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A Ilusão da Maioria em Redes Sociais
A Ilusão da Maioria em Redes Sociais
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Os cientistas da rede descobriram como as redes sociais podem criar a ilusão de que algo é comum quando é realmente raro.
30 de junho de 2015.
05/03/2018
Uma das coisas curiosas sobre as redes sociais é a forma como algumas mensagens, imagens ou idéias podem se espalhar como incêndios, enquanto outros que parecem tão atraentes ou interessantes quase não se registram. O conteúdo em si não pode ser a fonte dessa diferença. Em vez disso, deve haver alguma propriedade da rede que mude para permitir que algumas idéias se espalhem, mas não outras.
Hoje, temos uma visão sobre o porquê isso acontece graças ao trabalho de Kristina Lerman e amigos na Universidade do Sul da Califórnia. Essas pessoas descobriram uma ilusão extraordinária associada a redes sociais que podem jogar truques na mente e explicar tudo de porque algumas idéias tornam-se populares rapidamente para o comportamento arriscado ou anti-social que pode se espalhar tão facilmente.
Os cientistas da rede conhecem a natureza paradoxal das redes sociais há algum tempo. O exemplo mais famoso é o paradoxo da amizade: em média, seus amigos terão mais amigos do que você.
Isso ocorre porque a distribuição de amigos nas redes sociais segue uma lei de poder. Então, enquanto a maioria das pessoas terá um pequeno número de amigos, algumas pessoas têm um grande número de amigos. E essas pessoas diminuem a média.
Aqui está uma analogia. Se você medir a altura de todos os seus amigos do sexo masculino. você verá que a média é de cerca de 170 centímetros. Se você é do sexo masculino, em média, seus amigos terão a mesma altura que você. De fato, a noção matemática de "média" é uma boa maneira de capturar a natureza desses dados.
Mas imagine que um de seus amigos era muito mais alto do que você - digamos, um quilômetro ou 10 quilômetros de altura. Esta pessoa desviaria dramaticamente a média, o que tornaria seus amigos mais altos do que você, em média. Nesse caso, a "média" é uma maneira ruim de capturar este conjunto de dados.
Exatamente esta situação ocorre nas redes sociais, e não apenas para números de amigos. Em média, seus co-autores serão citados com mais freqüência do que você, e as pessoas que você seguir no Twitter publicarão com mais freqüência do que você, e assim por diante.
Agora, Lerman e Co descobriram um paradoxo relacionado, que eles chamam de ilusão maioritária. Este é o fenômeno em que um indivíduo pode observar um comportamento ou atributo na maioria dos seus amigos, mesmo que seja raro na rede como um todo.
Eles ilustram esta ilusão com um exemplo teórico: um conjunto de 14 nós ligados para formar uma rede mundial pequena, assim como uma rede social real (veja a figura acima). Eles então colorem três desses nós e contam quantos dos nós restantes se ligam a eles em uma única etapa.
Duas versões desta configuração são mostradas acima. No exemplo esquerdo, os nós não coloridos vêem mais da metade de seus vizinhos como coloridos. No exemplo à direita, isso não é verdade para nenhum dos nós não coloridos.
Mas aqui está a coisa: a estrutura da rede é a mesma em ambos os casos. O único que muda é os nós que são coloridos.
Esta é a ilusão maioritária - a impressão local de que um atributo específico é comum quando a verdade global é completamente diferente.
O motivo não é difícil de ver. A ilusão maioritária ocorre quando os nós mais populares são coloridos. Uma vez que estes se ligam ao maior número de outros nós, eles desviam a vista do chão, por assim dizer. É por isso que essa ilusão está tão intimamente ligada ao paradoxo da amizade.
Lerman e co continuam a ajustar os parâmetros da rede, alterando a distribuição de links e assim por diante, para ver como a ilusão maioritária depende deles. Acontece que as condições em que a ilusão pode ocorrer são surpreendentemente amplas.
Então, como é prevalecente no mundo real? Para descobrir, Lerman e estuda várias redes do mundo real, incluindo a rede de coautor de físicos de alta energia, o gráfico de seguidores da rede de redes sociais Digg e a rede que representa links entre blogs políticos.
E a ilusão maioritária pode ocorrer em todos eles. "O efeito é maior na rede de blogs políticos, onde até 60% -70% dos nós terão uma maioria de vizinhos ativos, mesmo quando apenas 20% dos nós estão ativos", afirmam. Em outras palavras, a ilusão maioritária pode ser usada para enganar a população a acreditar em algo que não é verdade.
Esse é um trabalho interessante que explica imediatamente uma série de fenômenos interessantes. Para começar, ele mostra como algum conteúdo pode se espalhar globalmente, enquanto outro conteúdo similar não - a chave é começar com um pequeno número de adeptos adiantados bem conectados enganando o resto da rede para pensar que é comum.
Isso pode parecer inofensivo quando se trata de memes no Reddit ou vídeos no YouTube. Mas também pode ter efeitos mais insidiosos. "Sob certas condições, mesmo uma opinião minoritária pode parecer extremamente popular localmente", diz Lerman e Co. Isso pode explicar como vistas extremas às vezes podem se espalhar tão facilmente.
Também pode explicar a propagação do comportamento anti-social. Vários estudos mostraram que os adolescentes superestimam consistentemente a quantidade de álcool e drogas que seus amigos consomem. "Se os bebedores pesados também são mais populares, as pessoas que examinam o comportamento de beber de seus amigos concluirão que, em média, seus amigos bebem mais do que eles", diz Lermann e co.
Em outras palavras, culpe a ilusão maioritária.
Isso é importante, mas ainda não é uma carta patenteadora. Para isso, os comerciantes devem primeiro ser capazes de identificar os nós populares que podem criar a ilusão maioritária para o público-alvo. Esses fatores de influência devem ser persuadidos a adotar o comportamento ou produto desejado.
Esse é um objetivo que qualquer bom comerciante já identificou. Pelo menos agora eles sabem como e por que ele pode funcionar.
Ref: arxiv.org/abs/1506.03022 : A Ilusão Maioria em Redes Sociais
FONTE: https://www.technologyreview.com/s/53886...your-mind/
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