Transmitido ao vivo em 15 de jan de 2017
PARTE 22 EZEQUIEL 11 – COMENTÁRIOS
11.1-13 — Nesse trecho, os líderes políticos e religiosos, que deveriam ter sido um exemplo de retidão para a comunidade, tanto em seus lares como no trabalho, recebem uma profecia de que morreriam pela espada.
11.1,2 — Ezequiel viu vinte e cinco líderes do povo no templo.
Os príncipes do povo representam os oficiais que geralmente serviam em cargos judiciais, militares e reais Está escrito: 2 Samuel 8:15-18; 15
Reinou, pois, Davi sobre todo o Israel; e Davi fazia direito e justiça a todo o seu povo.
11.1-13 — Nesse trecho, os líderes políticos e religiosos, que deveriam ter sido um exemplo de retidão para a comunidade, tanto em seus lares como no trabalho, recebem uma profecia de que morreriam pela espada.
11.1,2 — Ezequiel viu vinte e cinco líderes do povo no templo.
Os príncipes do povo representam os oficiais que geralmente serviam em cargos judiciais, militares e reais Está escrito: 2 Samuel 8:15-18; 15
Reinou, pois, Davi sobre todo o Israel; e Davi fazia direito e justiça a todo o seu povo.
21/01/2017
16 E Joabe, filho de Zeruia, era sobre o exército; e Jeosafá, filho de Ailude, era cronista.
17 E Zadoque, filho de Aitube, e Aimeleque, filho de Abiatar, eram sacerdotes, e Seraías escrivão.
18 Também Benaia, filho de Jeoiada, estava sobre os quereteus e peleteus; porém os filhos de Davi eram ministros. Está escrito: 2 Samuel 20:23-26
23 E Joabe estava sobre todo o exército de Israel; e Benaia, filho de Joiada, sobre os quereteus e sobre os peleteus;
24 E Adorão sobre os tributos; e Jeosafá, filho de Ailude, era o cronista;
25 E Seva, o escrivão; e Zadoque e Abiatar, os sacerdotes;
26 E também Ira, o jairita, era o oficial-mor de Davi.
Jazanias, filho de Azur, não é o mesmo Jazanias citado em Ezequiel 8.11 (filho de Safã).
Esses 25 homens estavam oferecendo ímpio conselho, e chegaram ao ponto de agir com perversidade contra seu próprio povo.
Pelo fato de tentarem combinar as religiões pagãs com a religião dos hebreus (sincretismo religioso), esses líderes enganaram a si próprios e ao seu rebanho, levando-os a pensar que falavam em nome do Deus verdadeiro.
Para saber sobre Pelatias, que significa aquele que foi libertado pelo Senhor, veja o comentário sobre o versículo 13.
11.3 — Não está próximo o tempo de edificar casas? Os oficiais declaravam que os habitantes de Jerusalém estavam perfeitamente seguros por trás dos muros da cidade, assim como julgavam que a carne estava garantida nas panelas. Não havia nenhum perigo iminente, afirmavam eles; por isso, estimulavam a construção de novas casas.
11.4 — Profetiza [...] profetiza. A repetição serve para dar ênfase, uma técnica literária comum no idioma hebraico. FILHO DO HOMEM aqui significa o PROFETA. Essa expressão aparece 93 vezes em Ezequiel e enfatiza a humanidade do profeta em sua função de porta-voz de Deus.
No Antigo Testamento, essa expressão também é utilizada para Daniel (Daniel 8.17) e para o Messias (Daniel 7.13).
No Novo Testamento, a expressão Filho do Homem é mencionada muitas vezes por Jesus quando Ele se refere a si mesmo (Ezequiel 2.1).
11.5-12 — A mensagem de Deus aos oficiais corruptos de Jerusalém e Judá é declarada, destacando as justificativas para a ira divina (v. 5, 6 e 12) e predizendo um julgamento de morte (v. 7-11).
11.6 — Os líderes de Jerusalém tinham sido acusados de atividades malignas e de dar conselhos ímpios (v. 2); nesse trecho, descobrimos que eles haviam assassinado alguns de seus conterrâneos.
11.7-12 — O veredicto de pena de morte é anunciado. Ao contrário da falsa crença dos líderes, aqueles que eles haviam matado [literal ou espiritualmente] eram pessoas justas, cuja presença poderia ter oferecido proteção à panela — ou seja, a Jerusalém.
Aqueles que obtiveram o poder por meio da espada, conhecendo a sensação terrível causada por tal VIOLÊNCIA, seriam derrotados e morreriam da mesma maneira. Seriam arrastados para fora da cidade e mortos por estranhos; uma referência aos babilônios.
11.13 — A reação de Ezequiel demonstrava que Pelatias, um dos líderes corruptos da cidade (v. 1), foi morto por Deus como prova inegável de que a mensagem do profeta se cumpriria. O próprio Ezequiel ficou surpreso e perguntou se isso significava que o Senhor não preservaria UM REMANESCENTE (Eequiel 9: 8).
11.14-25 — Nesse trecho, Deus responde à preocupação de Ezequiel de não haver um remanescente justo.
O Senhor assegura ao profeta que alguns cidadãos estavam sendo preservados, sua descendência retornaria a Israel e receberia um novo derramamento do Espírito de Deus (v. 14- 21).
Quando o Espírito do Senhor deixa Jerusalém (v. 22,23), a visão de Ezequiel finda, e ele está de volta à Babilônia, onde ele conta aos exilados o que acontecera (v. 24,25).
11.14-21 — Deus fez promessas ao remanescente de Israel com menções sobre o
PRESENTE (Ezequiel 11: 14-16) e o
FUTURO (Ezequiel 11: 17-20).
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