As perigosas rotas de migração para entrada na Europa em 2013




Rotas mapeadas


Anualmente milhares de pessoas – muitas delas fugindo de conflitos na África e no Oriente Médio –

arriscam suas vidas cruzando o Deserto do Saara e o Mar Mediterrâneo em veículos e barcos precários

29/10/2013

para chegar à Europa.

Organizações não-governamentais estimam que aproximadamente 20 mil pessoas podem ter morrido tentando chegar à Europa nas últimas duas décadas.

Para ter um diagnóstico mais preciso do problema, a Frontex (agência europeia de fronteiras) e o Centro Internacional para Desenvolvimento de Políticas Migratórias produziram uma série de mapas que identificam as maiores rotas centros de concentração usados pelos migrantes na região.

O caso mais recente de tragédia envolvendo imigrantes veio a público nesta segunda-feira. Cerca de

35 imigrantes teriam morrido de sede ao tentar cruzar o Deserto do Saara, do Niger em direção ao norte

da África.

Segundo autoridades do país, eles tentavam chegar a um porto no Mediterrâneo para tentar a travessia

por mar em direção à Europa.

As vítimas estavam em um comboio que tentou cruzar o deserto com 60 pessoas há duas semanas.

Um dos dois caminhões usados no transporte quebrou. Os sobreviventes só conseguiram sair do

deserto nesta segunda-feira.
Assunto antigo





Itália substitui Espanha como principal destino de imigrantes vindos da África

A maior parte dos migrantes que cruzam o Mediterrâneo a partir da Líbia e da Tunísia são originários

da Eritrea e da Somália. Contudo, a guerra civil na Síria está elevando o número de sírios que também

usam essa rota.

Em 11 de outubro, mais de 30 pessoas morreram quando uma embarcação

com 250 imigrantes afundou na costa de Malta.

Na ocasião, o premiê de Malta alertou que o Mediterrâneo corria o risco

de se tornar um "cemitério de imigrantes desesperados". A ONU diz que cerca de 32 mil pessoas chegaram em Malta e na Itália só neste ano.

Há duas semanas, mais de 200 imigrantes também chegaram na Sicília após serem

resgatados pela guarda costeira italiana e um navio mercante perto da Ilha italiana de Lampedusa.

No entanto, Adrian Edwards, da Acnur, a agência da ONU para refugiados, lembra

que o “fenômeno das pessoas que viajam em pequenos barcos no Mediterrâneo para

a Europa é antigo e envolve questões como asilo e migração".

"As vítimas do último barco que naufragou perto de Lampedusa era composto por uma maioria de eritreus, muitos dos quais precisam de proteção internacional", disse ele.
Líbia. A Líbia se tornou um ponto de partida importante para muitas viagens. Traficantes de

pessoas exploram o crescente vácuo de autoridade no país para operar.

A relativamente pequena distância entre a Líbia e a ilha italiana de Lampedusa encoraja

mais pessoas a se arriscarem na jornada.

O número de usuários das várias rotas ao longo do Mediterrâneo tem fluxo e refluxo.

De 2008 a 2012, um grande número de migrantes cruzou o mar entre

a Turquia e a Grécia pela chamada Rota do Mediterrâneo do Leste, segundo a Frontex.

Para fazer frente a isso, a Grécia reforçou seus controles de fronteira com mais 1,8 mil policiais.

Mas a Frontex diz que a área continua problemática e aponta para "incertezas relacionadas à insustentabilidade dos esforços (gregos) e evidências de que os imigrantes aguardam na Turquia pelo fim da operação".

Na última década, a rota que passa pelo centro do Mediterrâneo tem experimentado picos

periódicos no tráfego de imigrantes.

Dados da Acnur sugerem que cerca de 25 mil pessoas chegaram na Itália a partir do norte da África em 2005.

Esse número diminuiu para cerca de 9,5 mil em 2009.

Porém em 2011 esse número voltou a crescer atingindo a marca de 61 imigrantes.

A alta foi motivada pelo conflito da Líbia, que culminou com a queda do coronel Muammar Khadafi.




No começo da década, a rota mais popular entre imigrantes ilegais era entre o oeste africano e a Espanha.

Ela incluía territórios espanhóis no norte da África como Ceuta e Melilla e as Ilhas Canárias.

Aproximadamente 32 mil imigrantes teriam usado esse caminho em 2006, porém o número caiu para cerca

de 5,4mil em 2011.

fonte; bbc brasil

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