Seja bem-vindo. Hoje é

Brasileiro pode integrar Parlamento Alemão pelo Partido Pirata EM 2013




Gaúcho de Alegrete tem chances de ocupar vaga no Parlamento Alemão pelo Partido Pirata

Foi durante um protesto nas ruas de Berlim, em 2010, que o brasileiro Fabricio Martins do Canto descobriu o Partido Pirata. Ex-executivo da área de marketing, morando na Alemanha desde os anos 90, ele estava no último ano de sua década “nômade sabática” quando a política entrou em sua vida.

27/11/2013

 “Cheguei lá, tinha um monte de bandeiras de arco-íris, e eu me senti em casa vendo aquele povo. Me uni a eles”, contou ele. Um ano depois, Canto se tornaria um dos responsáveis pela maior vitória da história do Partido Pirata no mundo.

Os piratas abocanharam 9% dos votos para as eleições estaduais de Berlim – isso deu a eles 15 cadeiras no Parlamento. Uma vitória que nem eles, nem os políticos tradicionais, imaginariam. Foi o quarto partido mais votado – atrás apenas do Partido Social Democrata, União Democrata-Cristã (CDU) – da chanceler Angela Merkel – Partido Verde e A Esquerda. “A principal força do Partido Pirata nessas eleições foi a transparência, além da insatisfação com a política que está sendo feita aqui”, explica Canto.

Neste último sabado, dia 16 de Março, Fabricio foi eleito o Candidato Direto do Partido Pirata Alemão para o 76o distrito eleitoral de Berlim, equivalendo ao Distrito de Pankow. Fabrício é Brasileiro e obteve a cidadania Alemã em 2004 para exercer seus Direitos Políticos neste país. Ele representa os Piratas como membro do Conselho de Integração em Pankow. Afora isto, é Deputado Cidadão Suplente na Comissão de Integracao da Comuna (BVV) de Pankow pelo Partido Verde. Ele é casado com uma Indu-americana e tem com ela três filhos tri-língues, nascidos em Prenzlauer Berg. Ele é formado em administração de empresas e foi gerente de produto e criou diferentes produtos, como o Power-Strips System. Depois da eleição, ele foi entrevistado pela coordenadora do Partido Pirata em Pankow, Petra Wille:

O que você fez depois de ter abandonado a carreira como gerente de marketing?

Eu viajei por dez anos e trabalhei como voluntário criando projetos para educação intercultural e integração de pessoas com deficiências na India, no Brasil e em Berlim. Depois da catástrofe em Fukushima eu comecei com amigos artistas o Open Home Projekt para ajudar as vítimas.”

Quais eram seus objetivos?

Todos falavam sobre os acontecimentos, e percebemos que muitos queriam ajudar os que viviam lá. Através do projeto, algumas familias com crianças vieram a encontrar um novo lar em Berlin. Foi um grande exemplo de calor humano e solidariedade dos Alemães e de Berlinenses num momento de necessidade.

O que você faz atualmente?

Estou criando minha empresa e trabalho juntamente com minha esposa tentando colocar em prática uma nova forma de negocios. Um exemplo é a nossa “Mier”, uma cerveja de erva mate em Licença CC. Esta é uma nova forma de negócio que propõe a transferência de tecnologia e a transparência como contribuição à sustentabilidade econômica, e nós tentamos ativamente viver esta filosofia.

Porque você se candidata ao Parlamento Alemão?

Eu me candidato por que eu me engajo por liberdade e diversidade no Partido Pirata e quero fazer isso mais intensivamente. Eu já faço isto há três anos em contato com Piratas em Brasil pela internet e localmente em Pankow, onde eu já fui coordenador do Partido e também onde fui direto candidato para a Câmera de Berlin. Eu desejo que as “pessoas normais” finalmente sejam atingidas e possam tomar decisões na politica.

O que você quer conseguir concretamente, se as pessoas te elegerem?

No Parlamento Alemão, eu desejo promover o tema Direito de Voto a todos. Começamos pelas crianças: “Para quem devemos ser sustentáveis?” Quem vai viver mais tempo neste país ou neste planeta? Exatamente, as crianças, e exatamente por isto acho excelente que os Piratas Alemães queiram dar o direito de participação e votos às criancas. Afora isto, um direito de votos para os imigrantes. Só em Berlim, são 480.000, e em Pankow, quase 30.000. Isto seria ótimo.

Para mim também é importante uma politica não só para a Alemanha, mas que seja correta internacionalmente. Imigrantes que moram na Alemanha, assim como minha esposa e eu, são muito conscientes da relação entre entre Alemanha e seu Países de origem.

Como assim?

Por exemplo, a Alemanha exporta tecnologia para usinas nucleares para o Brasil. Com um apoio financeiro estatal alemão em caso de inandimplência (“Hermesbürgschaft”), a construção de Angra III deveria ser financiada. A tecnologia empregada nesta usina é tão antiga e perigosa que não seria permitida sua construção na Alemanha. Nós do Partido Pirata Alemão somos contra em nossa iniciativa foi discutida e obteve o apoio de piratas no Brasil. Nós desejamos que a ética nos negócios seja a mesma para todos, consumidores e produtos, não interessando se aqui em Pankow ou em outros países.

[[ Fontes: Piraten Partei Berlin e Estadão ]]


Blog do Tupan » Brasileiro pode integrar Parlamento Alemão pelo Partido Pirata - Bem Paraná disse:


24 de março de 2013 às 16:34

Geen opmerkings nie :

Plaas 'n opmerking

AddToAny

Página