França anuncia criação de força militar espacial
16/07/2019 às 11:51
O presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou no sábado (13) a criação de um comando militar dentro da própria Força Aérea, com o objetivo de monitorar a órbita terrestre e defender seus satélites de possíveis ofensivas inimigas. O comunicado veio um dia antes das festividades da Queda da Bastilha.
Macron disse que o espaço é “um verdadeiro desafio para a segurança nacional”. “Para garantir o desenvolvimento e reforço das nossas capacidades, um comando espacial será criado em setembro”, adiantou. A nova unidade deve ser batizada de Força Aérea e Espacial da França.
23/07/2019
O programa de gastos militares franceses para o período de 2019 a 2025 chega a 3,6 bilhões de euros para investimentos e renovação de satélites. E a corrida espacial está em franca ascensão, em todo o mundo. A Força Espacial dos Estados Unidos tem previsão de estreia em 2020; Rússia e China também estão com esforços adiantados nesse setor e a Organização do Tratado do Atlântico Norte já tem intenção de reconhecer o espaço como um domínio de guerra ainda este ano.
Vale destacar que a militarização nos arredores da Terra está em plena ascensão. Muitos países vêm testando mísseis anti-satélite e indicando uma escalada na construção de infraestrutura para os “conflitos do futuro”.
Trump vai criar uma Força Espacial para garantir supremacia dos EUA18/06/2018 às 18:35
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou hoje (18) que vai criar um novo departamento militar para "garantir o domínio norte-americano no espaço". Dessa maneira, as forças militares dos EUA ficariam com seis departamentos, hoje formados por Exército, Marinha, Fuzileiros Navais, Força Aérea e Guarda Costeira.
Trump: nós vamos ter a Força Aérea e nós vamos ter a 'Força Espacial'. Separada, mas igual
"Não é apenas ter uma presença norte-americana no espaço. Nós precisamos ter o domínio dos EUA no espaço", disse Donald Trump durante um encontro com o Conselho Nacional do Espaço. "Nós vamos ter a Força Aérea e nós vamos ter a 'Força Espacial'. Separada, mas igual", adicionou.
Como a Reuters relembrou, os Estados Unidos fazem parte do Tratado do Espaço Exterior de 1967. Isso significa que o país de Trump não posicionar armas de destruição em massa no espaço — além disso, que corpos celestes (Lua, por exemplo) só podem ser usados para fins pacíficos.
Trump brinca, mas depois diz falar sério sobre “Força Militar Espacial”
"O espaço é um domínio de guerra, por isso é vital que nossas Forças Armadas mantenham seu domínio e vantagem competitiva nesse domínio”, disse um oficial dos EUA que falou sob condição de anonimato para a Reuters.
Bill Nelson: felizmente, o presidente não pode fazer isso sem o Congresso
Não é a primeira vez que Donald Trump fala sobre o desenvolvimento de uma Força Espacial para os EUA. Da última vez que isso aconteceu, em 2017, militares da Força Aérea comentaram que isso seria "um movimento na direção errada".
Agora, o Congresso dos EUA terá que aprovar a criação do departamento. Segundo o senador democrata Bill Nelson, "felizmente, o presidente não pode fazer isso sem o Congresso, porque agora não é a hora de dividir a Força Aérea. Muitas missões estão em jogo".
Fontes
Reuters
Fontes
Reuters Engadget
https://www.tecmundo.com.br/ciencia/143830-franca-anuncia-criacao-forca-militar-espacial.htm
https://www.tecmundo.com.br/ciencia/131407-trump-criar-forca-espacial-garantir-supremacia-eua.htm
Geen opmerkings nie :
Plaas 'n opmerking