11/10/2015
PV:13:7-11
Alguns fingem que são ricos e nada têm; outros fingem que são pobres, e têm grande riqueza.
As riquezas de um homem servem de resgate para a sua vida, mas o pobre nunca recebe ameaças.
A luz dos justos resplandece esplendidamente, mas a lâmpada dos ímpios apaga-se.
O orgulho só gera discussões, mas a sabedoria está com os que tomam conselho.
O dinheiro ganho com desonestidade diminuirá, mas quem o ajunta aos poucos terá cada vez mais.
Sábios são os que se beneficiam da sabedoria disponível no Universo, que está acessível a todos quando a atenção está voltada para o interior; quando nos permitimos sentir, observar os pensamentos, as emoções e o amor.
Sabedoria é o ato de se recolher e permitir que a expressão mais sublime do Universo aconteça em nosso ser.
É a aventura de se deixar levar para o desconhecido; direcionando nossa percepção ao que é sensível; ao que é permitido pela vida descobrir; sentir e apaixonar-se pelo conhecimento por nós desvendado.
Merecemos tal alegria.
O sentido bíblico de sabedoria dá ênfase ao bom critério, baseado em conhecimento e entendimento; a faculdade de usar o conhecimento e o entendimento com bom êxito para solucionar problemas, evitar ou prevenir perigos, atingir certos objetivos ou aconselhar outros neste sentido. Ela é o oposto da tolice, da estupidez e da estultícia, com que freqüentemente é contrastada. — De 32:6; Pr 11:29; Ec 6:8.
Os termos básicos com o sentido de sabedoria são o hebraico hhokh‧máh (verbo: hha‧khám) e o grego so‧fí‧a, com suas formas aparentadas. Existe também a palavra hebraica tu‧shi‧yáh, que pode ser traduzida por “trabalho eficiente” ou “sabedoria prática”, e as gregas fró‧ni‧mos e fró‧ne‧sis (de fren, a “mente”), relacionadas com “sensatez”, “discrição” ou “sabedoria prática”.
Sabedoria subentende assim uma amplitude de conhecimento e uma profundeza de entendimento, ou compreensão, que lhe dão o acerto e a clareza de critério característicos da sabedoria. O sábio ‘entesoura conhecimento’, possui uma reserva dele ao qual pode recorrer. (Pr 10:14) Ao passo que a “sabedoria é a coisa principal”, o conselho é no sentido de que “com tudo o que adquirires, adquire compreensão”. (Pr 4:5-7) O entendimento, ou compreensão (termos amplos que freqüentemente abrangem o discernimento), dá força à sabedoria, contribuindo grandemente para a discrição e a previdência, que também são características notáveis da sabedoria. A discrição subentende prudência e pode expressar-se em cautela, autodomínio, moderação ou comedimento. O “homem discreto [forma de fró‧ni‧mos]” constrói sua casa sobre a rocha, prevendo a possibilidade de temporais; o homem tolo constrói a sua sobre areia e sofre desastre. — Mt 7:24-27.
O entendimento fortalece a sabedoria de outras maneiras. Por exemplo, alguém talvez obedeça a certa ordem de Deus por reconhecer a justeza de tal obediência, e isto é sabedoria da sua parte. Mas, se ele obtiver verdadeiro entendimento da razão dessa ordem, o seu bom objetivo e os benefícios decorrentes disso, reforça-se grandemente a determinação do seu coração, de prosseguir neste proceder sábio. (Pr 14:33) Provérbios 21:11 diz que, “por se dar perspicácia ao sábio, ele obtém conhecimento”. O sábio se sente feliz de obter qualquer informação que lhe forneça uma visão mais clara das circunstâncias e condições subjacentes, e das causas de problemas. Assim ele “obtém conhecimento” sobre o que fazer na questão e sabe que conclusões tirar, o que é necessário para solucionar o problema existente. — Compare isso com Pr 9:9; Ec 7:25; 8:1; Ez 28:3;
fonte;http://saibatananet.blogspot.com.br/
Sabedoria
O sentido bíblico de sabedoria dá ênfase ao bom critério, baseado em conhecimento e entendimento; a faculdade de usar o conhecimento e o entendimento com bom êxito para solucionar problemas, evitar ou prevenir perigos, atingir certos objetivos ou aconselhar outros neste sentido. Ela é o oposto da tolice, da estupidez e da estultícia, com que freqüentemente é contrastada. — De 32:6; Pr 11:29; Ec 6:8.
Os termos básicos com o sentido de sabedoria são o hebraico hhokh‧máh (verbo: hha‧khám) e o grego so‧fí‧a, com suas formas aparentadas. Existe também a palavra hebraica tu‧shi‧yáh, que pode ser traduzida por “trabalho eficiente” ou “sabedoria prática”, e as gregas fró‧ni‧mos e fró‧ne‧sis (de fren, a “mente”), relacionadas com “sensatez”, “discrição” ou “sabedoria prática”.
Sabedoria subentende assim uma amplitude de conhecimento e uma profundeza de entendimento, ou compreensão, que lhe dão o acerto e a clareza de critério característicos da sabedoria. O sábio ‘entesoura conhecimento’, possui uma reserva dele ao qual pode recorrer. (Pr 10:14) Ao passo que a “sabedoria é a coisa principal”, o conselho é no sentido de que “com tudo o que adquirires, adquire compreensão”. (Pr 4:5-7) O entendimento, ou compreensão (termos amplos que freqüentemente abrangem o discernimento), dá força à sabedoria, contribuindo grandemente para a discrição e a previdência, que também são características notáveis da sabedoria. A discrição subentende prudência e pode expressar-se em cautela, autodomínio, moderação ou comedimento. O “homem discreto [forma de fró‧ni‧mos]” constrói sua casa sobre a rocha, prevendo a possibilidade de temporais; o homem tolo constrói a sua sobre areia e sofre desastre. — Mt 7:24-27.
O entendimento fortalece a sabedoria de outras maneiras. Por exemplo, alguém talvez obedeça a certa ordem de Deus por reconhecer a justeza de tal obediência, e isto é sabedoria da sua parte. Mas, se ele obtiver verdadeiro entendimento da razão dessa ordem, o seu bom objetivo e os benefícios decorrentes disso, reforça-se grandemente a determinação do seu coração, de prosseguir neste proceder sábio. (Pr 14:33) Provérbios 21:11 diz que, “por se dar perspicácia ao sábio, ele obtém conhecimento”. O sábio se sente feliz de obter qualquer informação que lhe forneça uma visão mais clara das circunstâncias e condições subjacentes, e das causas de problemas. Assim ele “obtém conhecimento” sobre o que fazer na questão e sabe que conclusões tirar, o que é necessário para solucionar o problema existente. — Compare isso com Pr 9:9; Ec 7:25; 8:1; Ez 28:3;
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