O metrô de Estocolmo é um dos mais assombrados do mundo. Existe uma série de histórias sobre trens fantasmas que andam em rotas proibidas na capital sueca, que deixam todos os passageiros de cabelo em pé.
O medo chegou ao ponto do metrô ter deixado de operar 24 horas para evitar problemas à noite. Foram recolhidos e sumiram do mapa. As histórias envolvendo a chamada locomotivapoltergeist do metrô sueco começaram em 1965.
Nesse ano, a empresa comprou oito carros prateados sem pintura para a frota da capital. Esse tipo de trem de metal cru era uma opção mais barata que os pintados e o governo sueco queria testar para ver se veículos de baixo custo eram viáveis.
Por causa da cor, o trem foi apelidado de Flecha de Prata e aí as histórias de fantasma começaram. Como era de se esperar, esses trens não eram lá muito populares na capital sueca, principalmente por qualquer sujeira ser aparente e o governo não gastar um centavo sequer com decoração dos vagões.
Não demorou para inúmeras lendas surgirem a respeito dos vagões Flechas de Prata. A primeira das histórias sinistras dizia que se você tomasse o trem prata, você ficaria dentro dele por horas, mas nunca chegaria a sua estação.
Pior: você pararia num limbo entre duas estações desativadas e provavelmente ficaria perdido por lá durante muito tempo. Até dias! Já Bengt af Klintberg, especialista sueco em lendas urbanas e teorias da conspiração, tem uma outra versão ainda mais assustadora da história.
Segundo ele, funcionários do metrô diziam que o trem fantasma é visto sempre após a meia noite, com passageiros que parecem zumbis e que estavam lá por semanas, sem praticamente se mexerem. Pode ser tudo baboseira, mas os passageiros simplesmente começaram a se recusar a entrar nos vagões prateados.
Alguns disseram que era mera precaução, mas as pessoas simplesmente evitavam os prateados. Nos anos 70 o governo sueco abriu uma nova estação na área Kymlinge, uma região menos desenvolvida que o governo sueco esperava desenvolver novamente.
Mas a demanda de passageiros não veio como era esperado e a estação ficou abandonada, atraindo fantasmas e histórias de terror. Quem diz isso são os próprios suecos, que diziam que "Somente os mortos saiam em Kymlinge".
Não demorou nada para que as duas lendas se juntassem e todos simplesmente se recusassem a usar o metrô de Estocolmo. Mesmo assim o sistema de metrô continuou a usar os trens pratas até 1995, quando eles finalmente foram aposentados.
A história assustadora até virou filme por lá, e ainda hoje desperta um certo medo. Mas as lendas continuam por lá, com pessoas se recordando dos assombros e de passageiros que possivelmente sumiram, embora o governo jamais tenha confirmado nada.
Parte dos trens pratas foram enviados para a Academia de Polícia de Estocolmo, enquanto os outros foram pintados, mas as pessoas continuam ressabiadas.
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