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Illuminati - New World Order// O Jogo INWO-"Illuminati-CARD-GAMES-1995


Illuminati - New World Order.




Illuminati: New World Order (também conhecido por INWO, e traduzido seria Illuminati: Nova Ordem Mundial) é um jogo de cards colecionáveis lançado em 1995 por Steve Jackson Games (a mesma empresa que criou o Munchkin e o lendário GURPS). O jogo na época fez bastante sucesso, o que fez ganhar o prêmio Origins de "melhor card game do ano", em 1997.

31/07/2020



Apesar dos entusiastas do boardgame nacional não falarem muito sobre o jogo Illuminati – New World Order trata-se de um jogo bem conhecido no ramo das Teorias da Conspiração, porém para quem jogava o RPG GURPS: Illuminati traduzido pela Devir, o jogo trouxe bastantes elementos para enriquecer ambas as jogatinas, é claro sem nenhuma ligação sistêmica.


Foram lançadas algumas expansões: INWO Assassins com 125 cartas e INWO SubGenius. Com 100 cartas. Atualmente segundo o site da SJG o jogo está Out of Print.

Com a acidez do Steve Jackson Games, trata-se de um jogo bem crítico aos poderes estabelecidos. O jogo não poupa a OTAN, Israel, e personalidades como Margareth Thather, Bill Clintos, Hillary Clinton e Saddam Hussein.






Uns acham que o jogo que desmascara as conspirações em andamento. Para quem navega em sites especializados e está por dentro das grandes conspirações terrenas e extraterrenas o jogo vai causar uma grande imersão inclusive com seu caráter irônico sobre algumas situações.

O jogo tem uma mecânica simples. Cada jogador controla um grupo Illuminati representado pelas maiores conspirações do mundo: Adeptos de Hermes, The Network (A Rede), Gnomos de Zurich, Illuminatis da Bavária, A Sociedade da Discórdia, Triângulo das Bermudas, Servos de Cthulhu, UFOS (Sim, para o jogo já existe uma conspiração de alienígenas tentando dominar o planeta)e Shangri-la.

 Ao todo 9 (nove) grupos, com poderes e habilidades especiais diferentes tentam dominar o mundo. Não há problema nenhum os jogadores oponentes terem a mesma carta Illuminati, isso significa que são facções da mesma organização disputando o poder.




Essas cartas são colocadas no jogo no meio e possuem setas nas quatro direções onde serão anexados em forma de árvore cartas do tipo grupos. Esses primeiros grupos serão os grupos controlados pelos Illuminati. Por sua vez as cartas anexadas aos Illuminati podem controlar outros grupos e assim sucessivamente. O Grupo que controla é chamado de Master e grupo controlado é chamado de Puppet, assim uma mesma carta pode ser Master e Puppet.


Quanto mais próximo o grupo estiver da carta Illuminati, mais poder a carta Illuminati dará ao grupo, na medida em que grupos distantes da Carta Illuminati receberão menor proteção e, portanto, tendem a ser mais vulneráveis. A carta anexada ganha 10 de bônus e a carta indiretamente ligada ganha 5. A carta ligada a carta ligada não ganha nenhum bônus.


O objetivo do jogo é controlar uma quantidade pré-determinada de grupos, quem chegar a essa quantidade de jogo (o jogo recomenda 12 grupos, 10 para iniciantes). Como cada carta Illuminati confere condições de vitória baseada no controle de alguns grupos específicos. Assim, por exemplo, cada grupo Computer com poder igual ou maior que 3 contará como o dobro para a condição de vitória.


Cada Illuminati possui uma Illuminati Action que é uma ação especial e cada grupo possui uma Action, assim quanto maior a rede Illuminati mais ações podem ser desenvolvidas como compra de cartas, remanejamento da estrutura illuminati, emprestar bônus para outras as cartas, realização de ataques e tentativas de controle de grupos oponentes.


Um ataque bem sucedido faz com que o grupo do oponente seja descartado, enquanto um controle bem sucedido faz com que a carta do oponente e as cartas dos oponentes anexadas vão para o controle da carta que acabou de ser bem sucedida.

A organização dessa teia de conspiração é muito importante, pois cartas com Alinhamentos semelhantes (governo, corporativo, liberal, conservador, pacífico, violento, direita, weird, Criminoso) conferem maior bônus para ataque, controle. Fanáticos são considerados sempre opositores de outros fanáticos e não conferem bônus!


Os Grupos do tipo secretos só podem ser atacados ou controlados por outros Grupos secretos.


O jogo possui também cartas Nova Ordem Mundial que enquanto estiverem em jogo impõe a todos os jogadores da mesa bônus para tipos de carta ou ampliação de condições de vitória, e cartas de recurso como um Submarino Nuclear, Satélites Meteorológicos ou até mesmo o Necronomicon.


Existem também dinâmicas diferenciadas para destruir diferentes tipos de cartas. As cartas Personality são suscetíveis de serem assassinadas e lugares são suscetíveis a desastres, daí a importância do controle do clima pelas conspirações!


Eu tive a oportunidade de jogar com 2 jogadores com decks criados e balanceados por mim e também com o modo ONE-DECK onde todos os jogadores compram as cartas de um mesmo deck. Achei ambos os modos bastante divertidos e a quantidade de cartas que vem no One With Everthing possibilita uma ampla rejogabilidade.



É um jogo que sem dúvida fará você ter contato com uma outra realidade, então prepare-se para a Paranóia pois até dentistas tem o seu papel para a imposição da Nova Ordem Mundial.



FONTE;https://www.ludopedia.com.br/topico/4804/illuminati-new-world-order



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