Artigo sobre Von Braun e Walt Disney
"A Colaboração Disney-Von Brown e Sua Influência na Exploração Espacial"por
Mike Wright
Historiador do Centro Espacial Marshall
Nota: O seguinte artigo foi apresentado pelo autor em 1993 na Southern Humanities Conference, intitulada "Espaço Interior / Espaço Exterior: Humanidades, Tecnologia e o Mundo Pós-moderno". Mais tarde, foi incluído em "Selected Papers from the 1993 Southern Humanities Conference", publicado pela Huntsville's Southern Humanities Press e editado por Daniel Schenker, Craig Hanks e Susan Kray.
Os anos após a Segunda Guerra Mundial deixaram o público americano com um desejo quase insaciável de ficção científica relacionada ao espaço. Em inúmeros filmes e histórias, os guerreiros espaciais, equipados com capacetes de tigelas de peixe, concentraram suas armas de raios em criaturas do espaço sideral.Segundo o historiador do espaço Walter McDougall, "Depois de V-2 e bombas atômicas, qualquer fantasia parece credível". Talvez mais importante, diz ele, a devoção pós-público à ficção científica foi uma "forma de antecipação cultural" em relação à próxima era espacial. [ 1 ]
A ficção científica de Jules Verne foi inspirada por Wernher von Braun quando ele era jovem. Anos mais tarde, projetado por Braun o famoso foguete V-2 da Segunda Guerra Mundial para sua Alemanha natal, ele também sonhava em desenvolver veículos que impulsionassem satélites artificiais e homens para o espaço sideral. De fato, seu interesse em desenvolver foguetes para exploração espacial, ao invés de defesa, atacou a Gestapo e levou a duas semanas em uma prisão alemã. [ 2 ]
Quando a Segunda Guerra Mundial terminou, Brown e outros especialistas em foguetes alemães se renderam às forças aliadas. e finalmente emigrou da Alemanha para trabalhar para o exército dos EUA. Inicialmente designada para Fort Bliss, Texas, a equipe de von Braun acabou sendo transferida para o Redstone Arsenal em Huntsville, Alabama.
Em 31 de janeiro de 1958, a equipe de von Braun usou um Jupiter C modificado para lançar o Explorer 1, o primeiro satélite orbital da América. Dois anos mais tarde, Brown tornou-se diretor do novo Centro de Voo Espacial George C. Marshall da NASA em Huntsville, onde ele e uma equipe ampliada desenvolveriam os foguetes Saturno que começaram em 1969.
19/11/2018
Quando os anos 1960 terminaram, von Braun realizou seu sonho de explorar o espaço sideral. Sua perícia em engenharia e gestão mudou drasticamente nos anos 50. Ele acreditava que a devoção americana à ficção espacial no início dos anos 1950 poderia ser canalizada para o interesse pelo fato do espaço. "Era uma questão de sintetizar os aspectos filosóficos em pacotes organizados e declarações sólidas que o público compraria", de acordo com Erik Bergaust, do biógrafo de Braun. [ 3 ]
No início dos anos 1950, a revista Collier's convidou Braun para publicar sua visão sobre a exploração espacial. O historiador espacial Randy Liebermann explicou o significado do artigo de Collier : "Após 25 anos de pensamento contínuo e dirigido e intermináveis horas de experimentação, Braun, o maior engenheiro de foguetes do mundo, teve a chance de sair de seu ambiente militar isolado e uma revista nacional informa o público em geral de seu projeto detalhado para a realização de viagens espaciais tripuladas. [ 4 ]
Anos 50 para sugerir que o futuro da exploração espacial emergiria em dívida tanto para a ficção científica quanto para o fato científico. Em seu ponto mais alto, a Collier's atestou uma circulação de aproximadamente 4 milhões e esses leitores ficaram entusiasmados com a visão de futuro de von Braun.Mesmo assim, já havia mais de 15 milhões de televisores na América em 1952 e von Braun reconhecia que essa mudança na cultura americana tinha o potencial de remodelar fundamentalmente as percepções americanas passadas.
[ 5 ] Assim como Walter Elias Disney, que usara o cinema como um todo. meio poderoso para entreter e informar os americanos desde a década de 1940. "Nem Walt Disney nem o Dr. von Braun foram atrasados em fazer o máximo uso das novas mídias para promover suas idéias:" Agora, qual era a era da televisão? ", Disse um observador. [ 6 ]
Von Braun atuou como consultor técnico em três filmes de televisão relacionados ao espaço que produziram a Disney nos anos 1950. Juntos, por Braun (o engenheiro) e Disney (o artista) usando o novo meio de televisão para ilustrar como alguém poderia voar com a força da tecnologia e o espírito da imaginação humana. De acordo com David R. Smith, diretor de arquivos da Walt Disney Productions, Brown chamou a atenção do produtor sênior da Disney, Ward Kimball. [ 7 ] A série de The Collier apareceu na época em que a Disney decidiu usar a televisão para promover a Disneylândia na Califórnia.
O parque temático incluiria quatro seções principais: Fantasyland, Frontierland, Adventureland e Tomorrowland. Produtores da Disney gostam de Branca de Neve, Pinóquio e outros para promover a primeira área do parque. A segunda e terceira áreas seriam Davy Crockett e outros filmes de aventura. O Tomorrowland, no entanto, representou um verdadeiro desafio. Em resposta, Kimball contatou Braun, que foi "perseguido pela oportunidade". [ 8 ] Como consultor técnico da Disney, Heinz se juntaria a Heinz Haber, um especialista no emergente campo do espaço. medicina, e Willy Ley, um famoso historiador de foguetes.
[ 9 ] Todos os três especialistas do espaço foram os autores da série Collier . Primeiro programa de televisão da Disney, "Man in Space", que foi ao ar na ABC em 9 de março de 1955. O objetivo, ele disse, o que combinar do mais recente plano para a mais nova aventura do homem ". Mais tarde, ele chamou o show de "ciência factual". O show representa algo novo em sua abordagem à ciência. Mas contava com as técnicas de animação da Disney. [ 10 ]
Para um exemplo de um busto animado de Sir Isaac Newton. Em uma cena, um filhote de cachorro animado espirra e se move para trás através de uma folha de papel para ilustrar que toda ação tem uma reação igual e oposta. A Disney também encheu "Man in Space" com imagens estéreo típicas de aprendizado e ciência.Por exemplo, a Disney aparece na câmera contra um cenário de estante de livros e apresenta o produtor.
Por sua vez, Kimball apresenta os cientistas alemães, cujos sotaques são mais estilosos para o espetáculo.Kimball então oferece aos espectadores o privilégio de ir. As explicações técnicas da conversa de giz logo se transformam em animação humorística. Haber começa a explicar a ausência de peso no espaço. Seus pontos são ilustrados por um charuto animado de charuto, ligeiramente vestido, chamado "homo sapiens extraterrestres", cujos movimentos são colocados em uma grade semelhante a um gráfico. Embora os Produtores da Disney usassem humor e animação de desenhos animados na primeira parte de "Man in Space", o segmento de câmeras de Braun era muito mais direto.
"Se começássemos hoje em um programa espacial organizado e bem apoiado, acredito que um foguete de passageiros poderia ser construído e testado dentro de dez anos", disse von Braun. "Agora aqui está o meu projeto para um foguete orbital de quatro estágios ... Primeiro nós projetaríamos e construiríamos o quarto estágio e então faríamos." homens para a terra com segurança. "[ 11 ]
Se a Disney tivesse escolhido fechar "Man in Space" depois da breve palestra de Braun sobre as relações mecânicas entre o peso do foguete de quatro estágios e as exigências de combustível e potência para cada estágio.
Em vez disso, os artistas da Disney usam as ideias futuristas de Braun para um foguete de quatro andares. A cena acontece em um local de lançamento em um "pequeno atol de ilhas de corais no Pacífico, onde se dedica a uma única causa - a conquista do espaço". Contra um céu azul-escuro antes do amanhecer, as luzes de busca banham o veículo de lançamento, enquanto sirenes soam um aviso, e técnicos de queixo quadrado estudam seus consoles. "Agora você quer apostar sua vida contra os perigos desconhecidos da viagem espacial", relata um narrador. [ 12 ]
Na realidade, a aparição na câmera de Von Braun em "Man in Space" e os outros dois filmes é apenas uma parte de seu envolvimento na produção real dos três shows. Dr. Ernst Stühlinger, que trabalhara com von Braun desde seus dias na Alemanha, trabalhava para a Disney como consultor técnico. Segundo Stuhlinger, feito por Braun, os artistas da Disney construíram modelos precisos dos veículos espaciais para os três shows.
"Aqui está o que realmente é marrom em casa." Ele disse: "Nós temos muitas informações sobre detalhes técnicos, desde operações em órbita para cozinhar e comer em condições de ausência de peso", disse Stuhlinger. Ei, lembrei das muitas horas que Braun dedicou aos projetos da Disney. As funções oficiais de Von Braun para o Exército muitas vezes o levaram para a Costa Oeste para se encontrar com os empreiteiros de Júpiter e Redstone. Depois das reuniões, ele e Stuhlinger iriam para os estúdios da Disney, onde eles trabalhariam de manhã com os artistas e produtores. [ 13 ]
O segundo show da série também foi ao ar em 1955 e foi chamado de "Man and the Moon". [ 14 ] Como escreveu um revisor, começou com uma sequência animada dedicada a lendas e superstições sobre a lua. Os técnicos da Walt Disney podem criar seus mais brilhantes efeitos gráficos e eles aproveitam ao máximo. " [ 15 ]
Um folheto educativo publicado para promover "Homem e a Lua", "Este filme apresenta uma viagem realista e crível à lua em um foguete" "[ 16 ] Von Braun, completo com uma régua de cálculo no bolso, narra uma seção do filme e descreve suas idéias para uma viagem de duas fases à lua. A primeira parte do esforço seria construir uma estação espacial. Esta base serviria como área de preparação para a segunda parte da viagem à lua. "Nosso satélite espacial (estação) quer ter a forma de uma roda medindo 250 pés de diâmetro", disse von Braun. "Logo abaixo do rádio e antena de radar é um reator atômico." [ 17 ]
O arquivista da Disney, David Smith, observou que Brown inventou um traje espacial especial para "Homem e a Lua" e o apelidou de "traje de garrafa". [ 18 ] De acordo com Stuhlinger, o traje lembrava um veículo espacial em miniatura com sua própria atmosfera e sistema de propulsão de foguete junto com braços manipuladores para realizar o trabalho de montagem em órbita. [ 19 ] Assim como ele havia feito em "Man in Space", a Disney decidiu para ilustrar os conceitos técnicos de von Braun. Para o segundo show, no entanto, a Disney decidiu usar atores ao vivo que retratam a tripulação de astronautas partindo da estação espacial para sua jornada ao redor da lua. O drama se intensifica quando um meteoro atinge o navio, e um astronauta veste uma roupa de garrafa para fazer os reparos. [ 20 ]
O último show da série no ar em 4 de dezembro de 1957 e intitulado "Mars and Beyond". EC Slipher, um astrônomo do Observatório Lowell, Arizona, juntou-se a Braun e Stuhlinger como consultores técnicos do filme. Todos os três apareceram na câmera. O show também inclui contas animadas coloridas da lenda e do folclore relacionadas a Marte. O narrador apresentou o segmento apresentando von e Stuhlinger dizendo: "Na nave espacial movida a energia atômica foi proposta por um cientista líder no campo de foguetes e mísseis guiados, Dr. Ernst Stuhlinger ... Este espaço elétrico atômico Isso possibilitará a longa viagem a Marte com apenas um pequeno gasto de combustível ". [ 21 ] Novamente, os artistas da Disney empregam animações dramáticas para transmitir as explicações técnicas de Stuhlinger e von Braun sobre a jornada de 13 meses para o Planeta Vermelho.
[ 22 ]
Estima-se que 42 milhões de pessoas viram o primeiro show da série científica da Disney. [ 23 ] Os críticos de televisão contemporâneos responderam favoravelmente a todos os três programas e reconheceram as contribuições que von Braun e os outros assessores técnicos fizeram. [ 24 ] Disney Producer Ward Kimball percebeu que todos os três shows estavam indo em 9 de julho de 1955. Em 29 de julho de 1955, o presidente Eisenhower anunciou que lançaria um pequeno satélite não tripulado de terra, como parte do Ano Geofísico dos EUA. De julho de 1957 a dezembro de 1958. [ 25 ] Em 24 de agosto, Kimball escreveu uma carta para Brown dizendo que "O primeiro show como um item que contribuiu para o anúncio de satélite de Eisenhower. [ 26 ] Em 30 de agosto, carta de volta para Kimball, de Braunau com espanto. Kimball concordou e respondeu com uma carta de desculpas. [ 28 ] Von Braun temia que a ideia de Kimball pudesse embaraçar e perturbar o futuro da América. papel no espaço.
Em um artigo publicado em 1978, David R. Smith, o arquivista da Disney, reimprimiu a correspondência entre Kimball e von Braun [ 29 ] Ele também publicou um relato sobre Kimball, que foi ao ar na manhã seguinte a Man in Space, Eisenhower. [...] conta de Kimball, a história ganhou atenção nos últimos anos.Eisenhower não era "hostil à idéia de exploração espacial ou à ciência em geral". [ 31 ]
A resposta pessoal de Eisenhower ao primeiro filme da Disney está aberta ao debate. No entanto, "Man in Space", aparentemente impressionou um dos altos funcionários do espaço soviético. 24 de setembro de 1955, carta de L. Sedov para FC Durant, presidente da Federação Internacional de Astronáutica. "Se a Disney Studios quiser fazer uma contribuição significativa para a causa de nossa promoção." [ 32 ] Erik Bergaust, do biógrafo de Braun, chamou Sedov de "frontman das delegações espaciais russas durante a era do Sputnik". Bergaust afirma ter sido introduzido por Braun a Sedov em 1958. [ 33 ]
Naturalmente, muitos líderes da emergente indústria aeroespacial americana endossaram os esforços da Brown e da Disney para tornar público o interesse pela exploração espacial. Em 1955, a American Rocket Society realizou sua maior reunião regional em Los Angeles. Disneyland e participar de uma exibição especial de "Man in Space" [ 34 ].
Como indicado pela resposta de von Braun ao plano de Kimball de relacionar o anúncio do satélite Eisenhower ao primeiro show espacial da Disney, Brown queria evitar qualquer indicação ". [ 35 ] O biógrafo Erik Bergaust escreveu que Braun: "Durante os anos cinquenta, muitas pessoas pensavam em Braun como um tipo de herói de ficção científica que, na maior parte, era sonhando com grandes conquistas espaciais e que passava a maior parte do tempo em programas de televisão de Walt Disney ... Alguns altos sacerdotes da ciência eram, é claro, esnobes o suficiente para desaprovar todo esse alto glamour. "[ 36 ] Outro autor escreveu que Os documentários de Walt Disney e os artigos de Collier, feitos por Braun, são uma "porca espacial" ou um "herói espacial". [ 37 ] Em 1958, um dos defensores de Braun lamentou "O Desencorajante Espetáculo de Mensageiros Duros e Reputáveis." Dr. Wernher von Braun, para enviar um homem 150 milhas para o espaço para um 'golpe de circo'. "[ 38 ] Ernst Stuhlinger reconhece que von Braun estava ciente de ser criticado por promover o espaço fora dos círculos previamente estabelecidos. Mas ele acrescenta que o desejo de von Braun é ver cientistas, indústrias, políticos e, em particular, o público. "Ele lutou em todas as frentes em sua própria língua." Esse foi o seu gênio ", disse Stuhlinger. [ 39 ]
Em 1965, 10 anos depois de "Man in Space" ser exibido pela primeira vez por Brown Disney e outros envolvidos nos anos 50, filmando o Marshall Space Flight Center. [ 40 ] Von Braun e seus funcionários esperavam que a reunião pudesse reacender o entusiasmo da Disney para a exploração espacial. Um funcionário do Marshall escreveu: "Deste modo poderíamos pelo menos estabelecer bons resultados e talvez pudéssemos conseguir algo que traria enormes benefícios para a MSFC, a Apollo, a NASA e todo o esforço espacial ". [ 41 ] O próprio Von Braun escreveu a turnê da Disney "Pode ser o resultado de uma foto da Disney sobre o vôo espacial tripulado".
[ 42 ] Em 13 de abril de 1965, Walt Disney, seu irmão Roy e outros executivos da Disney visitaram o Marshall Center. [ 43 ] Em uma entrevista ao jornal The Huntsville Times, a Disney disse: "Se eu puder ajudar nos meus programas de TV. Explorando, eu farei isso. "[ 44 ] Na realidade, a turnê no Marshall e em outros sites da NASA não inspirou a Disney a usar a série de TV dos anos 50 como modelo para um novo filme sobre exploração espacial. Sem dúvida, Wernher von Braun estava bem qualificado para imaginar como seria o futuro programa espacial norte-americano se a Disney tivesse escolhido fazê-lo.
notas
1 , Walter A. McDougall, Os Céus e a Terra: Uma História Política da Era Espacial (New York: Basic Books, 1985) p. 100
2 , Wernher von Braun e Frederick I. Ordway III, História da Foguetria e Viagem Espacial 3d revista ed. (Nova Iorque: Thomas Y Crowell Company, 1975) p. 108
4 , Randy Liebermann, "Wernher von Braun e o Homem na Série Espacial da revista Collier", 37º Congresso da Federação Internacional de Astronáutica, Innsbruck, Áustria, 4-11 de outubro de 1986.
6 , Adrian Perkins, "Os anos 50, Uma Década Principal ", Vôo Espacial , julho / agosto de 1983, p. 323
7 , David R. Smith, "Eles estão seguindo nosso roteiro: Viagem de Walt Disney para o Tomorrowland", Future , maio de 1978, p. 55. O artigo do Sr. Smith representa a melhor descrição geral dos três filmes relacionados ao espaço da Disney. Randy Liebermann também apresenta um excelente relato do filme em um ensaio intitulado "The Collier's and Disney Series", de Frederick I Ordway III e Randy Liebermann, eds.Modelo para o espaço: ficção científica para o fato da ciência (Washington e Londres: Smithsonian Institution Press, 1992) pp. 135-146.
10 , Filmes da Walt Disney mencionados neste artigo O autor é grato à Walt Disney Company. O material citado nesta seção do artigo é do filme "Man in Space". Alguns dos materiais citados na última parte do artigo são do filme "Man and the Moon" e do filme "Mars and Beyond".
13 , Ernst Stuhlinger, entrevista de história oral de Mike Wright, 17 de dezembro de 1992, Huntsville, Alabama.
16 , Descrevendo o filme da Disney, "Man and the Moon". O texto foi preparado pela Divisão de Educação Audiovisual, Escolas do Condado de Los Angeles.
25 , Eugene M. Emme, ed., Aeronáutica e Astronáutica: Uma Cronologia Americana da Ciência e Tecnologia na Exploração do Espaço, 1915-1960 (Washington, 1961), p.78.
31 , Rip Bulkeley, The Sputniks Crisis e Early Space States Policy, uma crítica da historiografia do espaço(Indiana University Press, 1990), p. O interesse de Eisenhower nos filmes da Disney 128. Deve-se notar que a Biblioteca Eisenhower do Historiador no Pentágono, bem como os arquivistas da Biblioteca Eisenhower.
34 , John W. Herrick, "Encontro de Los Angeles Atendido por Mais de 500" , Propulsão a Jato, Revista da American Rocket Society , março de 1955, p. 652-654.
37 , "O mundo presta homenagem a Wernher von Braun", o Instituto Nacional do Espaço. Não há data neste panfleto. Foi preparado após a morte de von Braun.
38 , IM Levitt, "O plano de Von Braun é um 'golpe de circo'?" Registro da Força Aérea da Marinha do Exército , 10 de maio de 1958.
40 , Carta de Wernher von Braun a William Bosche, 8 de janeiro de 1965. O Sr. Bosche representou um dos principais contatos de von Braun durante seu envolvimento nos três filmes da Disney.
41 , Nota de Frank Williams para Bart Slattery, 13 de novembro de 1964. O Sr. Williams foi Diretor dos Projetos Futuros de Marshall e um colaborador próximo de Braun. O Sr. Slattery foi Diretor do Gabinete de Assuntos Públicos do Marshall Space Flight Center.
42 , Nota de Wernher von Braun para Bart Slattery. Esta é uma nota manuscrita iniciada por Braun e enviada para "Bart". Está datado de "3/6", provavelmente em 6 de março de 1965.
44 Bob Ward, "Walt Disney promete ajudar o espaço", The Huntsville Times , 13 de abril de 1965, p.primeiro
FONTE;https://history.msfc.nasa.gov/vonbraun/disney_article.html
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