Policial fazia mergulho na costa da Sicília e percebeu canhão na areia.
Para comandante, peças de navio poderiam ser expostas em museu
11/10/2012
Um mergulhador da polícia financeira italiana encontrou restos bem preservados de um antigo galeão espanhol no mar próximo à costa da Sicília, anunciaram nesta quinta-feira (11) as autoridades da Itália.
O mergulhador, que não estava em serviço no momento, percebeu um canhão escondido na areia e chamou colegas para ajudar na descoberta de outras partes do navio, segundo um comunicado da polícia.
Canhão pertencente a galeão encontrado no mar da Sicília (Foto: Guardia di Finanza Press Office/Reuters)
"É excepcional porque o navio está totalmente conservado", disse o tenente-coronel Costanzo Ciaprini, comandante do departamento aeronaval da polícia financeira na Sicília, para agências internacionais.
saiba mais
Arqueólogos croatas encontram navio mais antigo do Adriático
Arqueólogos encontram barca funerária de 5 mil anos no Egito
Para Ciaprini, a área poderia facilmente ser transformada em um sítio arqueológico submarino. Ele informa que a areia conservou os canhões e as partes de madeira do galeão, de modo que a descoberta é como "uma fotografia de três séculos atrás".
O comandante do departamento aeronaval sugere outra hipótese, de que uma parte do galeão poderia ser levada para à superfície para ser exposta em museus.
"O chefe do serviço arqueológico local nos disse que o naufrágio poderia ter acontecido em 1718, durante a batalha de Capo Passero", afirma o comandante. A batalha, ocorrida no extremo-sul da principal ilha da Sicília, envolveu frotas britânicas e espanholas na época e terminou com a derrota da Espanha.fonte;g1
Geen opmerkings nie :
Plaas 'n opmerking