Para ele, três das oito construções previstas não serão entregues no prazo.
Engenheiro avalia obra do Move na Avenida Pedro I
Os quatro trechos anunciados em 2010 estão atrasados, principalmente o da Avenida Antônio Carlos - Pedro I.
11/12/2013
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Em 2010, no anúncio da primeira versão da matriz de responsabilidades para a Copa do Mundo, oito obras integravam o conjunto de intervenções na cidade para a mobilidade urbana. Sete delas eram construções do BRT ou melhorias de corredores, além da expansão da Central de Controle de Trânsito.
Estavam no documento original: BRT Antônio Carlos e Pedro I (que inclui a estação Pampulha e a Avenida Vilarinho), BRT Centro, BRT Cristiano Machado, BRT Pedro II e Avenida Carlos Luz, Via 210, Via 710 e Boulevard Arrudas.
A prefeitura afirma que todas as obras de mobilidade, o Move e outras intervenções na cidade vão ser entregues. A Via 710, que vai ligar a Avenida Andradas à Avenida Cristiano Machado, foi retirada da matriz de responsabilidades em novembro deste ano e não contará como intervenção para a Copa. A explicação da prefeitura para a falta da obra é dificuldades com desapropriações. A previsão é que a obra seja finalizada em abril de 2015.
O BRT Pedro II teve o projeto alterado, e não haverá corredor do atual Move. No lugar, foi reformado o viaduto que dá acesso da Pedro II ao Centro da cidade e serão criadas faixas exclusivas para circulação de ônibus e novos pontos de embarque. A previsão é que ela fique pronta em maio de 2014.
Viaduto Boulevard Arrudas, na Avenida Tereza Cristina
(Foto: Pedro Ângelo/G1)
O Bouvelard Arrudas - Tereza Cristina está finalizado e já foi entregue à população.(Foto: Pedro Ângelo/G1)
O G1 convidou o engenheiro e vice-presidente do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia, Clemenceau Chiabi Saliba Júnior, para fazer uma avaliação de algumas dessas obras no dia 27 de novembro. Das oito obras de mobilidade em andamento, quatro foram visitadas. O profissional apontou problemas em três trechos do Move Antônio Carlos - Pedro I.
Move Avenida Antônio Carlos - Estação Pampulha - Pedro I e Vilarinho
A primeira parada do G1 foi na obra da Avenida Antônio Carlos. Ao chegar ao local, o engenheiro logo disse que a construção está em condições de ser entregue na data. "A pavimentação está praticamente concluída. Estão colocando as gramas. A parte de infraestrutura está completa. As estações do Move estão quase prontas. A parte elétrica está já sendo instalada. Até os ônibus estão circulando", disse.
Obra da Estação Pampulha com poucos funcionários trabalhando (Foto: Pedro Triginelli/G1)
A Estação Pampulha, parte do complexo de obras da Antônio Carlos -
Pedro I, foi a segunda visita. A nova data proposta pela prefeitura foi
15 de março. Para o engenheiro, a construção está longe de ficar pronta
no prazo."Não fica pronta em dezembro [ de 2013, que era a primeira data] nunca. Considerando o período chuvoso e o ritmo da obra em plena quarta-feira, não fica pronta nem em quatro meses", disse. Segundo a Prefeitura, o trecho do Move entre a Avenida Antônio Carlos e a Estação Pampulha estão previstas para março de 2014. A prefeitura de BH não comentou sobre possíveis atrasos nessa construção.
As obras da Avenida Pedro I, ainda dentro do mesmo Move da Antônio Carlos, também não vão estar concluídas a tempo na visão do engenheiro, que também aponta o baixo número de trabalhadores no local. "Nem na nova data, 15 de abril [de 2014], proposta pela Prefeitura, esta obra fica pronta. Algumas partes ainda não estão pavimentadas. Faltam vários viadutos serem finalizados. E o que é mais grave é, em pleno horário comercial de uma quarta-feira [dia em que a visita foi feita] sem chuva, ter muito pouca gente trabalhando. Parece que a obra está abandonada", criticou. A administração municipal não comentou possíveis atrasos na obra.
Estações do Move na Avenida Vilarinho ainda estão em
processo de fundação (Foto: Pedro Triginelli/G1)
Outra construção avaliada pelo engenheiro e que, segundo ele, pode não
ficar pronta, é a Avenida Vilarinho, em Venda Nova, último trecho do
Move Antônio Carlos - Pedro I. As estações estão em processo de fundação
e ainda não começaram a ser montadas.processo de fundação (Foto: Pedro Triginelli/G1)
A previsão da prefeitura é que a construção esteja pronta em abril. Saliba Júnior afirma que não acredita em uma conclusão nesta data. A Prefeitura não comentou possíveis atrasos na obra.
Move Cristiano Machado e Move Centro
As obras da Avenida Cristiano Machado e da Região Central foram as mais elogiadas pelo engenheiro. Segundo ele, o trabalho foi bem feito, as construções estão bastante avançadas e devem ser entregues a tempo. "Elas estão com pavimentação, estações, iluminação, limpeza, tudo pronto", afirma. A Prefeitura diz que ambos os trechos do Move vão estar em funcionamento em fevereiro de 2014.
Via 210
Saliba Júnior também elogiou a Via 210, que liga a Via do Minério à Avenida Tereza Cristina. Segundo ele, apesar de ainda ter muita terra, falta apenas um pequeno pedaço para ligar a via até a Avenida Tereza Cristina. "Pode ter um pequeno atraso por causa do período chuvoso, mas a obra está muito bem feita", completou.
Para concluir, Saliba Júnior faz uma crítica à forma utilizada pelo poder público nas obras. "O erro da gestão pública é a pressa para realizar a obra. O projeto deve ser mais elaborado com mais tempo para que se evite surpresas e problemas durante a execução das obras. As licitações das obras são feitas com projeto básico e deveriam ser licitadas com projeto executivo. Por isso, as obras acabam atrasando e ficando mais caras", analisou.
Sobre o baixo número de funcionários nas obras, a assessoria da prefeitura afirmou que essa parte fica a cargo das empresas contratadas e que não recebeu nenhuma informação sobre diminuição da carga de trabalho nesta época do ano.
fonte;g1
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