Seja bem-vindo. Hoje é

George Clooney usa satélites no combate a crimes de guerra no Sudão, QUEM NO MUNDO EM 2012?



25/03/2012

Foto mostra George Clooney após ser detido no último dia 16 por desobediência civil ao protestar em frente à embaixada do Sudão em Washington (EUA)


O ator e diretor norte-americano George Clooney está decidido a ajudar o Sudão a combater crimes de guerra e a superar sua crise humanitária. Ele participa de um ambicioso projeto, junto com ativistas também comprometidos com as causas, que usa imagens de satélites para espionar veículos militares em movimento no país, segundo reportagem publicada neste sábado (24) pelo jornal britânico "The Guardian".

O objetivo da iniciativa, batizada de Projeto Satélite Sentinela (SSP, na sigla em inglês), é alertar a população civil para possíveis ataques das forças militares leais ao presidente Omar al-Bashi. “Eu conto tanques, do espaço, para George Clooney”, disse com humor Nathaniel Raymond, diretor do projeto.


Ver em tamanho maior
George Clooney é preso ao participar de protesto nos EUA


O ator e diretor americano George Clooney foi detido por desobediência civil depois de ignorar três avisos para que não ultrapassasse uma linha de segurança policial, durante protesto em frente à embaixada do Sudão em Washington, nos EUA. Clooney participava de uma manifestação para denunciar a crise humanitária nas regiões fronteiriças entre o Sudão e o Sudão do Sul onde milhares de pessoas estão morrendo de fome. Ele e outros ativistas foram algemados e levados pela polícia Mais Kevin Lamarque/Reuters




Na sala em que trabalha, Raymond tem à diposição uma série de imagens de satélite. Com epenas um clique no mouse, ele consegue ver pequenas imagens de tanques e veículos militares, capturadas por um satélite a centenas de quilômetros de altitude.

Clooney teve sozinho a ideia do projeto, de acordo com Raymond. Em um primeiro momento, as imagens eram obtidas para que pudessem ser usadas em futuros julgamentos de suspeitos de crimes de guerra, mas o seu detalhamento permite que veículos também sejam identificados.
Prisão em Washington

Clooney foi preso no último dia 16, em Washington, durante uma manifestação em frente à embaixada sudanesa na capital dos Estados Unidos.

Clooney foi solto algumas horas depois, após pagar fiança de US$ 100, junto a legisladores e militantes detidos no mesmo protesto. "Nosso objetivo neste momento é atrair a atenção [sobre o Sudão]. Um dos meios, aparentemente, é ser preso", disse o ator na ocasião. (Com agências internacionais)

FONTE;UOL

Geen opmerkings nie :

Plaas 'n opmerking

AddToAny

Página