FRIO E ATE NEVE NO BRASIL EM ABRIL DE 2016



Frio bate recordes em muitas capitais

Todas as capitais da Região Sul e do Centro-Oeste do Brasil, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Branco Porto Velho bateram recorde de frio na madrugada desta quinta-feira, 28/04/16.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura mínima em São Paulo foi a menor para um dia de abril desde 2014, quando fez 12,0°C.
Em Porto Alegre, a temperatura registrada nesta quinta-feira, 28, foi a menor para um dia de abril desde 2008, quando fez 7,0°C.
Em Curitiba, a temperatura mínima foi a menor desde 1968, quando também fez 3,8°C. Geou ao amanhecer.
Confira as temperaturas mínimas registradas pelo Instituto Nacional de Meteorologia.


O internauta Wesley Martins registrou a geada em Curitiba. Confira as imagens!




Ar polar domina o Brasil

  29/04/2016 
Os meteorologistas que fazem previsão do tempo, que analisam diariamente as altas e baixas pressões atmosféricas, onde estão as frentes frias, as subidas e descidas da temperatura estão abismados com a situação meteorológica do fim de abril de 2016, aliás com todo este abril. É raro ver uma massa de ar polar tão extensa como esta que atua sobre o Brasil.
O ar polar literalmente dominou o Brasil! É o que se conclui quando se observa a queda da temperatura nos últimos quatro dias sobre o país. A grande e forte massa de ar polar que avançou sobre a América do Sul já está no limite entre as Regiões Norte, Sudeste e Nordeste do Brasil e pelo interior do Amazonas atingiu a linha do Equador. Só massas polares de grande extensão e força conseguem alcançar o Norte do Brasil, mas em geral a porção mais ao sul da Região. Poucas massas polares chegam ao extremo norte do país.



Quase todo o Amazonas passou a quinta-feira imerso no ar polar e que causou uma queda de temperatura muito acentuada, uma friagem realmente forte. Cidades do sul do Amazonas registraram até 15°C, um valor muito baixo em qualquer época do ano.  Na maior parte do estado, a temperatura nesta quinta-feira não passou dos 27°C. Em São Gabriel da Cachoeira, que está a apenas 0,12° abaixo a linha do Equador, a temperatura entre os dias 27 e 28 de abril caiu 5°C. A mesma coisa aconteceu em Manaus, onde o ar polar também foi sentido o dia todo. No dia 27 a temperatura chegou aos 34°C e na quinta, 28, o termômetro parou nos 29°C. O que impressiona é queda brusca da temperatura em 24 horas, o que não é comum nesta região. Áreas no sul do Pará e do Tocantins também sentiram o vento frio da enorme massa polar.


A friagem que atingiu Rondônia e o Acre foi intensa. Nesta quinta-feira, Rio Branco e Porto Velho registraram recordes de madrugada mais fria e de tarde mais fria do ano.
A sexta-feira amanhece fria no centro-sul do Amazonas, Acre e em Rondônia. O ar polar se afasta devagar e ainda será sentido à tarde, mantendo a temperatura amena, para os padrões da Região Amazônica. A temperatura retorna à normalidade no fim de semana.

Mais ar polar
Um segundo centro de ar polar (A2), também forte, era observado nesta quinta-feira no sul da Argentina. Esta nova massa polar também avança em direção ao centro-norte da Argentina e dará um reforço à forte massa polar (A1) que já domina o Brasil. Isto vai prolongar a atuação do ar polar sobre o país.  A diminuição do frio só deve realmente ocorrer no fim da próxima semana.




Onde já nevou no Brasil?









Bonfim Paulista, SP
Já caiu neve nos estados do Sul e Sudeste (exceto Espírito Santo) e também em cidades do Mato Grosso do Sul, no Centro-Oeste. A neve é formada em nuvens com temperatura interna abaixo de 0oC, e no Brasil inteiro há nuvens assim. No entanto, para ela chegar ao chão, a temperatura do ar entre a nuvem e o solo não pode ser positiva em nenhum ponto. Caso contrário, os flocos de gelo derretem e viram gotas de água. No Sul, a neve é mais frequente. Em 2013, 25 cidades do Rio Grande do Sul registraram o fenômeno. Nevou até em Curitiba (PR) e na grande Florianópolis (SC). O acúmulo de neve por aqui, no entanto, costuma ser pequeno: embora já tenha chegado a mais de 1 m de espessura, raramente ultrapassa 10 cm.

No Sudeste, há registros de neve no Parque Nacional de Itatiaia, entre RJ e MG. Em SP, já caiu neve em Cunha e Campos do Jordão

Casos históricos de neve no país

Vacaria, RS, 1879

Um jornal gaúcho publica que, em 7 de agosto, caiu tanta neve que os bois ficaram apenas com os chifres de fora.

São Joaquim, SC, 1957
Neva por oito horas. A cidade fica coberta por sete dias e a Força Aérea Brasileira precisa ajudar enviando medicamentos.

Caxias do Sul, RS, 1975

Primeira partida de futebol com neve no Brasil. O Juventude vence o Inter de Santa Maria por 2 x 0 num campo esbranquiçado.
Santa Catarina, 2013
Há precipitação de neve em um terço das cidades. No Brasil, não há registros anteriores em área tão ampla.
Fontes Site da Biblioteca Nacional
Consultoria Augusto Pereira Filho, Carlos Morales e Fabio Gonçalves, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, da USP
FONTE;http://www.climatempo.com.br/noticia/2016/04/28/frio-bate-recordes-em-muitas-capitais-1308
28/04/2016 às 12:32
por Angela Ruiz 29/04/2016 às 00:40
por Josélia Pegorim






Geen opmerkings nie:

Plaas 'n opmerking