Norte-coreanos dizem que projeto é colocar um satélite em órbita.
Parte da comunidade internacional teme que plano seja teste balístico.
A Coreia do Norte começou a injetar combustível em seu foguete de longo alcance Eunha-3 com o objetivo de pôr em órbita um satélite de observação terrestre nos próximos dias, informou nesta quarta-feira (11) um responsável do Comitê Espacial do regime comunista.
Segundo a agência japonesa Kyodo, o diretor do centro de controle de satélites desse organismo, Paek Chang-ho, confirmou a um grupo de jornalistas estrangeiros que as operações de injeção de combustível estão em andamento.
Segundo o Comitê Espacial, o foguete será lançado em algum momento entre a quinta-feira (12) e a próxima segunda-feira (15), quando as condições meteorológicas permitirem e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, ordenar, detalhou a Kyodo.
O porta-voz do organismo espacial norte-coreano insistiu, durante a visita dos jornalistas às instalações, no norte de Pyongyang, que foi permitido o acesso da imprensa para mostrar que o projeto é o lançamento de um satélite com fins pacíficos.
No entanto, uma ampla parte da comunidade internacional pressionou a Coreia do Norte a cancelar seu plano ao considerá-lo um teste balístico encoberto, o que viola resoluções do Conselho de Segurança da ONU.
Apesar das chamadas, o regime de Pyongyang insiste que levará adiante seu plano, e hoje nas telas do centro de controle era possível ver que o foguete, coberto com uma lona verde, na plataforma de lançamento.
FONTE;G1
Geen opmerkings nie :
Plaas 'n opmerking