27/02/2018
LINK VIDEO POR QUE ALEMÃES USAVAM CAVEIRAS NOS SEUS UNIFORME;
https://www.youtube.com/watch?v=BhzS2Z8jE0Y
28/02/2018
O significado caveira de modo geral pode significar uma transformação com o início de uma nova fase. Indica também estados de transição e de mortalidade.
O desenho de uma caveira pode indicar muitos significados, dentre eles efeitos negativos, perigo, morte, transformações na vida e até mesmo evidenciar festas tradicionais, entre muitos outros.
Veremos a partir de agora o significado caveira e as suas interpretações.
Simbolismo e Significado Caveira
Ciência
Para a ciência, a caveira significa um conjunto de ossos que formam a face e todo o crânio de um ser humano ou animal.
É dentro dela onde fica guardado o cérebro que comanda todas as sensações que movimentam as pessoas e também dos animais. É dessa forma, encontrada nela o centro de comando do corpo.
Alquimia
Os alquimistas quando realizavam operações de transmutação geralmente utilizavam do crânio como forma de receptáculos.
Troféu
Algumas tribos e culturas antigas, como os Maoris, utilizavam as caveiras como troféus. Geralmente os guerreiros quando em guerra matavam seus adversários e cortavam suas cabeças.
Essas cabeças se transformavam em caveiras que eram guardadas como em coleção sendo exibidas na forma de troféu e também para intimidar os demais adversários.
Também nesse mesmo sentido, os caçadores costumam cortar a cabeça das suas caças e guardam as caveiras no intuito de pegar para si todos os atributos do animal caçado.
Oferenda
Em tempos antigos era muito frequente a utilização das cabeças e suas caveiras como forma de oferenda aos deuses, em forma de sacrifícios.
Ainda nos dias atuais é possível encontrar grupos de caçadores que agem do mesmo modo: Às vezes podem ser as oferendas ou simplesmente presentear alguém ou guardar como prova de sua bravura.
Morte
A caveira também comumente é associada com as questões relativas à morte. Por esta razão seu uso pode indicar um possível perigo e demais situações que conduzam efeitos negativos às pessoas e aos animais.
Como exemplo, cita-se as substâncias tóxicas, como o veneno, ou os choques elétricos que podem causar problema capazes o suficiente de tirar a vida de pessoas ou animais.
Nesse mesmo sentido, a caveira é indicativa de uma mudança na vida, representando a chegada de um novo ciclo ou fase.
Bandeira Pirata
Quando se tem uma imagem de caveira que existem dois ossos cruzados sobre ela é indicativo da bandeira dos piratas, que eram comummente conhecidos também como Jolly Rogers.
Cada navio possuía a sua bandeira, mas sempre com o desenho básico da caveira cruzada.
Caveira sobre ossos cruzados
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Símbolo químico de perigo para produto tóxico.
A caveira (crânio) sobre ossos cruzados é um símbolo que consiste de um crânio humano e dois ossos longos cruzados juntamente sob o crânio. É geralmente utilizado como um aviso de perigo, normalmente em relação a substâncias tóxicas, tais como produtos químicos mortais (venenos), e eletricidade.
Adoção pela pirataria
Jolly Roger, bandeira tradicional dos piratas
Ver artigo principal: Jolly Roger
Variações da caveira e ossos cruzados têm sido usados por diversas forças militares. A mais importante é sobre as bandeiras de piratas, o "Jolly Roger".[1]
Adoção por sociedades secretas[editar | editar código-fonte]
Logo do Skull and Bones
O crânio e ossos cruzados foi usado por muitas fraternidades universitárias estadunidenses e sociedades secretas fundadas nos séculos XIX e XX. O exemplo mais conhecido desse uso é a sociedade Skull and Bones, uma sociedade secreta na Universidade de Yale que deriva o seu próprio nome do símbolo. Outras fraternidades colegiais que usam o crânio e os ossos de alguma forma em seus símbolos públicos incluem, mas não se limitam a: Delta Sigma Pi, Pi Kappa Alpha, Kappa Sigma, Sigma Phi Epsilon, Phi Kappa Sigma Tau Kappa Epsilon, Chi Psi e Zeta Beta Tau e Sigma Sigma Sigma e Chi Omega. Outros grupos fraternais também usam o caveira e ossos cruzados em seu simbolismo e / ou em seus rituais secretos fraternos. Esses grupos incluem os Cavaleiros de Colombo, assim como o grau Cavaleiros Templários da Maçonaria. [carece de fontes]
No uso nas fraternidades, da caveira e ossos cruzados - juntamente com esqueletos completos e o crânio sozinho - são um tema muito comum devido à sua associação comum com a morte. O significado destes símbolos variam de grupo para grupo. Para alguns, eles são um lembrete simbólico de mortalidade.[2] Para outros, o símbolo tem uma referência religiosa (como acontece com os Cavaleiros Templários Maçônicos, para a qual o crânio e os ossos simbolizam o Gólgota, (o local da crucificação de Jesus). Outro uso comum das fraternidades é um aviso em que a caveira e ossos cruzados simbolizam um terrível aviso contra a trair os segredos do grupo e / ou não de manter o juramento.
Ver também[editar | editar código-fonte]
Bucrânio
Referências
↑ Sérgio Pereira Couto (2006). A HISTORIA SECRETA DOS PIRATAS. [S.l.]: Universo dos Livros
↑ Sangeet Duchane (2004). O PEQUENO LIVRO DA FRANCO-MAÇONARIA. [S.l.]: Pensamento-Cultrix
FONTE;https://symbolismofthings.com/significado-caveira-simbolismo/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Caveira_sobre_ossos_cruzados
Geen opmerkings nie:
Plaas 'n opmerking