Aconteceu em 24 de setembro
Rússia destinará US$ 8,3 bilhões à exploração espacial
Governo russo quer criar novos módulos na ISS
24/09/2014
O governo russo alocará 321 bilhões de rublos, aproximadamente US$ 8,3 bilhões, para projetos de voos tripulados e exploração do espaço até 2025, segundo informou na terça-feira, 23, o Vice-Primeiro-Ministro do país, Dmitri Rogozin. O anúncio aconteceu durante uma visita ao Centro de Treinamento de Cosmonautas, onde o vice-premier russo explicou que o montante proposto para o programa espacial federal será aplicado no período de 2016 a 2025 e, particularmente, no desenvolvimento e na exploração da Estação Espacial Internacional (ISS), com a criação de novos módulos e de uma nave espacial automática, projetada para a realização de experimentos em alto vácuo.
Atualmente, os experimentos a bordo da base orbital se efetuam de acordo com o atual programa russo de longo prazo de pesquisas aplicadas, que envolvem a investigação de processos físicos, químicos e biológicos no ambiente espacial.
A Rússia quer aumentar suas pesquisas na Estação Espacial Internacional
Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia
1739 – Nasce o Príncipe Grigori Potemkin, marechal de campo russo, estadista e favorito da Imperatriz Catarina II a Grande. Ele foi responsável por colonizar as estepes ucranianas, conquistadas pela Rússia em guerras com a Turquia. Fundou diversas cidades, entre as quais Sebastopol e Dnepropetrovsk. Grigori Potemkin morreu em 1791.
1801 – A Geórgia Oriental é anexada ao território do Império Russo.
1802 – Morre Aleksander Radishev, escritor, filósofo e poeta russo, condenado à morte em 1790 pela publicação do livro “Uma Viagem de São Petersburgo a Moscou”, no qual criticava o regime de servidão no campo russo. No entanto, Radishev acabou sendo poupado pela Imperatriz Catarina II, que alterou a sua condenação, enviando o escritor para um exílio de 10 anos na Sibéria, onde ele passaria o resto da vida.
1893 – O Hipódromo de São Petersburgo sedia uma das primeiras partidas de futebol da Rússia, entre dois clubes da cidade, o Sport e o Grêmio Esportivo de São Petersburgo.
1911 – Nasce Konstantin Chernenko, presidente do Soviete Supremo da União Soviética e secretário-geral do Partido Comunista de fevereiro de 1984 a março de 1985.
1916 – O piloto russo Constantin Artseulov se torna o primeiro a realizar de forma controlada e intencional a manobra de aviação conhecida como parafuso, na qual a aeronave realiza uma descida em espiral.
1920 – Morre Peter Carl Fabergé, célebre joalheiro russo, mais conhecido por seus famosos ovos de Páscoa, os Ovos Fabergé, produzidos para a Família Imperial russa e que os Czares Alexandre III e Nicolau II ofereciam anualmente aos seus familiares. Os Ovos Fabergé são obras-primas da arte da joalheria. Produzidos com a combinação de materiais como ouro, prata, cobre e pedras preciosas, essas joias são hoje disputadas por colecionadores ao redor do mundo.
1934 – O jornal russo “Pravda” emprega pela primeira vez a expressão “O Grande Timoneiro” para se referir ao líder soberano da União Soviética, Joseph Stalin.
1964 – O jornal “Izvestia” publica uma série de “Propostas para o Aperfeiçoamento da Língua Russa”, que posteriormente seriam empregadas na reforma ortográfica do idioma.
1970 – O robô Luna-16 volta à Terra trazendo amostras do solo lunar. Foi a primeira missão robotizada a pousar na superfície da Lua e retornar à Terra.
1990 – Mikhail Gorbachev anuncia a adoção gradual da economia de mercado na União Soviética.
1993 – É instituída na Rússia a Comissão para os Direitos Humanos.
FONTE; diario da russia
http://brazilianspace.blogspot.com.br/2014/09/russia-destinara-us-83-bilhoes.html
Geen opmerkings nie :
Plaas 'n opmerking