Seja bem-vindo. Hoje é

Sodoma e Gomorra, Há maiores pecados hoje ( BRASIL E O MUNDO 2015) do que em Sodoma... sodoma e gomorra

sodoma e gomorra



Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló: Comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam; Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma choveu do céu fogo e enxofre, e os consumiu a todos.

Assim será no dia em que o Filho do homem se há de manifestar. Lucas 17:28-30

1 - A campina do Jordão era como o jardim do Senhor - Gén. 13:10
“Como a mais bela entre as cidades do vale do Jordão, achava-se Sodoma, situada numa planície que era "como o jardim do Senhor" (Gén. 13:10), pela sua fertilidade e beleza. Ali florescia a luxuriante vegetação dos trópicos. Ali era a terra da palmeira, da oliveira e da videira, e flores derramavam o seu perfume através de todo o ano. Ricas plantações revestiam os campos, e rebanhos e gado cobriam as colinas circunvizinhas. 

A arte e o comércio contribuíam para enriquecer a orgulhosa cidade da planície. Os tesouros do Oriente adornavam seus palácios, e as caravanas do deserto traziam seus abastecimentos de coisas preciosas para lhe suprir os mercados. Com pouca preocupação ou trabalho, toda a necessidade da vida podia ser suprida, e o ano inteiro parecia um ciclo de festas.” PP 153.

2 – A iniquidade de Sodoma - (Ezequiel 16:49) -  Soberba, fartura de pão, e abundância de ociosidade e nunca fortaleceu a mão do pobre e do necessitado
“A profusão que reinava por toda parte deu origem ao luxo e ao orgulho. Ao ociosidade e a riqueza tornam endurecido o coração que nunca foi oprimido pela necessidade ou sobrecarregado de tristeza. O amor ao prazer era favorecido pela riqueza e lazer, e o povo entregou-se à satisfação sensual.” PP 153.

3 – Nada há mais desejável entre os homens do que riqueza e lazer, e contudo estas coisas dão origem aos pecados que acarretaram destruição às cidades da planície I Tim. 6:10.
a)      A ociosidade é a maior maldição que pode recair ao homem; pois que o vício e o crime seguem em seu cortejo.

b)      Satanás tira maior vantagem nas pessoas ociosas, avilta a alma, enfraquece o espírito e perverte o entendimento

Em Sodoma havia regozijo e orgia, banquetes e bebedice – Lucas 17:28

a)      Deleitavam-se nas acções de violência

b)      Praticavam a homossexualidade

c)      Conheciam a lei de Deus

d)      Por intermédio de Abraão, conheceram o verdadeiro Deus

Melquisedeque deu testemunho de Deus autor da vitória de Abraão – Gen. 14:19-20

A última noite de Sodoma estava a aproximar-se – Gén. 19:1-2

“Ao entardecer, dois estrangeiros se aproximaram da porta da cidade. Eram aparentemente viajantes, vindo para pernoitarem. 

Ninguém poderia discernir naqueles humildes viajantes os poderosos arautos do juízo divino, e mal sonhava a multidão alegre e descuidada que, em seu tratamento a esses mensageiros celestiais naquela mesma noite, atingiriam o auge do crime que condenou sua orgulhosa cidade.” PP 155.

Houve, porém, um homem que manifestou amável atenção para com os estranhos, e os convidou para sua casa – Gen. 19:2

“Lot não sabia do verdadeiro carácter deles, mas a polidez e a hospitalidade eram nele habituais; faziam parte de sua religião - lições que ele havia aprendido pelo exemplo de Abraão. 

Se ele não houvesse cultivado o espírito de cortesia, poderia ter sido deixado a perecer com o resto de Sodoma. 

Muitas casas, fechando suas portas a um estranho, excluiu o mensageiro de Deus, que teria trazido bênção, esperança e paz.” PP 155.

Lot tornou um de seus deveres guardá-los ao entrarem, oferecendo-lhes acolhimento em sua casa – Gen. 19:2

a)      A fidelidade de Lot deu-lhe uma grande bênção – a vida foi salva daquela destruição

b)      Deus aprova os actos voluntários em favor dos outros

O objectivo dos anjos foi provar Lot – Gen. 19:2

a)      Seu objectivo nesta resposta foi duplo:

b)      Provar a sinceridade de Lot,

c)      e também parecer ignorar o carácter dos homens de Sodoma,

Os anjos recolhem Lot em sua casa – Gén. 19:10

Sabendo que, sendo provocados à violência, poderiam facilmente penetrar em sua casa, Ló saiu para experimentar sobre eles o efeito da persuasão. 

"Meus irmãos", disse ele, "rogo-vos que não façais mal", empregando o termo "irmãos" no sentido de vizinhos, e esperando conciliá-los e envergonhá-los de seus maus intuitos . 

Mas suas palavras foram como gasolina sobre as chamas.

A ira deles se tornou semelhante ao rugido da tempestade. 

Zombaram de Ló, como que fazendo-se juiz sobre eles, e ameaçaram tratá-lo pior do que se propuseram fazer para com os seus hóspedes. 

Ruíram sobre ele, e o teriam reduzido a pedaços, se não tivesse sido livrado pelos anjos de Deus. 

Os mensageiros celestes "estenderam sua mão, e fizeram entrar a Ló consigo na casa, e fecharam a porta". Gên. 19:10.” PP 157-158.

O tempo de graça terminou para aquelas cidades ímpias – Gen. 19:13

Os habitantes de Sodoma haviam passado os limites da paciência divina - os limites ocultos entre a paciência de Deus e a Sua ira. 

Os fogos de Sua vingança estavam prestes a acender-se no vale de Sidim.

Os anjos revelaram a Lot o objectivo de sua missão: 

"Nós vamos destruir este lugar, porque o seu clamor tem engrossado diante da face do Senhor, e o Senhor nos enviou a destruí-lo".” PP 158.

Os estranhos que Ló se esforçara por proteger, prometeram agora protegê-lo, e salvar também todos os membros de sua família que com ele fugissem da ímpia cidade.  PP 158.

a)      Lot foi avisar seus filhos

b)      Lot repetiu as palavras do anjo

c)      Seus filhos zombaram dele e riram-se e suas filhas eram influenciadas por seus maridos

d)      Não podiam crer que sua cidade fosse destruída

Como vos parece que Lot voltou da casa de suas filhas?

a)      Lot voltou triste para casa

b)      Os anjos pediram a Lot que saísse juntamente com sua mulher e suas duas filhas solteiras

c)      Era duro abandonar sua casa luxuosa, e toda a riqueza adquirida pelos trabalhos de sua vida inteira

d)      Os mensageiros celestiais tomaram pela mão a ele, sua esposa e filhas, e os levaram fora da cidade

e)      Se não fossem os anjos de Deus, todos teriam perecido na ruína de Sodoma

Jesus veio ter com Lot e disse-lhes ‘escapa-te por tua vida’ – Gen. 19:17

Ali os anjos os deixaram, e voltaram a Sodoma para cumprirem sua obra de destruição. Um outro - Aquele com quem Abraão estivera a pleitear - aproximou-Se de Ló. 

Em todas as cidades da planície, não se puderam achar nem mesmo dez pessoas justas; mas, em resposta à oração do patriarca, o único homem que temia a Deus foi arrancado à destruição. 

Foi dada esta ordem com surpreendente veemência: 

"Escapa-te por tua vida; não olhes para trás de ti, e não pares em toda esta campina; escapa lá para o monte, para que não pereças." Gên. 19:17. 

A hesitação e a demora seriam agora fatais. Lançar um olhar demorado à cidade amaldiçoada, deter-se por um instante, pela tristeza de deixar tão belo lar, ter-lhes-ia custado a vida.” PP 159.

“Deveria ter-se confiado inteiramente ao Mensageiro divino, entregando sua vontade e sua vida nas mãos do Senhor, sem duvidar ou discutir. 

Mas, semelhante a tantos outros, esforçou-se por fazer planos por si: "Eis agora aquela cidade está perto, para fugir para lá, e é pequena; ora para ali me escaparei (não é pequena?), para que minha alma viva." Gên. 19:20. 

A cidade aqui mencionada era Bela, mais tarde chamada Zoar. Ficava apenas a poucos quilômetros de Sodoma e, como esta, era corrupta, e estava condenada à destruição. Mas Ló pediu que ela fosse poupada, insistindo que isto não era senão pequeno pedido; e seu desejo foi atendido. 

O Senhor assegurou-lhe: "Tenho-te aceitado também neste negócio, para não derribar esta cidade, de que falaste". Gên. 19:21. Oh, quão grande é a misericórdia de Deus para com Suas erradias criaturas!” PP 159-160.

A mulher de Lot perdeu-se – Gen. 19:26

“De novo foi dada a ordem solene de apressar-se, pois a terrível tormenta demorar-se-ia apenas um pouco mais. Mas um dos fugitivos aventurou-se a lançar um olhar para trás, para a cidade condenada, e se tornou um monumento do juízo de Deus.” PP 160.

A destruição foi total - Gén. 19:24-26; Judas 7

“Súbita e inesperadamente, como se fora o estrondo de um trovão provindo de um céu sem nuvens, desencadeou a tempestade. 

O Senhor fez chover do Céu enxofre e fogo sobre as cidades e a fértil planície; seus palácios e templos, custosas habitações, jardins e vinhedos, e as multidões divertidas, à caça de prazeres, as quais ainda na noite anterior insultaram os mensageiros do Céu -tudo foi consumido. 

O fumo da conflagração subia como o fumo de uma grande fornalha. 

E o belo vale de Sidim tornou-se uma desolação, um lugar que nunca mais seria construído ou habitado - testemunha a todas as gerações da certeza dos juízos de Deus sobre os transgressores. PP 161.

A lição para nós – Lucas 17:32

As chamas que consumiram as cidades da planície derramaram sua luz de advertência, até mesmo aos nossos tempos. 

É-nos ensinada a lição terrível e solene de que, ao mesmo tempo em que a misericórdia de Deus suporta longamente o transgressor, há um limite além do qual os homens não podem ir no pecado. 

Quando é atingido aquele limite, os oferecimentos de misericórdia são retirados, e inicia-se o ministério do juízo. PP 161.

Há maiores pecados hoje do que em Sodoma

O Redentor do mundo declara que há maiores pecados do que aqueles pelos quais Sodoma e Gomorra foram destruídas. 

Aqueles que ouvem o convite do evangelho chamando os pecadores ao arrependimento, e não o atendem, são mais culpados perante Deus do que o foram os moradores do vale de Sidim. 

E ainda maior pecado é o daqueles que professam conhecer a Deus e guardar os Seus mandamentos, e contudo negam a Cristo em seu carácter e vida diária.” PP 161.

“À luz da advertência do Salvador, a sorte de Sodoma é um aviso solene, não simplesmente para os que são culpados de pecado declarado, mas a todos que têm em pouca conta a luz e privilégios enviados pelo Céu.” PP 161-162.

“O Salvador aguarda a resposta a Seus oferecimentos de amor e perdão, com uma compaixão mais terna do que aquela que move o coração de um pai terrestre para perdoar um filho transviado e sofredor. Ele clama aos errantes: "Tornai-vos para Mim, e Eu tornarei para vós." Mal. 3:7.” PP 162.

O coração que durante muito tempo desdenhou a misericórdia de Deus, torna-se endurecido no pecado, e não mais é susceptível à influência da graça de Deus. 

Terrível será a sorte da alma da qual o Salvador, pleiteando por sua defesa, declarará finalmente: "Está entregue aos ídolos; deixa-o". Osé. 4:17. Haverá menos rigor no dia do Juízo para as cidades da planície do que para aqueles que conheceram o amor de Cristo, e contudo se desviaram à escolha dos prazeres de um mundo de pecado.” PP 162.

Cristo declarou: "Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló: ... assim será no dia em que o Filho do homem Se há de manifestar". Luc. 17:28-30

Há motivo para alarmar-nos na condição do mundo religioso hoje. Tem-se tido em pouca conta a misericórdia de Deus. 

A multidão anula a lei de Jeová, ensinando doutrinas que são preceitos de homens. Mat. 15:9.” PP 162.

a)      O mundo é incrédulo mas está vestido com traje de cristianismo

b)      No mundo prevalece a apostasia e o sensualismo

c)      O mundo está a amadurecer para a destruição

d)      Em breve os juízos de Deus virão consumir os pecadores

Conclusão

A advertência de Cristo é para nós – Lucas 21:34-36 como foi para os discípulos em relação à destruição de Jerusalém – Lucas 21:20-21

a)      Nos dias de Lot houve uma saída – Deus disse: ‘escapa-te por tua vida’

b)      Antes da destruição de Jerusalém houve uma saída apressada – fujam para os montes – Lucas 21:20-21

c)      Hoje nossa pregação é para saírem de Babilónia apressadamente, para não incorrerem nas suas pragas – Apoc. 18:4-5 e 8

O estado de corrupção e apostasia que nos últimos dias existiria no mundo religioso, foi apresentado ao profeta João, na visão de Babilónia, "a grande cidade que reina sobre os reis da Terra". Apoc. 17:18. 

Antes de sua destruição será feito do Céu o convite: "Sai dela, povo Meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas". Apoc. 18:4.

Como nos dias de Noé e Ló, tem de haver uma separação distinta do pecado e pecadores. 

Não pode haver transigência entre Deus e o mundo, nem um retrocesso para se conseguirem tesouros terrestres. 

"Não podeis servir a Deus e a Mamom." Mat. 6:24.

Como os habitantes do vale de Sidim, o povo está sonhando com prosperidade e paz. "Escapa-te por tua vida" - é a advertência dos anjos de Deus; mas outras vozes são ouvidas a dizer: 

"Não te deixes excitar; não há motivos para sustos". 

As multidões clamam: "Paz e segurança" (I Tim. 5:3), quando o Céu declara que repentina destruição está para sobrevir ao transgressor.” PP 163-164.

fonte;http://saibatananet.blogspot.com.br/2012/07/sodoma-e-gomorra-foram-destruidas.html#.VJcJZ_84JA

Geen opmerkings nie :

Plaas 'n opmerking

AddToAny

Página