Publicado em 9 de ago de 2017
X-4 Bantam Realizando um teste de vôo em Muroc, CALIFORNIA, EUA.
Em 3 de ago de 2017
Este vídeo de 1 minuto e 3 segundos, realizado na década de 1950, mostra a aeronave de pesquisa Semi-sem-tailless X-4 Bantam realizando um teste de vôo na Unidade de Pesquisa de Voo de Alta Velocidade da NACA em Muroc (agora Edwards), CA.
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09/08/2017
O X-4 foi projetado para testar uma configuração de asa semi-sem-chamas a velocidades transônicas. Muitos engenheiros acreditavam na década de 1940 que esse design, sem estabilizadores horizontais, evitaria a interação das ondas de choque entre as asas e os estabilizadores. Acredita-se que estes sejam a fonte dos problemas de estabilidade em velocidades transônicas até Mach 0.9.
Dois aviões já haviam sido construídos usando um projeto semi-sem asa - o Me-163 Komet, movido por foguete, levado pela Alemanha na Segunda Guerra Mundial, e o britânico de Havilland DH.108 Swallow construiu depois da guerra.
As Forças Aéreas do Exército assinaram um contrato com a Northrop Aircraft Company em 11 de junho de 1946, para construir dois X-4. A Northrop foi selecionada devido à sua experiência com projetos de asa voadora, como as aeronaves N9M, XB-35 e YB-49.
A aeronave resultante era muito compacta, apenas grande o suficiente para segurar dois motores a jato J30, um piloto, instrumentação e um fornecimento de combustível de 45 minutos. Quase todos os trabalhos de manutenção na aeronave poderiam ser feitos sem usar uma escada ou um footstool. Uma pessoa de pé no chão poderia facilmente olhar para o cockpit. Para o controle sem superfícies de cauda horizontal, o X-4 usou elevador combinado e superfícies de controle de aileron (chamados elevons) para controle em atitudes de passo e rolo. A aeronave também tinha abas separadas, que dobraram como freios de velocidade.
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O primeiro X-4 (número de série 46-676) foi entregue à Muroc Air Force Base, CA, em novembro de 1948. Foi submetido a testes de táxi e fez seu primeiro vôo em 15 de dezembro de 1948, com o piloto de testes da Northrop, Charles Tucker, no Controles.
A aeronave resultante era muito compacta, apenas grande o suficiente para segurar dois motores a jato J30, um piloto, instrumentação e um fornecimento de combustível de 45 minutos. Quase todos os trabalhos de manutenção na aeronave poderiam ser feitos sem usar uma escada ou um footstool. Uma pessoa de pé no chão poderia facilmente olhar para o cockpit. Para o controle sem superfícies de cauda horizontal, o X-4 usou elevador combinado e superfícies de controle de aileron (chamados elevons) para controle em atitudes de passo e rolo. A aeronave também tinha abas separadas, que dobraram como freios de velocidade.
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As chuvas de Inverno inundaram o Lago seco de Rogers pouco depois, impedindo voos adicionais X-4 até abril de 1949. O primeiro X-4 provou ser pouco confiável e fez apenas 10 vôos. Walt Williams, chefe da unidade de teste de vôo da NACA Muroc (como Dryden era então conhecido) chamou a aeronave de um "limão".
O segundo X-4 (número de série 46-677) foi entregue durante a parada dos vôos, e logo se mostrou muito mais confiável. Fez um total de 20 voos contratados. Apesar disso, o programa de vôo contratado foi arrastado até fevereiro de 1950, antes que as duas aeronaves fossem entregues à Força Aérea e à NACA. O primeiro X-4 nunca mais voou, servindo como um compartimento de peças sobressalentes para a segunda aeronave.
FONTE;https://gizmodo.uol.com.br/nasa-centenas-filmes-raros-youtube/
Para saber mais sobre a visita X-4 Bantam: https: //www.nasa.gov/centers/armstron ...
FONTE;https://gizmodo.uol.com.br/nasa-centenas-filmes-raros-youtube/
Para saber mais sobre a visita X-4 Bantam: https: //www.nasa.gov/centers/armstron ...
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