2013 novembro Antes do Black Friday, Procon aumenta 'lista negra' do comércio eletrônico



O Procon-SP acrescentou mais três sites em sua "lista negra" de sites de comércio eletrônico: Baratoajato.com.br, Myamivendas.com e Miamicelular.com. Com isso, clique aqui e confira lista 325 as páginas não recomendadas pelo órgão de defesa do consumidor.

O órgão diz ter recebido reclamações sobre esses sites, que foram notificados e não responderam ou não foram encontrados. Assim, foi impossível "qualquer tentativa de intermediação entre as partes", explicou o Procon-SP em seu blog.

25/11/2013

Entre as principais queixas estão a não entrega dos produtos adquiridos. "Esses fornecedores não são localizados [...]no banco de dados de órgãos como Junta Comercial, Receita Federal e Registro BR, responsável pelo registro de domínios no Brasil. Por isso, antes de comprar, o consumidor deve buscar mais informações a respeito do fornecedor para não cair em armadilhas".

O Procon-SP orienta os consumidores a procurar no site a identificação da loja (razão social, CNPJ, telefone e outras formas de contato além do e-mail); a optar por fornecedores recomendados por conhecidos; a desconfiar de ofertas vantajosas demais; a não comprar em lojas que só aceitem boleto bancário e/ou depósito em conta; a imprimir todos os documentos referentes à transação (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc.).

Além disso, o usuário deve instalar programas de segurança em seu computador, mantê-los atualizados e nunca realizar transações online em computadores públicos.



Conheça cuidados ao fazer compras pela internet


Fazer compras pela internet é prático, mas requer alguns cuidados básicos. É preciso redobrar a atenção enquanto você faz sua compra em algum site ou serviço online e antes de fechar o negócio -- e assim evitar futuros problemas. Veja a seguir algumas dicas da Fundação Procon Think Stoc.fonte;uol

1 opmerking:

  1. Tem muito site porcaria por aí e acho que o Procom faz muito bem.

    Eu mesma tive péssimas experiências com o Black Friday do ano passado. Comprei em cerca de 20 lojas diferentes pela internet (pq já tinha aproveitado pra fazer todas as compras de fim de ano) e mais de 5 deram problemas.

    A que eu mais gostei foi a Tricae (inclusive compartilhei um link deles sobre o Black Friday que achei MUITO interessante). Tudo chegou antes do prazo e eles estavam com MUITAS promoções.

    Enfim, obrigada pelo texto. Acho muito importante informar as pessoas sobre esses tipos de sites.

    Beijos,
    Rafaela.

    AntwoordVee uit