Seja bem-vindo. Hoje é

brasil maioria dos poupadores guarda até 10% do salário em 2014 setembro

No levantamento realizado pelo instituto Ipsos para a Fenaprevi, apenas 30% das famílias brasileiras disseram ter uma reserva financeira

 Poupador guarda moeda em cofre: Poupança é a aplicação mais popular

São Paulo - Entre os poupadores brasileiros, a maioria (52%) guarda até 10% do orçamento mensal. Esta é a conclusão de uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (15) pela Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi), que reúne 75 seguradoras e entidades de previdência privada no país.



Apenas 26% conseguem reservar entre 10% e 20% do orçamento do mês, e 2% conseguem poupar 40% ou mais do que ganha mensalmente.


A média de recursos poupados pelos brasileiros é de R$ 626,15 ao mês. Do total de quem guarda parte do orçamento mensal, 12% não sabem dizer qual valor.

O estudo, realizado pelo instituto Ipsos, entrevistou 1,5 mil brasileiros com idade entre 20 e mais de 60 anos, pertencentes a todas as classes sociais. A pesquisa foi realizada em domicílios localizados nas cinco regiões do país.


No levantamento, apenas 30% disseram poupar parte da renda mensal, enquanto 78% dos entrevistados declararam não ter uma reserva financeira.

A poupança é a modalidade de investimento mais popular, utilizada por 85% dos entrevistados (veja como investir na poupança do jeito certo). A aplicação financeira é seguida por fundos de investimento (5%) e planos de aposentadoria (3%). Previdência privada
Entre os entrevistados, 21% declararam ter interesse em adquirir um plano de previdência privada em algum momento da vida. Outros 16% pensam em iniciar o investimento nos próximos cinco anos e 5% nos próximos 12 meses.
No levantamento, 78% disseram não conhecer o investimento, e 22% afirmaram saber algo sobre a previdência privada (faça o teste).
A região Sul é a que registra maior familiaridade com o investimento (29%). No Centro-Oeste, os que têm alguma informação sobre a previdência privada somam 25% e, no Sudeste, 24%. No Nordeste, o índice de conhecimento é de 14%.
As classes A e B são as mais bem informadas sobre a aplicação financeira (37%), seguidas pela classe C (17%) e as classes D e E (7%).

O público que tem mais conhecimento sobre a previdência privada está concentrado na faixa dos 30 aos 44 anos (27%). Na faixa dos 45 aos 49 anos, este índice cai para 24. Dos 50 aos 59, 19% conhecem os planos de previdência privada e, acima dos 60 anos, 18%.
Entre os jovens de 23 a 29 anos, 19% dizem ter informações sobre a previdência complementar aberta.






Finanças pessoais


São Paulo – Como já dizia o famoso físico irlandês William Thomson Kelvin: “Aquilo que não se pode medir não se pode melhorar”. Pois se você está pensando em organizar suas finanças em 2014, seja para se livrar de dívidas, ou para acumular um milhão de reais em dez anos, fazer um controle das despesas e receitas é a melhor forma de começar seu projeto.
Nesta galeria você encontra 10 planilhas, sites e apps de controle financeiro que agradam dos mais generalistas aos mais minuciosos. São sugestões para quem ainda gosta da boa e velha planilha de Excel ou para quem prefere fazer tudo pelo smartphone. Navegue e veja qual sugestão se encaixa melhor ao seu modo de gerenciar suas finanças pessoais.



fonte; EXAME.com

Geen opmerkings nie :

Plaas 'n opmerking

AddToAny

Página