Coberta por lava, aldeia no México virou 'cápsula do tempo' de civilizações antigas em 2015






Aldeia pré-hispânica está coberta por lava há mais de mil anos e se encontra dentro de uma das capitais mais populosas do mundo, a Cidade do México


Ela é chamada de "cápsula do tempo".


Trata-se de uma aldeia pré-hispânica que foi coberta por lava há mais de mil anos e que se encontra dentro de uma das capitais mais populosas do mundo, a Cidade do México.

Arqueólogos acreditam que neste lugar há informações valiosas sobre o desenvolvimento da região no período compreendido entre os anos 1.200 a.C. e 400 a.C..

20/04/2015



Foi ali que se estabeleceram algumas das principais sociedades antigas do continente americano, como os astecas.
Viagem no tempo


A aldeia tempo se encontra ao sul da capital mexicana, na zona de Cuicuilco, uma das primeiras áreas de pesquisa arqueológica do país.




Os vestígios localizados até agora revelam que estes povos conviviam com a atividade do vulcão Xitle, um dos cinco desta área.




Mas uma súbita erupção, que pode ter ocorrido entre 627 a.C. e 630 a.C., os obrigou a fugir.




Ao fazer isso, deixaram para trás seus pertences, que, ao serem cobertos por lava, foram conservados por séculos.




Por isso a aldeia é considerada por cientistas como uma cápsula do tempo.
Indícios de civilização


Os primeiros objetos foram encontrados entre 1917 e 1924, quando foram escavados quatro túneis para localizar a aldeia sob seis metros de rocha vulcânica.




No entanto, este trabalho foi abandonado por décadas, até ser retomado recentemente pelo Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do México.

Na nova investigação, foi encontrada o que poderia ser a fundação de uma casa.

Também foram achados pedaços de cerâmicas, estatuetas e facas de pedra que ainda conservam seu fio.
O fato de as facas ainda serem cortantes pode indicar, por exemplo, que elas eram mais usadas para rituais do que como instrumento de caça.

É um achado valioso, segundo arqueólogos, porque estes itens trazem indicações de como era a vida cotidiana dos primeiros povos da América.


Pirâmide esconde túnel com mais de 50 mil peças arqueológicas no México

Escultura na forma de um rosto é encontrada abaixo do cume do Templo Quetzalcoatl, no sítio arqueológico de Teotihuacan, no México. No túnel de 103 metros foram descobertas mais de 50.000 oferendas, segundo especialistas. "Os resultados são notáveis e nos permitiram rever nossas ideias sobre Teotihuacan", disse o arqueólogo mexicano Sergio Gomez durante uma entrevista sobre os avanços no túnel que permaneceu oculto por tantos anos Leia mais EFE/INAH


FONTE;UOL/Da BBC Mundo na Cidade do México
12/04/201511h00

Geen opmerkings nie:

Plaas 'n opmerking