Seja bem-vindo. Hoje é

Pesquisa determina a partir de meteoritos que Lua tem 4,47 mil milhões de anos em 2015


Um grupo de cientistas conseguiu determinar que a Lua tem 4,47 mil milhões de anos com uma inovadora análise dos meteoritos que foram expelidos no momento da criação do satélite, cujos destroços acabaram por vir parar à Terra, segundo um estudo publicado na revista Science.

Um grupo multidisciplinar de cientistas da NASA, da Universidade do Arizona e Instituto Superior de Estudos Teológicos (ISET) descobriu marcas do momento de criação da Lua nos destroços dos meteoritos rochosos que chegaram à Terra há milhões de anos.

17/04/2015

Os especialistas concluíram que a Lua se formou a partir do «maior impacto» da história do Sistema Solar, quando um protoplaneta (pequeno corpo celeste considerado um embrião planetário) colidiu com o corpo celeste que mais tarde se transformaria na Terra.

Não se sabe exactamente quando é que aconteceu este impacto, pois os cientistas continuam a debater a idade das amostras de solo e rochas lunares que os astronautas trouxeram de volta à Terra das missões Apolo.


No entanto, os pesquisadores descobriram que, no momento do choque, meteoritos de mais de um quilómetro de comprimento colidiram a uma velocidade acima da normal num cinturão de asteroides.

A superfície dos meteoritos aqueceu acima do normal e deixou atrás de si «um registo permanente do impacto», que permitiu aos cientistas determinarem que a Lua se formou há 4,47 mil milhões de anos, como apontavam outros estudos anteriores.


«Esta pesquisa ajuda-nos a definir as nossas escalas de tempo para saber o que se passou no Sistema Solar», disse Bill Bottke, do Laboratório Lunar e Planetário da Universidade do Arizona.

Os cientistas estão agora a avaliar a possibilidade de utilização destes novos conhecimentos para saber como se formaram outros antigos corpos celestes, como o asteroide gigante Vesta, que se encontra no cinturão de asteroides entre as órbitas de Marte e Júpiter e que abriga centenas de corpos celestes.


A sonda Dawn, da NASA, visitou durante 14 meses, entre 2011 e 2012, este asteroide gigante, e conseguiu registar mais de 30 mil imagens para fornecer aos especialistas dados sobre a composição e a história geológica do Vesta.

Fonte;
http://ovga.centrosciencia.azores.gov.pt/noticia/pesquisa-determina-partir-de-meteoritos-que-lua-tem-447-mil-milhões-de-anos

Geen opmerkings nie :

Plaas 'n opmerking

AddToAny

Página