País precisa investir R$ 1 trilhão até 2030 em rodovias, ferrovias, hidrovias, portos e aeroportos - o equivalente a 1,17% do PIB, diz estudo da Poli-USP
Trevo: Entroncamento das rodovias que passam pelo município de Pouso Alegre, em Minas Gerais
São Paulo - Um trilhão de reais: é este o valor que o Brasil precisa investir em infraestrutura de transportes até 2030 para se equiparar ao padrão de países como Rússia e Austrália.
23/09/2014
A conclusão é de um estudo do núcleo de Real Estate da Escola Politécnica da USP assinado pelos professores Claudio Tavares de Alencar e João da Rocha Lima Júnior com o mestrando Flávio Abdalla Lage e apresentado no final da semana passada na 14ª Conferência Internacional da LARES (Latin American Real Estate Society).
Este número parte de cálculos do ITF (Fórum Internacional de Transportes) em 47 países do mundo, que mostram uma média de investimento em infraestrutura de transportes de 1,17% do PIB anuais entre 2002 e 2013.
No Brasil, este 1,17% do PIB por ano equivale a um total de R$ 1,09 trilhão até 2030, já considerando o crescimento estimado para o período.
O Programa de Investimento em Logística (PIL) lançado em meados de 2012 prevê dobrar os investimentos na área, mas com um valor total de cerca de R$ 240 bilhões – ou seja, só um quarto do necessário.
Mesmo com menos recursos previstos, o plano do governo parte das mesmas conclusões do estudo. A primeira é que o financiamento público não será suficiente para melhorar nossa infraestrutura.
Os aportes do Tesouro para o BNDES já aumentaram muito nos últimos anos, então a única solução possível é melhorar o ambiente institucional para turbinar o mercado de crédito de longo prazo, além de multiplicar as concessões.
A segunda conclusão é que o Brasil precisa variar seu foco. O país depende demais do modal rodoviário, que sempre foi o foco dos nossos investimentos públicos apesar do alto custo relativo.
Como ele responde por 58% do transporte de cargas, no entanto, ainda precisa ser o maior destino de recursos, já que a malha é deficitária e pouco pavimentada:
Malha total (Km)
% pavimentada
Movimentação anual de cargas (Milhões T*Km)
Brasil
1,5 milhão
14%
485.625
China
4,1 milhões
64%
5.137.474
Rússia
1 milhão
80%
247.936
Canadá
1,4 milhão
40%
136.393
Alemanha
643 mil
100%
468.900
Austrália
823 mil
43%
194.906
E nem assim tudo estaria resolvido: “para se chegar em níveis mundiais de qualidade seriam necessárias a construção e pavimentação de 814 mil e 772 mil quilômetros de rodovia, respectivamente. Dado que o país levou cerca de 86 anos para construir e pavimentar 221 mil quilômetros, torna-se impossível executar tudo no período”, diz o estudo.
Uma alternativa interessante para países de dimensões continentais e grande volume de produção de produtos de baixo valor agregado como o nosso é o transporte ferroviário.
É por isso que o estudo recomenda duplicar a malha de 30 mil para 60 mil quilômetros ao custo de R$ 364 bilhões, além de investir cerca de um quarto desse valor no transporte por rios e mar.
Transporte
Investimento necessário (em R$)
Rodoviário
607 bilhões
Ferroviário
364 bilhões
Hidroviário/Marítimo
85,5 bilhões
Aéreo
33,3 bilhões
Total
1,09 trilhão
Emergentes
Acredite: estes 10 países têm a logística melhor que a nossa
Turquia, Vietnã e Filipinas estão entre as nações que ficaram na frente do Brasil em ranking de logística do Banco Mundial
São Paulo - Divulgado na última sexta-feira, o último relatório de logística do Banco Mundial não traz boas notícias para o Brasil.
O país caiu 20 posições e ficou no 65º lugar entre 160 países.
No top 15, os europeus e asiáticos de sempre - mas não são só os países desenvolvidos que estão na nossa frente.
Veja a seguir 10 países que você não imaginava que tinham uma logística melhor do que a nossa (pelo menos de acordo com os especialistas ouvidos pelo Banco Mundial):
Fonte;EXAME.com
https://exame.abril.com.br/economia/r-1-tri-e-quanto-requer-nossa-infraestrutura-de-transporte/
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