Em 2008, o estatístico Nate Silver, no seu blog FiveThirthyEight (538, o número de votos do colegio eleitoral americano), previu os resultados das eleições presidenciais em 49 dos 50 estados. Só errou em Indiana. O feito rendeu um emprego no "New York Times".
10/06/2014
Com sua capacidade de cálculo, ele ganhou muito dinheiro com pôquer, mas fez fama também no beisebol, quando criou um sistema para medir a performance dos jogadores e quem contribuía mais com o time.
O método dele inspirou o filme "O Homem que Mudou o Jogo", com Brad Pitt como o técnico de um time medíocre que contrata um "nerd", como Nate Silver, e cria um time sem estrelas, com jogadores baratos, mas eficientes.
Agora, no mesmo blog FiveThirthyEight, Silver faz um prognóstico para a Copa do Mundo: o Brasil é, de longe, o time com mais chance de ganhar. "À procura de um dos favoritos da Copa do Mundo? Tudo o que você realmente precisa saber é o seguinte: A Copa do Mundo começa na quinta-feira em São Paulo, e é muito difícil de vencer o Brasil no Brasil.", escreve Silver no blog
Com previsões baseadas no Soccer Power Index (SPI), um algoritmo que desenvolvido por Silver em conjunto com a ESPN, a conclusão é que o Brasil é o grande favorito, com uma chance de 45% de ganhar a Copa do Mundo, bem à frente da Argentina (13%), Alemanha (11%) e Espanha (8%) .
Em um artigo, Silver explica detalhadamente o método que o fez chegar a esses números. Em uma tabela interativa, aparecem as probabilidades calculadas por ele para cada jogo. O estatístico promete atualizar suas previsões na medida em que o campeonato se desenrole.
fonte;g1
A verdade é esta: http://caosurbanobh.blogspot.com/2014/07/a-derrota-do-brasil-para-alemanha-na.html
AntwoordVee uit