Seja bem-vindo. Hoje é

Bactérias resistentes a antibióticos ameaçam planeta EM NOVEMBRO 2015

Bactéria


© flickr.com/ Oak Ridge National Laboratory
CIÊNCIA E TECNOLOGIA


O gene que serve para assegurar a invulnerabilidade ao colistina foi descoberto na China, diz a revista Lancet Infection Diseases.

Colistina é um antibiótico da classe de polimixinas que são usados em casos quando outros medicamentos já não são capazes de eliminar microrganismos perigosos. O gene descoberto se encontra em organismos de animais do sul da China e mais recentemente apareceu como parte de doenças humanas.


O problema é que este gene pode se deslocar de uma bactéria para a outra e reforçar a sua invulnerabilidade aos antibióticos. O gene foi descoberto pelo cientista chinês Yi-Yun Liu e pelos seus colegas da Universidade de Agronomia do Sul da China.
Agora este gene é espalhado pela parte meridional da China. Foi encontrado em 15 % das amostras do carne e 21% dos animais cujo sangue foi examinado em 2011-2014. Também já faz parte da Escherchia coli, bem como bactérias que causam pneumonia e doenças do sistema imunológico.
Até tempos mais recentes, as bactérias Gram-negativas adquiriam resistentes aos antibióticos preservando a sua vulnerabilidade em relação aos polimixinas. Entretanto os fazendeiros chineses começaram estimular o crescimento de porcas e galinhas adicionando colistina na sua forragem.
O gene se fixou fortemente e agora mesmo a proibição de usar colistina na pecuária não mudará a situação. Assimnão há resolução clara deste problema.



FONTE: http://br.sputniknews.com/ciencia_tecnologia/20151119/2817403/China-bacteria-antibioticos.html#ixzz3sDzvFWzP

14:45 19.11.2015

Geen opmerkings nie :

Plaas 'n opmerking

AddToAny

Página