Governo federal gastou R$ 2,3 bilhões em 2013 com propaganda, segundo informações do jornal Folha de S. Paulo
A presidente Dilma Rousseff: gastos do governo federal com publicidade em 2013 foram os maiores em mais de uma década
16/04/2014
São Paulo – A presidente Dilma Rousseff conseguiu bater o recorde antes pertencente ao seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva. Em 2013, o governo federal gastou R$ 2,3 bilhões para a veiculação de material publicitário.
Segundo o jornal Folha de S. Paulo, o valor é o mais alto já registrado desde 2000, quando os dados começaram a ser divulgados pela Secretaria de Comunicação do Palácio do Planalto.
O montante faz com que o governo ocupe a quarta colocação no ranking dos maiores anunciantes brasileiros em 2013, ficando atrás apenas de Unilever (R$ 4,6 bilhões), Casas Bahia (R$ 3,4 bilhões) e o laboratório Genomma (R$ 2,5 bilhões).
O valor é, inclusive, maior do que o investido pela gigante Ambev. Segundo o Ibope, a companhia do ramo de bebidas gastou R$ 1,8 bilhão no mesmo período.
De acordo com a Folha, os R$ 2,3 bilhões correspondem à toda gestão pública federal, incluindo as estatais. Quando são considerados somente os órgãos da administração direta do Planalto, o valor foi de R$ 761,4 milhões em 2013.
Mesmo esse número é considerado recorde, sendo o maior da última década e meia. A reportagem aponta que, de 2012 para 2013, os gastos subiram 7,2%, já descontada a inflação do período.
O veículo mais utilizado pelo governo ainda é a televisão, com 65% do total. No entanto, o crescimento dos investimentos na internet chamam atenção com R$ 139 milhões, 22% a mais que em 2012.
Ao jornal, a assessoria de imprensa da Secretaria de Comunicação justificou o aumento dizendo que "em 2013, o governo federal apresentou novas campanhas de utilidade pública voltadas à prevenção de acidentes de trânsito, de combate ao uso do crack e de lançamento do programa Mais Médicos"
Mídia Dados
Os 15 países que mais investem em propaganda
Os Estados Unidos ocupam o primeiro lugar na lista dos gastos bilionários no setor publicitário em 2012, segundo o Mídia Dados Brasil 2013
1º Estados Unidos - Investimentos: US$ 369,26 bilhões; Propaganda per capita: US$ 498
São Paulo - O grande campeão de investimento em propaganda é, de longe, os Estados Unidos. O país gastou 359,6 bilhões no setor no ano passado. O Brasil ocupa o 5º lugar do ranking. Os dados estão no levantamento Mídia Dados Brasil 2013.
Em termos regionais, a América do Norte abocanha 35% do mercado publicitário mundial, mantendo-se em primeiro lugar em 2012. A Ásia se consolidou na segunda posição, com 28,2% no mesmo período.
Já a America Latina ganhou espaço - ainda que pouco - na atividade, ampliando sua participação de 7,3% para 7,6% no ano passado, o que deixa o continente à frente da Europa Central e do Leste, da África e do Oriente Médio.
Segundo a pesquisa, em 2012, o investimento mundial em publicidade cresceu pouco mais de 3%, chegando a aproximadamente US$ 500 bilhões. Confira os países com mais investimentos na área em 2012.
Fonte;exame.com
https://exame.abril.com.br/brasil/dilma-gasta-mais-em-publicidade-que-cervejas-da-ambev/
Geen opmerkings nie:
Plaas 'n opmerking