Felix Baumgartner está se preparando para quebrar recorde feito em 1960.
Ele pretende superar a velocidade do som em queda livre.
O austríaco Felix Baumgartner subiu na cápsula que deverá levá-lo para seu salto estratosférico, começando assim os preparativos finais da missão após várias horas de atraso devido ao vento excessivo. A equipe técnica de Baumgartner informou que a missão segue em frente após os fortes ventos em Roswell, nos Estados Unidos, terem atrasado os preparativos da missão por horas.
14/10/2012
Desta forma, a subida do balão que levará a cápsula até a estratosfera, a uma altura de 36.576 metros, de onde Baumgartner saltará, começará às 11h45 (de Brasília). A subida deverá demorar cerca de 2h30 se não ocorrerem problemas adicionais.
Felix Baumgartner (Foto: Reprodução Globo News) O salto estratosférico do austríaco Felix Baumgartner, com o qual ele pretende superar a velocidade do som em queda livre, voltou a sofrer atrasos devido ao forte vento. Ele tenta realizar neste domingo (14) seu sonho de ser o primeiro ser humano a superar a velocidade do som em uma queda livre da estratosfera, após na terça-feira (9) seu salto ter sido cancelado devido aos fortes ventos.
O início da fase final de preparação do salto estava previsto para as 9h (de Brasília), mas as rajadas de vento atrasaram esta etapa para as 10h30 (de Brasília). O projeto está sendo realizado em Roswell, nos Estados Unidos. “Ocorreu o mesmo que na terça-feira passada, quando os ventos atingiram a parte superior do balão”, explicou Don Day, o meteorologista chefe do projeto à televisão austríaca Servus.
Day disse que as chances da missão ser realizada neste domingo são de 70%. Na terça-feira passada, a subida do balão de hélio que levará a cápsula de Baumgartner até 36.576 metros foi suspensa devido ao forte vento. Para o lançamento ocorrer os ventos devem ser de menos de 3 km/h nos primeiros 244 metros.
Às 7h55 (de Brasília) foram registradas rajadas de vento de 11 km/h no local da missão.
O balão utilizado é o único de reserva, por isso, se o projeto não foi realizado neste domingo, deverá ser suspenso por vários meses, já que se ele for aberto não pode ser reutilizado. O tecido sintético do balão é muito delicado, de apenas 0,002 centímetros de espessura.
"Queremos estender os limites da humanidade um pouco mais", disse Baumgartner no sábado (13) em uma rede social sobre o que significa o projeto.
Na terça-feira, quando o austríaco de 43 anos já estava sentado na cápsula, pronto para a decolagem, a missão foi suspensa devido a uma forte rajada de vento.
"Serei orgulhoso de ser a primeira pessoa em romper a barreira do som em queda livre. Mas sei que parte de toda esta experiência também ajudará que os futuros trajes pressurizados para os turistas espaciais e pilotos sejam mais seguros", declarou Baumgartner em entrevista divulgada no sábado pelo patrocinador.fonte;g1
Geen opmerkings nie :
Plaas 'n opmerking