Às vésperas da Copa do Mundo, o consulado norte-americano no Rio começou a instalar grades no entorno de sua sede. A intervenção fechará trecho de calçada atualmente usada livremente por pessoas no centro da cidade.
As grades começaram a ser instaladas no início do ano. Na avenida Presidente Wilson, ela vai isolar a servidão usada para a entrada de carros.
O edifício foi, no ano passado, um dos alvos durante os protestos. O confronto mais intenso, porém, ocorreu em 2011, um dia antes da visita do presidente Barack Obama ao Rio.
17/01/2014
Fachada de consulado dos EUA no Rio, fechado por grades
Na ocasião, um grupo lançou coquetel molotov contra o consulado. Policiais responderam com bombas de gás lacrimogêneo. O ataque ficou conhecido como a primeira atuação de "black blocs" no Rio.
Segundo a representação diplomática, a instalação atende às diretrizes de segurança estipuladas para postos diplomáticos norte-americanos.
"Estas [as diretrizes] foram revistas antes da onda de manifestações no Brasil, e a instalação não tem qualquer relação com os protestos", diz a nota do consulado.
A barreira, cuja instalação ainda não foi concluída, fechará um trecho de cerca de 20 metros de calçada colada à entrada do edifício. A Prefeitura do Rio afirmou que autorizou a instalação da grade.
FONTE;uol
https://m.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/01/1398907-perto-da-copa-consulado-dos-eua-instala-grades-e-bloqueia-calcada.shtml
Geen opmerkings nie:
Plaas 'n opmerking