Algumas pessoas com as quais eu converso sobre esse assunto me dizem, como essas mensagens poderiam fazer mal já que quase não são vistas ?
Respondo com outra pergunta _ Você não acha que esta sendo traído já que compra alguns desenhos animados ou mesmo permite que seus filhos os assistam na TV e nunca foi advertido que neles podem existir mensagens ocultas que podem influencia-los de alguma forma ?/.
Walt Disney's 'Aladdin' Subliminal Message
Veja o que as mensagems subliminares são capazes de fazer em você.
(subliminar------ sub= abaixo liminar=limite)
No fim dos anos 50, um experimento controversial de manipulação mental asustou ao público Americano. Durante a apresentação de um filme num cinema de Nova Jersey, as frases "coma pipoca" e "beba Coca-Cola" apareciam na tela cada 5 segundos, num "flash" rápido, imperceptivel ao olho humano. O resultado deste incrível experimento foi um aumento de 18% nas vendas de Coca-Cola e de 58% nas vendas de pipoca naquele período!
O que é uma mensagem subliminar?
Toda mensagem que é transmitida num nível abaixo da percepção consciente é considerada subliminar, seja esta auditiva ou visual.
Embora não possamos perceber sons ou imagens que estão fora do nível normal, o subconsciente capta tais mensagens, sem nenhuma barreira consciente, como na hipnose.
Na atualidade se produzem fitas cassete com mensagens subliminares para casos de alívio de estresse, auto-confiança, parar de fumar, emagrecimento, etc. Tais cassetes já foram investigados em universidades e sempre produziram resultados favoráveis para seus usuários.
Por de trás da mascásca" ou "A mascara ao inverso"
Existe uma técnica chama "Por de trás da mascásca" ou "A mascara ao inverso" é a chamada mensagens subliminares, por exemplo, um quadro com um menininho chorando e em baixo escrito "E ele enxugará dos seus olhos todas as lagrimas", aquele quadros quando você vira ele de ponta cabeça você vê nitidamente saindo uma mão e enforcando o menino, e o dedo polegar chegando a orelha e o enforcando, e o menino chora, o choro que percebe ser desesperador, isto é um desenho comum tendo por de trás uma mensagem subliminar. O que aconteceu é que quando o desenhista pintou o quadro ele estava inspirado pelo diabo, por que você pega o quadro e coloca no quarto da sua casa ou no quarto das suas crianças e conforme vai se olhando e se vai absorvendo a mensagens no seu subinconciente, isto é uma mensagem de morte é uma mensagem de destruição de trevas, daqui a pouco você começa a ficar oprimido e não dormir mais, ficando perturbado, isto porque o diabo pregou uma mensagem através de um quadro.
Na TV
A primeira experiência oficial com mensagem subliminar, ou seja, com estímulos que não se percebem conscientemente, na televisão foi realizado em 1974.
Sam McLoud, da Telecast, fez 4 inserções da frase 'GET IT' num filme publicitário do jogo "Kusker Du". O comercial , que foi veiculado antes do Natal, com a mensagem 'escondida' - compre-o, projetada numa fração de segundos e repetida 4 vezes dentro do anuncio, foi o responsável pelo aumento inesperado e considerável das vendas do brinquedo.
McLoud, defendeu-se alegando que o governo americano não teria definido o que era subliminar, e que, a proibição teria sido arbitrária e sem critérios. De lá para cá, grande foi o avanço da utilização das mensagens subliminares na TV, geralmente sob o nome de 'merchandising'.
Convencionou-se chamar de 'merchandising' toda vez que um produto ou idéia aparece na TV, cinema, teatro, revistas e mídia em geral, em sua situação normal de consumo ou utilização, sem declaração ostensiva de seu nome, marca ou registro. A Rede Globo por exemplo, como não pode aumentar o numero de comerciais nos intervalos, faz com que seu faturamento com o 'merchandising' cresça a cada dia. (Jornal da Tarde-09/set/83).
Você não acha isto lamentável ? "No meio publicitário, é considerada antiética e até proibida a propaganda subliminar... mas há formas sutis de propaganda subliminar, que podem vender de tudo - idéias, conceitos, ideologias, desejos - sem que nenhuma lei possa impedir". (Jornal A Tribuna, de Santos-12/jul/89).
Fica mais fácil entender agora porque foi considerável o aumento do consumo de cachaça no Brasil, principalmente 'Saramandaia' depois que a novela foi ao ar, ou o aumento de casos de meninas e adolescentes grávidas depois que Xuxa admitiu realizar seu grande sonho de ser mãe (sem necessidade de casar-se para isso).
São muitos os casos de inserção de mensagens na TV, citaremos alguns mais conhecidos:Toalhas Artex, onde o ator aparecia saindo do banho utilizando a toalha, o batom Boca-loca da novela 'Ti-ti-ti', calcinhas Hope da novela 'Roque Santeiro, etc.
Você ainda acredita em coincidência e Papai Noel ? Já vimos que não só produtos podem ser vendidos através de mensagens subliminares, mas também ideologia e crimes!
Preste atenção nas declarações de Aguinaldo Silva, 57 anos, um dos novelistas mais importantes e mais bem pagos do país, autor dos maiores sucessos de Ibope da televisão como Roque Santeiro, Tieta, Pedra Sobre Pedra, Fera Ferida, Vale Tudo e Suave Veneno. Aguinaldo, homossexual assumido, já vendeu de tudo no horário nobre: pedofilia, aborto e homossexualismo ! Você não acredita ? Lá vai:
"Em Tieta, existia o personagem Coronel da Tapitanga, vivido por Ary Fontoura, que era pedófilo. Que comprava menininhas para criar. É uma história que não existia no livro de Jorge Amado, que foi inventada por mim e que era delicadíssima. Era pedofilia.
Aguinaldo Silva, o primeiro a introduzir pedofilia na TV.
As pessoas viram aquilo e não ficaram chocadas. Pode-se falar de qualquer coisa na televisão e nas novelas, desde que se leve em conta que se está escrevendo para 60 milhões de pessoas. Agora mesmo a personagem da Glória Pires em Suave Veneno fez um aborto.
A Igreja não teve nenhuma reação". (Revista Isto É-09/ago/99) .Aguinaldo, que em 'Torre de Babel' já havia retratado o romance vivido por duas lésbicas, ainda ganha para fazer estas coisas, e não é pouco: são mais de 60 mil reais por mês!
Agora, preste mais atenção ainda nas declarações feitas pelo ator Kadu Moliterno, 47 anos, da Rede Globo, que tem toda a sua carreira associada às emissoras de TV, desde que estreou há 29 anos em 'As Pupilas do Senhor Reitor': "Ela (a TV) só se preocupa com a guerra suja do Ibope e se esquece de educar as crianças.
Não deixo meus filhos assistir nem às minhas novelas. São cheias de maus exemplos ! Ele não permite que seus filhos assistam a programas superconhecidos das crianças de sua idade (2, 5 e 7 anos), como: Planeta Xuxa, Angel Mix e personagens como Tiazinha e Ratinho.(Revistas Ana Maria e Contigo).
Os programas infantis, que freqüentemente mostram dançarinas seminuas, apresentadoras sensuais, entrevistas maliciosas e piadas picantes, geralmente relacionadas à sexo, induzem as crianças à imitação e terem um comportamento semelhante.
"...É preciso também ficar atento quando sua filha começa a se identificar com Xuxa, Angélica ou outros ídolos criados pela televisão...A menina que traça esse tipo de programa como padrão de comportamento está desenvolvendo um desejo sexual de uma garota de 16 anos.
Ela já sabe o que é uma relação sexual ou um beijo na boca. O que os pais têm de fazer é questionar essas fixações e oferecer outros modelos". (Carlos M.Alvarez, professor e psicanalista que estuda o tema há 8 anos) Crianças de menos de 2 anos não devem ver TV, e as crianças maiores e os adolescentes não devem ter TV no quarto.
Essas são algumas das recomendações de um estudo divulgado na semana passada pela Academia Norte Americana de Pediatria. De acordo com o estudo, a TV pode afetar a saúde física e social dos jovens. No caso dos bebes, a TV não é indicada pois é uma atividade na qual há pouca interati vidade com os pais e com outras pessoas.
A educadora Peggy Charren, da Ação pela TV das Crianças, entidade que luta por uma melhora na qualidade da programação da televisão dos EUA, engrossa o coro dos que recomendam aos pais que não deixem seus filhos ver TV antes dos 2 anos. (Folha de S.Paulo-10/ago/99)
- E o que falar da influência dos "Teletubbies" ? Os personagens do seriado infantil inglês viraram ícones gays em quase todo mundo. Entre todos os personagens da série , Tinky Winky é o favorito dos homossexuais.
Ele tem na cabeça um tipo de antena em forma de triângulo de cabeça para baixo, que dentre tantos significados, simboliza o movimento G.L.S (Gays, Lésbicas e Simpatizantes).
Além disso, é de cor roxa, com a qual os homossexuais se identificam bastante e para completar ainda carrega uma bolsinha, evocando o estereótipo. Na série, ela é a sua 'mala mágica'. Repare que é um personagem masculino, porém fala fino e tem trejeitos efeminados.
Veja o que as mensagems subliminares são capazes de fazer em você.
(subliminar------ sub= abaixo liminar=limite)
No fim dos anos 50, um experimento controversial de manipulação mental asustou ao público Americano. Durante a apresentação de um filme num cinema de Nova Jersey, as frases "coma pipoca" e "beba Coca-Cola" apareciam na tela cada 5 segundos, num "flash" rápido, imperceptivel ao olho humano. O resultado deste incrível experimento foi um aumento de 18% nas vendas de Coca-Cola e de 58% nas vendas de pipoca naquele período!
O que é uma mensagem subliminar?
Toda mensagem que é transmitida num nível abaixo da percepção consciente é considerada subliminar, seja esta auditiva ou visual.
Embora não possamos perceber sons ou imagens que estão fora do nível normal, o subconsciente capta tais mensagens, sem nenhuma barreira consciente, como na hipnose.
Na atualidade se produzem fitas cassete com mensagens subliminares para casos de alívio de estresse, auto-confiança, parar de fumar, emagrecimento, etc. Tais cassetes já foram investigados em universidades e sempre produziram resultados favoráveis para seus usuários.
Por de trás da mascásca" ou "A mascara ao inverso"
Na TV
A primeira experiência oficial com mensagem subliminar, ou seja, com estímulos que não se percebem conscientemente, na televisão foi realizado em 1974.
Sam McLoud, da Telecast, fez 4 inserções da frase 'GET IT' num filme publicitário do jogo "Kusker Du". O comercial , que foi veiculado antes do Natal, com a mensagem 'escondida' - compre-o, projetada numa fração de segundos e repetida 4 vezes dentro do anuncio, foi o responsável pelo aumento inesperado e considerável das vendas do brinquedo.
McLoud, defendeu-se alegando que o governo americano não teria definido o que era subliminar, e que, a proibição teria sido arbitrária e sem critérios. De lá para cá, grande foi o avanço da utilização das mensagens subliminares na TV, geralmente sob o nome de 'merchandising'.
Convencionou-se chamar de 'merchandising' toda vez que um produto ou idéia aparece na TV, cinema, teatro, revistas e mídia em geral, em sua situação normal de consumo ou utilização, sem declaração ostensiva de seu nome, marca ou registro. A Rede Globo por exemplo, como não pode aumentar o numero de comerciais nos intervalos, faz com que seu faturamento com o 'merchandising' cresça a cada dia. (Jornal da Tarde-09/set/83).
Você não acha isto lamentável ? "No meio publicitário, é considerada antiética e até proibida a propaganda subliminar... mas há formas sutis de propaganda subliminar, que podem vender de tudo - idéias, conceitos, ideologias, desejos - sem que nenhuma lei possa impedir". (Jornal A Tribuna, de Santos-12/jul/89).
Fica mais fácil entender agora porque foi considerável o aumento do consumo de cachaça no Brasil, principalmente 'Saramandaia' depois que a novela foi ao ar, ou o aumento de casos de meninas e adolescentes grávidas depois que Xuxa admitiu realizar seu grande sonho de ser mãe (sem necessidade de casar-se para isso).
São muitos os casos de inserção de mensagens na TV, citaremos alguns mais conhecidos:Toalhas Artex, onde o ator aparecia saindo do banho utilizando a toalha, o batom Boca-loca da novela 'Ti-ti-ti', calcinhas Hope da novela 'Roque Santeiro, etc.
Você ainda acredita em coincidência e Papai Noel ? Já vimos que não só produtos podem ser vendidos através de mensagens subliminares, mas também ideologia e crimes!
Preste atenção nas declarações de Aguinaldo Silva, 57 anos, um dos novelistas mais importantes e mais bem pagos do país, autor dos maiores sucessos de Ibope da televisão como Roque Santeiro, Tieta, Pedra Sobre Pedra, Fera Ferida, Vale Tudo e Suave Veneno. Aguinaldo, homossexual assumido, já vendeu de tudo no horário nobre: pedofilia, aborto e homossexualismo ! Você não acredita ? Lá vai:
"Em Tieta, existia o personagem Coronel da Tapitanga, vivido por Ary Fontoura, que era pedófilo. Que comprava menininhas para criar. É uma história que não existia no livro de Jorge Amado, que foi inventada por mim e que era delicadíssima. Era pedofilia.
Aguinaldo Silva, o primeiro a introduzir pedofilia na TV.
As pessoas viram aquilo e não ficaram chocadas. Pode-se falar de qualquer coisa na televisão e nas novelas, desde que se leve em conta que se está escrevendo para 60 milhões de pessoas. Agora mesmo a personagem da Glória Pires em Suave Veneno fez um aborto.
A Igreja não teve nenhuma reação". (Revista Isto É-09/ago/99) .Aguinaldo, que em 'Torre de Babel' já havia retratado o romance vivido por duas lésbicas, ainda ganha para fazer estas coisas, e não é pouco: são mais de 60 mil reais por mês!
Agora, preste mais atenção ainda nas declarações feitas pelo ator Kadu Moliterno, 47 anos, da Rede Globo, que tem toda a sua carreira associada às emissoras de TV, desde que estreou há 29 anos em 'As Pupilas do Senhor Reitor': "Ela (a TV) só se preocupa com a guerra suja do Ibope e se esquece de educar as crianças.
Não deixo meus filhos assistir nem às minhas novelas. São cheias de maus exemplos ! Ele não permite que seus filhos assistam a programas superconhecidos das crianças de sua idade (2, 5 e 7 anos), como: Planeta Xuxa, Angel Mix e personagens como Tiazinha e Ratinho.(Revistas Ana Maria e Contigo).
Os programas infantis, que freqüentemente mostram dançarinas seminuas, apresentadoras sensuais, entrevistas maliciosas e piadas picantes, geralmente relacionadas à sexo, induzem as crianças à imitação e terem um comportamento semelhante.
"...É preciso também ficar atento quando sua filha começa a se identificar com Xuxa, Angélica ou outros ídolos criados pela televisão...A menina que traça esse tipo de programa como padrão de comportamento está desenvolvendo um desejo sexual de uma garota de 16 anos.
Ela já sabe o que é uma relação sexual ou um beijo na boca. O que os pais têm de fazer é questionar essas fixações e oferecer outros modelos". (Carlos M.Alvarez, professor e psicanalista que estuda o tema há 8 anos) Crianças de menos de 2 anos não devem ver TV, e as crianças maiores e os adolescentes não devem ter TV no quarto.
Essas são algumas das recomendações de um estudo divulgado na semana passada pela Academia Norte Americana de Pediatria. De acordo com o estudo, a TV pode afetar a saúde física e social dos jovens. No caso dos bebes, a TV não é indicada pois é uma atividade na qual há pouca interati vidade com os pais e com outras pessoas.
A educadora Peggy Charren, da Ação pela TV das Crianças, entidade que luta por uma melhora na qualidade da programação da televisão dos EUA, engrossa o coro dos que recomendam aos pais que não deixem seus filhos ver TV antes dos 2 anos. (Folha de S.Paulo-10/ago/99)
- E o que falar da influência dos "Teletubbies" ? Os personagens do seriado infantil inglês viraram ícones gays em quase todo mundo. Entre todos os personagens da série , Tinky Winky é o favorito dos homossexuais.
Ele tem na cabeça um tipo de antena em forma de triângulo de cabeça para baixo, que dentre tantos significados, simboliza o movimento G.L.S (Gays, Lésbicas e Simpatizantes).
Além disso, é de cor roxa, com a qual os homossexuais se identificam bastante e para completar ainda carrega uma bolsinha, evocando o estereótipo. Na série, ela é a sua 'mala mágica'. Repare que é um personagem masculino, porém fala fino e tem trejeitos efeminados.
Tom Sito participou da criação de animações como 'O Rei Leão' e 'Aladdin'
15 JAN2015
Há muito tempo os filmes da Disney são acusados de conter mensagens subliminares com insinuações sexuais. Entre algumas mais absurdas e outras bem prováveis, diversos mitos começaram a acompanhar o sucesso dos maiores títulos da produtora.
Mensagem subliminar aparece em filme da Disney
Um dos desenhistas e produtores mais importantes dos anos dourados da Disney, Tom Sito, que tem em seu currículo o crédito por filmes como O Rei Leão e Aladdin, falou ao Huffington Post sobre algumas dessas suspeitas, e disse o que é verdade e o que não passa de uma total viagem do público.
A Pequena Sereia: em uma cena de casamento, o cerimonialista parece um pouco animado demais, e teorias conspiratórias dizem que ele estava tendo uma ereção. Sito, que foi quem desenhou a cena, disse que aquilo ali é apenas o joelho dele. "As pessoas estão vendo o que querem ver", afirmou.
Aladdin: em uma cena do filme, o príncipe e protagonista do filme parece dizer, em inglês "bons adolescentes tiram suas roupas", e vendo a edição no Youtube é realmente possível entender isso. Sito, no entanto, negou a teoria, dizendo que Aladdin, na verdade, diz "tigre bonzinho, vá embora". "Os dois animadores que fizeram a cena são muito religiosos e esse não é o tipo de humor deles.
Bernardo e Bianca: o longa é um dos mais divertidos da Disney, mas em determinado momento, muito rapidamente, traz uma mulher nua no fundo. Sito confirmou o ocorrido. "No primeiro Bernardo e Bianca há uma foto de nudez." Sito disse que quando o filme foi reeditado, muitos dos produtores que fizeram a cena não estavam mais na equipe. Sem saber da imagem de uma mulher nua no fundo, os novos produtores utilizaram a passagem na reedição. O deslize obrigou a Disney a realizar um gigantesco recall.
Rei Leão: a palavra "sex" (sexo, em português) aparece em Rei Leão? Parece que sim, mas Sito diz que não. "Não diz sexo, diz special effects (efeitos especiais), é SFX", disse. A explicação não foi das mais convincentes, mas tudo bem.
FONTE;http://diversao.terra.com.br/arte-e-cultura/produtor-comenta-mensagens-subliminares-em-filmes-da-disney,6716592556dea410VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html
(Revista Veja 12/mai/99) Certamente você deve estar se lembrando de Gasparzinho, o 'fantasminha camarada' que nunca teve namorada; ou quem sabe de Robin, o 'menino prodígio' e seu companheiro Batman, o 'homem morcego' !
Geen opmerkings nie :
Plaas 'n opmerking