BRASIL Em 2022, mundo terá dois estados de SP em carros elétricos


Mais de 35 milhões de veículos elétricos e híbridos estarão nas estradas dentro de 10 anos

Carros elétricos fazem fila para abastecer em uma rua no centro de Toronto, no Canadá


São Paulo – O mercado de carros verdes, apesar de pequeno, se tornou uma parte importante da indústria automotiva global. As perspectivas de crescimento não desapontam: mais de 35 milhões de veículos elétricos estarão nas estradas até 2022, aponta um estudo da consultoria Navigant Research.

13/01/2014

Isso equivale a mais que o dobro da frota atual de carros do Estado de São Paulo, que é de 16 milhões, segundo dados do Detran SP.

Hoje, a frota mundial de carros com propulsão elétrica é um pouco maior, já beira os 17 milhões. Na lista, entram os híbridos, híbridos plug-in e 100% elétricos.

De acordo com a consultoria, os preços elevados do combustível, seja gasolina ou diesel, têm tornado os modelos com propulsão elétrica mais atraentes para o bolso.

“Para muitos consumidores a aquisição do carro virou uma questão econômica", diz Scott Shepard, analista de pesquisa da Navigant Research

"Os preço de compra inicial pode ser maior que os modelos convencionais, porém a economia operacional devido à redução dos custos de manutenção e reabastecimento estão provando que os elétricos são competitivos", completa.

Segurança e comodidade

Na esteira do avanço do mercado de elétricos, cada vez mais países se dão conta da necessidade de investir em infraestrutura, que é um dos pontos fracos da indústria.

O consumidor precisa ter segurança de que o carro não vai morrer na estrada, com bateria vazia e sem um posto de recarga próximo.

Na Europa, que tem dado grande ênfase no uso de energias limpas, mudanças estão a caminho. Na última semana de novembro, uma comissão do Parlamento Europeu aprovou uma resolução que exige que os seus estados membros instalem, até 2020, milhares de postos de carregamento de veículos elétricos e de hidrogênio em pontos estratégicos.

A medida, ainda em discussão, visa abrir esse mercado que hoje conta com pouco mais de 64 mil pontos públicos de recarga em todo o mundo, segundo a consultoria.

Elétricos e híbridos

Eles bebem pouco e poluem menos ainda (ou nada). Porém, a oferta é pequena e nada barata por aqui. Veja os carros híbridos e elétricos disponíveis no Brasil - e os que virão

São Paulo - Nada de 1.0: em agosto deste ano, o Inmetro atestou que o carro mais econômico do país, capaz de fazer 16,8 km/l na cidade, era um sedã médio/grande de 190 cavalos. Por meio de um motor elétrico atuando em conjunto com um de combustão, o Ford Fusion Hybrid deixou inúmeros modelos de entrada para trás na frequência das visitas aos postos de combustível.

Ao custo de R$ 124 mil reais, no entanto, e mais caro que sua versão convencional - embora bem mais econõmica - o Fusion é um retrato perfeito da difícil vida dos modelos verdes no país.

A venda de carros híbridos e elétricos é ainda extremamente incipiente por aqui, enquanto em países como a Noruega eles já são mais de 10% do veículos emplacados.

Ao contrário de lá, aqui os incentivos para as montadoras produzirem - e os consumidores comprarem - carros menos poluentes e econômicos inexistem.

Mesmo assim, aos poucos, as empresas vão trazendo mais modelos ao país, embora nenhum deles custe menos de R$ 100 mil. Todos vivem, portanto, sob um horizonte de vendagens pouco expressivas.

Veja, nas próximas fotos, os carros verdes que já são vendidos no país - e os que são esperados para o futuro.


fonte;exame.com

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