Seja bem-vindo. Hoje é Sexta-feira, 04 de abril de 2025

Cientistas usam 'telescópio cósmico' para identificar galáxia distante EM 2012

 
Grupo de estrelas serve como lente para amplificar luz de corpos celestes.
Pesquisa revela galáxia que pode ser a mais longínqua já vista.

Imagem mostra o grupo de galáxias que serviu
como 'lente cósmica'. (Foto: Nasa/Divulgação)

A agência espacial Americana Nasa divulgou nesta quinta-feira (15) a imagem de uma galáxia que pode ser a mais distante já vista pelo homem.

16/11/2012

Para identificá-la, os astrônomos usaram o telescópio espacial Hubble, e ainda tiveram uma “mãozinha” de um fenômeno segundo o qual grandes grupos de galáxias desviam a luz de outras galáxias que estão atrás delas com sua gravidade, atuando como "lentes cósmicas".

Isso permitiu que a nova descoberta, que ganhou o nome de MACS0647-JD, fosse observada com até oito vezes mais claridade. Um grupo de pesquisa liderado por Marc Postman, do Instituto de Ciência Telescópica Espacial, em Baltimore, nos EUA, é especializado em usar essas “lentes cósmicas”.

Segundo a Nasa, a luz da MACS0647-JD viajou 13,3 bilhões de anos até chegar à Terra. Isso significa que as imagens obtidas dela são de cerca de 420 milhões de anos após o Big Bang, a grande explosão que, em teoria, deu origem ao universo. A galáxia observada é bem menor que a Via Láctea, ressalta a Nasa.


Imagem divulgada pela Nasa mostra, no destaque, a 'pequena' galáxia MACS0647-JD, recém-identificada. (Foto: Nasa/Divulgação)
Fonte;g1
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/11/cientistas-usam-telescopio-cosmico-para-identificar-galaxia-distante.html

Geen opmerkings nie :

Plaas 'n opmerking

AddToAny

Página