O Ministério das Situações de Emergência da Rússia adverte que qualquer asteroide de um ou dois quilómetros de diâmetro poderá levar a uma catástrofe global, no caso de colisão com a Terra.
Os asteroides de mais de um quilômetro de diâmetro são considerados grandes objetos espaciais. Na Terra existem cerca de 120 grandes crateras de asteroides. Na Rússia a maior delas é a cratera de Popigai, localizada no norte da plataforma siberiana. As dimensões da cratera interna superam 75 quilômetros e as da externa –100 km. O sinistro ocorreu há cerca de 36 milhões de anos.Os cientistas afirmam que a queda de um grande meteorito provocou a extinção em massa dos organismos vivos (há cerca de 250 milhões de anos). O outro meteorito, segundo a hipótese de Luis Alvarez, levou à extinção dos dinossauros.
Os objetos relativamente pequenos também representam uma séria ameaça à Terra, visto que suas explosões perto de cidades, como resultado da onda de choque e calor, podem causar danos consideráveis, compatível com uma explosão atômica. A queda do meteorito de Tunguska, em 1908, em uma área desabitada não provocou tais efeitos por mero acaso.
Fonte: Voz da Russia
Geen opmerkings nie:
Plaas 'n opmerking