Monsanto paga US $289 milhões para o homem que afirma que o herbicida causou câncer em 2018


Monsanto paga US $289 milhões para o homem que afirma que o herbicida causou câncer


FOTO: Um júri dos EUA ordenou que a Monsanto pague indenização compensatória a DeWayne Johnson, dizendo que o herbicida da empresa contribuiu para seu câncer. (AP: Josh Edelson)
O gigante do agronegócio Monsanto foi condenado a pagar US $ 289 milhões (US $ 396 milhões) a um ex-zelador de escola morrendo de câncer, com um júri de San Francisco dizendo que o popular matador de ervas daninhas de Roundup contribuiu para sua doença.

12/08/2018




O processo foi o primeiro a ir a julgamento entre centenas de pessoas nos tribunais estaduais e federais dos EUA alegando que o Roundup causa o linfoma não-Hodgkin, o que a Monsanto nega.

Os jurados do Tribunal Superior da Califórnia concordaram que o produto contribuiu para o câncer de Dewayne Johnson e que a empresa deveria ter fornecido um aviso de advertência sobre o possível risco à saúde.

Os advogados de Johnson pediram e ganharam US $ 39 milhões em danos compensatórios e US $ US $ 250 milhões dos US $ US373 milhões que eles queriam em indenizações punitivas.

"Este júri considerou que a Monsanto agiu com malícia e opressão porque sabia que o que estava fazendo era errado e fez isso com indiferença despreocupada pela vida humana", disse Robert Kennedy Jr., membro da equipe jurídica de Johnson"

"Isso deve enviar uma mensagem forte para a diretoria da Monsanto."


FOTO: O glifosato é o ingrediente ativo do Roundup da Monsanto. (Rose Grant: ABC Rural)
A Monsanto negou um vínculo entre o ingrediente ativo do Roundup - o glifosato - eo câncer, dizendo que centenas de estudos estabeleceram que o glifosato é seguro.

Johnson usou o Roundup e um produto similar, Ranger Pro, como gerente de controle de pragas em um distrito escolar da Baía de São Francisco, disseram seus advogados. Pulverizou grandes quantidades de um tanque de 189 litros preso a um caminhão e, durante os ventos tempestuosos, o produto cobria seu rosto, disse um de seus advogados, Brent Wisner.

Em um exemplo, uma mangueira quebrou e o matador de ervas daninhas ensopou seu corpo inteiro.

Johnson leu o rótulo e até entrou em contato com a empresa depois de desenvolver uma erupção, mas nunca foi avisado que poderia causar câncer.

Ele foi diagnosticado com linfoma não-Hodgkin em 2014 aos 42 anos.

"O simples fato é que ele vai morrer. É só uma questão de tempo", disse Wisner ao júri em seu discurso de abertura no mês passado.

Mas George Lombardi, advogado da Monsanto, disse que o linfoma não-Hodgkin leva anos para se desenvolver, então o câncer de Johnson deve ter começado bem antes de ele começar a trabalhar no distrito escolar.

A Agência de Proteção Ambiental dos EUA diz que o ingrediente ativo do Roundup é seguro para as pessoas quando usado de acordo com as instruções do rótulo.

No entanto, a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer, com sede na França, que faz parte da Organização Mundial de Saúde, classificou-o como "provável carcinógeno humano" em 2015. E a Califórnia adicionou glifosato à sua lista de produtos químicos conhecidos por causar câncer.

AP

FONTE: http://www.abc.net.au/news/2018-08-11/mo...r/10109352

 http://forum.antinovaordemmundial.com/Topico-monsanto-paga-us-289-milh%C3%B5es-para-o-homem-que-afirma-que-o-herbicida-causou-c%C3%A2ncer#ixzz5Nszb5Xr9

Geen opmerkings nie:

Plaas 'n opmerking