Sistema revolucionou tecnologia de varejo, acelerou método de estoque e atingiu escala global duas décadas após sua criação
Às 8 horas da manhã de 26 de junho de 1974, um cliente do supermercado Marsh's na cidade de Troy, estado de Ohio, fez a primeira compra de um produto com código de barras. Era um pacote com dez chicletes Wrigley's Juicy Fruit Gum. O fato deu início a uma nova era no varejo, acelerando os caixas e dando às companhias um método mais eficiente para o controle do estoque.
Flickr/ Chiara Marra
O pacote de chiclete ganhou seu lugar na história e está atualmente em exibição no Smithsonian Institute's National Museum of American History. Aquela compra histórica foi o ponto de partida para quase 30 anos de pesquisa e desenvolvimento do código de barras.
26/06/2014
Código de barras é uma representação gráfica de dados numéricos ou alfanuméricos. A decodificação dos dados é realizada por um tipo de scanner – o leitor óptico – que emite um raio vermelho que percorre todas as barras. Onde a barra for escura, a luz é absorvida; onde a barra for clara (espaços), a luz é refletida novamente para o leitor. Os dados capturados nessa leitura óptica são entendidos pelo computador, que por sua vez converte-os em letras ou números legíveis.
Há um ano, Snowden chegava em Moscou como refugiado dos EUA
Hoje na História: 1947 - Nove OVNIs são vistos pela primeira vez nos EUA
Hoje na História: 1975 – Moçambique proclama sua independência de Portugal O primeiro sistema para codificação automática de produtos foi patenteado por Bernard Silver e Norman Woodland, ambos estudantes graduados pelo Drexel Institute of Technology, atualmente Drexel University. Eles usaram um padrão de tinta que brilhava debaixo de luz ultravioleta. Esse sistema era caro demais e a tinta não era muito estável. O sistema usado hoje foi descoberto pela IBM em 1973 e usa leitores criados pela NCR.
O uso do código de barras - uma prática ligada à automação de processos nas empresas - levou cerca duas décadas para ser universalizado. Na Europa, até 1981 países do bloco utilizavam efetivamente o código. Em 1985, cerca de 92% das lojas automatizadas em todo o mundo estavam concentradas em somente seis países.
No Brasil, o Código Nacional de Produtos (código de barras) foi introduzido formalmente em 29 de novembro de 1984. Muitas empresas e administradores usam do código de barras para que seu estoque e produção não tenham falhas. Com este sistema, o trabalho que antes era demorado hoje é muito mais eficiente.
fonte;opera mundi
Geen opmerkings nie :
Plaas 'n opmerking