria esmagadora do sistema religioso está pregando um Anticristo que ainda virá e que reinará 7 anos, sendo que ele já veio e impregnou suas doutrinas no coração deles. Está pregando a reconstrução do terceiro templo em Jerusalém e uma perseguição contra os cristãos do mundo inteiro.

Essa igreja é tão soberba, que está achando, com força, que terá a dignidade de ser perseguida e que teria condições de suportar uma perseguição como nossos irmãos do passado suportaram.

Laodiceia não será perseguida, por dois simples motivos: 1) Ao longo da história, a perseguição se deu porque os santos guardavam os mandamentos e o testemunho de Jesus. A igreja atual não faz nem um dos dois e, ainda por cima, crê e ensina as doutrinas do Anticristo. 2) Não está profetizado uma perseguição para essa igreja do tempo do fim. Simples assim.

A igreja literal em Laodiceia era rica e foi a única que não foi perseguida. Ela tinha liberdade para pregar, exatamente como a maioria na igreja atual. Existem perseguições em nosso tempo, mas são pontuais como sempre existiu. Mas nunca mais ocorrerá o que aconteceu aos nossos irmãos no império romano, na Inquisição sacro romana.

O resumo é o seguinte: se você continuar no piloto automático, caro leitor, mergulhado dentro desse sistema religioso babilônico acomodadamente, você será vomitado por Jesus. Se você não ouvir a voz daquele que está batendo carinhosamente, mas firme, será surpreendido com o seu retorno, no momento que você não estará esperando como ocorreu na parábola das virgens loucas, e isso lhe custará muito caro.

Se você for seguir sua instituição, seguir o sistema religioso, você está seguindo firme para a destruição, para a perdição eterna. Porque o caminho da igreja de Laodiceia é, inexoravelmente a perdição.

Nade corajosamente contra a maré, caro leitor. Engula o seu orgulho, seja verdadeiramente humilde, tenha realmente espírito de um bereano para examinar a Palavra como nunca antes fez antes para se certificar nela se o caminho que você está seguindo é a VERDADE. Será que você irá levar a sério as repreensões de Jesus?

“E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas. Porque já os seus pecados se acumularam até ao céu, e Deus se lembrou das iniquidades dela.” (Apocalipse 18:4,5)

Você está sendo chamado para sair disso tudo. A ordem é para SAIR. E não se iluda pensando: “eu vou ficar dentro de minha denominação para pregar a verdade lá dentro.”.. Não faça isso. A igreja corrompida de Laodiceia não vai mudar. É você que tem que sair ou irá afundar com ela. Ela se tornou coito de toda a ave imunda, de todo espírito imundo. É escândalo após escândalo. E todos os que tentam permanecer, contribuir, estão se tornando coniventes, cúmplices de seus pecados. E o cúmplice passa a ser co-participante da condenação.

Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Quando, porém, vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra? (Lucas 18:8)

Quem tem ouvidos para ouvir, OUÇA!

————————

ARTIGOS RELACIONADOS:
FONTE;http://www.evangelhoperdido.com.br/o-que-a-historia-nos-revela-sobre-as-profecias-do-apocalipse-capitulo-3/

Geen opmerkings nie :

Plaas 'n opmerking

AddToAny

Página