O artista japonês Isao Hashimoto criou um vídeo que mostra, no mapa-múndi, a data e o local exato de cada bomba atômica detonada de 1945 até hoje
25/11/2013
Imagem do vídeo mostra mapa de todas as 2053 explosões atômicas no mundo
- O Irã e seis potências mundiais (Estados Unidos, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha) assinaram no último domingo (24) um acordo histórico para limitar o programa nuclear iraniano.
Enquanto o presidente dos Estados, Barack Obama, chamou o acordo de "um importante primeiro passo", o primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu o classificou como "um erro histórico".
2053 explosões em 7 minutos
Um vídeo do artista japonês Isao Hashimoto mostra, de forma bem didática, todas as 2053 explosões atômicas já feitas no mundo, de 1945 até os dias de hoje. No mapa-mundí, é possível ver o local exato da explosão e o país responsável por ela. Os Estados Unidos foram responsáveis por pouco mais da metade das explosões.
Veja o vídeo:
Dessas, apenas duas explosões foram feitas com propósito bélico - justamente as duas lançadas pelos Estados Unidos sobre o Japão. Todas as outras foram testes de programas nucleares.
A primeira explosão é o teste dos americanos na região de Los Alamos, na Califórnia. Foi chamada de "Trinity" e fazia parte do Projeto Manhattan.
Já a última bomba atômica detonada foi no Paquistão, em maio de 1998, durante um teste nuclear. Acredita-se que a Coreia do Norte tenha feito dois testes nos anos 2000, mas eles não são confirmados.
Histórico
Desde seu primeiro - e único - uso no Japão, a questão nuclear é polêmica. Durante a Guerra Fria, as duas potências que polarizavam o globo, Estados Unidos e União Soviética, construíram um arsenal nuclear de milhares de ogivas. Ambos estiveram à beira de usá-las, durante a crise dos misséis de 1962.
Nos anos seguintes, outras potências foram desenvolvendo seu programa nuclear, como França e Reino Unido. Contudo, desde o Tratado de Não Proliferação Nuclear, de 1968, a ordem é vetar qualquer intenção de se construir uma bomba e desmantelar, aos poucos, os arsenais existentes.
Apesar do acordo, nem todos seguiram esse caminho. A Índia nunca assinou o tratado e desenvolveu sua bomba. O Paquistão, rival histórico dos indianos, não se conteve em ter um vizinho armado e também desenvolveu uma ogiva. Ambos disputam a região da Caxemira.
O placar final ficou assim:
1. Estados Unidos: 1032
2. União Soviética (atual Rússia): 715
3. França: 210
4. Reino Unido: 45
5. China: 45
6. Índia: 4
7. Paquistão: 2
TOTAL: 2053
Geen opmerkings nie:
Plaas 'n opmerking