EVIDÊNCIAS: Quem Foi Pôncio Pilatos?



Quem foi e como morreu Pilatos? Sem dúvidas uma das pessoas mais marcantes do Cristianismo, Pôncio Pilatos foi um governador controverso, pois, mesmo tendo pulso firme com alguns, lavou as mãos perante Jesus.





14/03/2015



ASSISTA ABAIXO;



Morte de Pilatos o que condenou Jesus



Jesus perante Pôncio Pilatos





Os Livros Apócrifos e Pseudo-Epigráficos sempre foram motivos de intensos e acalorados debates sobre o assunto. Já foi discutida a sua canonicidade ou não canonicidade, se são de fato livros inspirados ou não. Dentre os assuntos que se prolongam sobre eles há questões como: Qual destes livros era utilizado pelos judeus ou pela igreja primitiva ?


 Quais deles contém a mensagem do evangelho e quais deles são perversões a esta mensagem ? Quais partes deles são citadas na Escritura Sagrada ? Independente de qual for o livro apócrifo : Inspirado ou não, utilizado ou não, contendo a mensagem do evangelho ou não, citado ou não citado na Bíblia. 

Na maioria das vezes a postura que se tem quanto a estes livros é de desequilíbrio. Vê-se de uma certa parte de seus leitores uma postura em que aceita-se tudo o que o livro diz sem discernimento algum. E ainda mais quando supostas autoridades determinaram como sendo válidos, acabam legitimando o que não é legitimo. Já outra postura quanto aos apócrifos é determinar não ler livro apócrifo algum. Uma cultura de medo é incutida na mente das pessoas, em alguns casos chega-se até a fobia. 

A motivação para tal na maioria das vezes é externa, fazendo com que a pessoa sinta-se segura psicologicamente por ter a aprovação da maioria e ser obediente a voz uniformizadora e emburrecedora que lhe tornará um eterno dependente. 

A motivação também pode ser individual em casos em que simplesmente, olha-se algo que não entende, ou que não é de acordo com a fé praticada e a partir daí conclui-se de que todos os livros apócrifos não têm nada a ensinar "jogando fora a água suja, joga-se fora também a bacia e o bebê que estava dentro". 

Os livros apócrifos e pseudo-epigráficos, exigem sensatez no estrito sentido da palavra para avaliação de sua mensagem, há que ter bastante prudência para não sair falando o que o livro não falou, ou cego pelo determinismo dogmático omitir algo de belo e precioso contido no livro apenas porque em algum pequeno detalhe não concorda com o que aprendeu de terceiros. 

Para quem os aprecia, sabe-se que seu valor imenso!!! Para quem aprecia a Bíblia, sabe que são os livros mais próximos dela. Além de conteúdo histórico. E que trazem diversas lições de vida, amor e fé!!! E também de luz para aqueles que querem compreender aquilo que ainda estava para si obscuro. 

Como qualquer outro livro, na mão errada pode se tornar danoso, mas para aqueles que tem as faculdades exercitadas para julgar não somente o bem, mas também o mal(Hb 5:14) torna-se grande instrumento de exercício de discernimento e mais ainda, para uma compreensão completa de fatos, vistas e pensadas apenas por si mesmos.

Geen opmerkings nie:

Plaas 'n opmerking