1/3 Divulgação/NASA
26/10/2014
Comparação entre o nível de água na represa Jaguari em agosto de 2014 (esq.) e agosto de 2013 (dir.)
São Paulo – A Agência Espacial Americana (NASA) publicou imagens que mostram a seca histórica que aflige São Paulo. Na primeira imagem é possível ver a represa Jaguari, uma das que compõem o Sistema Cantareira, em 03 de agosto de 2014, quando o volume da água no sistema era de 15%.
A segunda imagem mostra a mesma área em 16 de agosto de 2013, antes da estiagem histórica, quando o volume de água era de 50,6%. É nítida a alteração dos níveis de água ao longo do ano, indicada principalmente pelo contorno bronzeado de terra em torno da água.
Na foto de 2014, a água assume um tom mais azul esverdeado porque está mais rasa e próxima de sedimentos do fundo do lago que alteram a cor da superfície.
Em sua página, a NASA destaca que, em toda a região sudeste do Brasil, a produção de culturas importantes, como café e açúcar estão em declínio, e os cidadãos estão enfrentando interrupções periódicas no abastecimento de água.
Os grandes números da falta de água em São Paulo
Pesquisa Datafolha diz que 60% moradores da capital ficaram sem água pelo menos uma vez nos últimos 30 dias. Paulistanos pretendem estocar água daqui pra frente
FONTE;exame.com
https://exame.abril.com.br/tecnologia/nasa-mostra-que-seca-no-brasil-e-pior-do-que-se-pensava/
Geen opmerkings nie:
Plaas 'n opmerking