A "cidade perdida de Atlantis iludiu exploradores há séculos e é quase certo que o material do mito.
Surpreendentemente, porém, uma cidade antiga que é Atlantis em tudo menos no nome surgiu a partir de sob o mar perto de Alexandria - e agora o mundo perdido de Heracleion é desistir de seustesouros.
29/11/2014
Assim como no conto clássico, Heracleion era uma vez um, próspera cidade próspera antes de ser engolida pelo mar cerca de 1.500 anos atrás. Era grande o suficiente para ser mencionado pelo escritor grego Heródoto, o historiador BC século 5º.
Ele disse à fabulosa história de Helena de Tróia, a mulher mais bonita do mundo - ela do rosto que lançou mil navios - viajar para Heracleion, em seguida, uma porta de "grande riqueza", com seu amante Trojan glamourosa, Paris.
Uma estátua colossal de um antigo faraó desconhecido encontra-se em uma barca em uma base naval Alexandrino depois que foi descoberto na antiga cidade submersa de Heracleion
Francês arqueólogo marinho Frank Goddio explica texto na estela de Heracleion em uma barca em uma base naval Alexandrino
Uma estátua colossal de um antigo faraó desconhecido (à esquerda) encontra-se em uma barca em uma base naval Alexandrino depois que foi descoberto na antiga cidade submersa de Heracleion. Arqueólogo marinho francês Frank Goddio (à direita), explica o texto na estela de Heracleion
Franck Goddio e mergulhadores de sua equipe inspecionar a estátua de um faraó
Entre os mais importantes monumentos que foram descobertos na área do templo de Thonis-Heracleion é esta capela monolítica que data do período ptolomaico
Entre os mais importantes monumentos que foram descobertos na área do templo de Thonis-Heracleion é esta capela monolítica que data do período ptolomaico
Mas nenhuma evidência física de uma grande liquidação tais apareceu até 2001, quando um grupo liderado pelo francês Franck Goddio arqueólogo marinho tropeçou em algumas relíquias que os levaram a uma das maiores descobertas do século 21.
Goddio estava em busca de navios de guerra de Napoleão de 1798 Batalha do Nilo, quando foi derrotado por Nelson nestas mesmas águas, mas veio sobre esta descoberta muito mais significativo.
A equipe de Goddio desde então tem sido acompanhado pelo Centro de Oxford para Arqueologia Marítima e do Departamento de Antiguidades do Egito para produzir uma grande quantidade de achados deslumbrantes.
Os arqueólogos primeiro enfrentou a tarefa gigantesca de reunir fragmentos de pedra maciça no fundo do mar, antes que pudessem transportá-los para a superfície. Doze anos depois, suas descobertas fabulosas ter sido exposto ao público pela primeira vez depois de mais de um milênio passado sob o lodo e água de Aboukir Bay, a 20 milhas a nordeste de Alexandria.
Entre as descobertas são colossais estátuas da deusa egípcia Ísis, o deus Hapi, e um faraó egípcio não identificado - todos preservados em estado impecável por sua mortalha funerária lamacento. Junto com estes 16 pés estátuas existem centenas de estátuas menores de deuses egípcios - entre eles os números que guardavam o templo onde Cleópatra foi inaugurado como Rainha do Nilo.
Parece que o templo de Amon-Geréb em Heracleion era o equivalente egípcio da Abadia de Westminster, onde a nossa própria rainha foi coroada há 60 anos.
Dezenas de sarcófagos foram encontrados, contendo os corpos de animais mumificados sacrificado para Amun-Geréb, o deus supremo dos egípcios. Muitos amuletos, ou encantos religiosas, foram desenterrados, também, mostrando deuses, como Ísis, Osíris e Horus.
Estes foram feitos não apenas para os egípcios, mas para os comerciantes que visitam, que os incorporados em suas próprias religiões e também, imagina-se, mantiveram como quinquilharias para lembrá-los de suas viagens distantes.
A importância de Heracleion foi ainda provado pela descoberta de 64 navios - o maior número de navios antigos já encontrados em um lugar - e uma incompreensível 700 âncoras.
Outras descobertas ilustram quão crucial Heracleion foi para a economia do mundo antigo. Moedas de ouro e chumbo, bronze e pesos de pedra de Atenas (usados para medir o valor dos bens e para calcular o imposto devido) mostram que Heracleion era um lucrativo posto de comércio do Mediterrâneo.
Um arqueólogo mede os pés de uma estátua de granito vermelho colossal no local da Heracleion descoberto em Aboukir.
A estátua da deusa Isis fica em exposição em uma barca em uma base naval Alexandrino (à esquerda). Na foto à direita é uma estátua colossal de granito vermelho que representa o deus Hapi, que decorou o templo de Heracleion
Uma equipe internacional de arqueólogos marinhos está se preparando para mostrar alguns dos objetos encontrados na cidade subaquática
Heracleion foi mencionado pelo historiador grego Heródoto, que disse de Helen of Troy visitar a cidade com seu amante Paris antes da guerra de Tróia
No mundo antigo, o Mar Mediterrâneo era o seu equivalente de uma auto-estrada super rápida. Todas as suas maiores cidades, incluindo Constantinopla, Roma e Atenas, eram ou no litoral ou em rios com fácil acesso a ela.
E agora Heracleion pode ser adicionado ao seu número como porto mais importante do Egito durante a época dos faraós posteriores. Tratava-se, se quiser, um importante nó rodoviário - o local onde o Nilo, tábua de salvação do Egito, reuniu-se a Med. Os arqueólogos determinaram que além de ter um canal navegável naturalmente ao lado de seu antigo porto, um canal artificial mais parece ter sido cavado para agilizar o comércio.
O Heracleion encontra irá adicionar uma tremenda profundidade para a nossa compreensão do mundo antigo - não menos importante, porque, entre as descobertas, há steles perfeitamente preservados (pilares inscritos) decoradas com hieróglifos. Traduzido, eles vão revelar muito sobre a vida religiosa e política neste canto do antigo Egito.
Foi uma inscrição semelhante na Pedra de Roseta - descoberto na cidade do Delta do Nilo de Rosetta em 1799 por um soldado francês, e agora no Museu Britânico - que decifrou o código dos hieróglifos, em primeiro lugar.
E, como a Pedra de Roseta, essas estelas encontradas sob as águas do Aboukir Bay estão inscritos em grego e egípcio, também. Quem sabe quantos mais gemas arqueológico será descoberto em Heracleion?
O próprio nome da cidade está tomada de que o mais famoso dos heróis gregos, Heracles - aka Hercules - cujos 12 trabalhos, de matar a Hidra de capturar Cérbero, o cão infernal multi-cabeças que guardava os portões do submundo, cativou o mundo antigo .
Heraklion, capital da ilha de Creta e maior cidade, também tem o nome de Heracles, como era Herculano, a antiga cidade romana que foi sepultado sob as cinzas quando o Vesúvio entrou em erupção em 79 dC.
Parece que Heracleion desapareceu em importância no período clássico depois, eclipsado por sua vizinha cidade de Alexandria, que se tornou a capital do Egito em 312BC.
Ainda assim, Heracleion persistiu, mais tarde, sob o controle romano, até que ele escorregou em sua sepultura algum tempo no século 6º ou 7º. O que uma emocionante descoberta que temos em nossas mãos agora que o mar tem, 1.500 anos depois, desistiu de um de seus maiores segredos.
- Harry Mount é o autor de Amo, Amas, Amat e All That - Como se tornar um amante latino (Livros Curtos)
A antiga cidade portuária fica a 20 km a nordeste de Alexandria, no Mediterrâneo Itens incluindo 16 pés esculturas, moedas de ouro e tablets gigantes estão entre alguns dos objetos recuperados da antiga cidade portuária.
Uma teoria sugere um aumento no nível do mar e instável sedimentos colapso combinado para submergir a cidade
FONTE: http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-2336723/Ancient-Egyptian-city-lost-1-200-years-begins-reveal-secrets.html#ixzz3KTertdO4
Follow us: @MailOnline on Twitter | DailyMail on Facebook
Geen opmerkings nie:
Plaas 'n opmerking