Seja bem-vindo. Hoje é

O RIO DOCE MORREU DIZ ÍNDIOS DO BRASIL EM MINAS GERAIS EM NOVEMBRO DE 2015 CADE LUTO NACIONAL DO POVO DO BRASIL MUITOS MORREM NO BRASIL E NIGUEM FALA NADA O POVO TEM QUE SE VALORIZAR POR COISA DO BRASIL

'Não podemos pescar, não podemos tomar banho, o rio morreu para nós'

Resultado de imagem para INDIOS KRENAK RIO DOCE MORREU
16 novembro 2015 Atualizado pela última vez 07:46 BRST 09:46 GMT
"Não podemos tomar banho, não podemos pescar...O rio morreu para nós", disse à BBC Brasil o indígena Aiá Krenak, enquanto contemplava as plácidas águas do rio Doce, contaminadas pela lama espessa que escoa há dez dias de duas barragens de rejeitos de Mariana, a 100 km de Belo Horizonte.
Resultado de imagem para INDIOS KRENAK RIO DOCE MORREU  Resultado de imagem para INDIOS KRENAK RIO DOCE MORREU
Os krenak vivem em uma tribo de cerca de 350 índios atravessada pelo rio, a poucas dezenas de quilômetros da fronteira entre Minas Gerais e Espírito Santo. Tida como sagrada há gerações, toda a água utilizada pelos índios para consumo, banho e limpeza vinha dali.VEJA VIDEO A SEGUIR...




Resultado de imagem para INDIOS KRENAK RIO DOCE MORREU
"Vi muito peixe morto, quase desmaiei, de tanto chorar", contou Dejanira de Souza Krenak, outra moradora da tribo.
À BBC Brasil, os índios informaram que foram notificados por uma decisão judicial que determina que eles deixem o local em até cinco dias ─ o prazo expira na próxima terça-feira.
Eles prometem continuar lá ─ a menos, dizem, que representantes da Vale apareçam para discutir com eles a recuperação do rio sagrado e um esquema de fornecimento de água por caminhões pipa.
A tribo decidiu interromper a Estrada de Ferro Vitória-Minas, em protesto contra a contaminação do rio Doce, após o rompimento das barragens da mineradora Samarco.
Procurada, a Vale informa que "continua, com apoio da Funai, as tentativas de negociação com o Povo Indígena Krenak para liberação da ferrovia".
A Vale, controladora da Samarco, é dona da linha férrea, por onde transporta minérios para exportação.
Leia também: Índios fecham ferrovia da Vale em MG em protesto contra 'morte de rio sagrado'

Geen opmerkings nie :

Plaas 'n opmerking

AddToAny

Página