VERDADE DO BRASIL 2013 Pautas mantêm o Legislativo longe das reivindicações dos protestos


Pautas mantêm o Legislativo longe das reivindicações dos protestos 2013

Na Assembleia, deputados pretendem manter a “agenda positiva” no retorno dos trabalhos em agosto 2013.

28/07/2013

Após um recesso que serviu para “amornar” a onda de protestos no Estado e na capital, a Assembleia Legislativa e a Câmara Municipal de Belo Horizonte retornam aos trabalhos na próxima quinta-feira (1º) com pautas distantes das ruas. Pelo menos dos dois movimentos populares que levantaram parte das reivindicações dos protestos durante a Copa das Confederações.

Na Câmara Municipal, a base do prefeito Marcio Lacerda (PSB) elencou propostas que passam longe dos pedidos da Assembleia Popular Horizontal - grupo que ocupou a Casa por oito dias solicitando a queda da tarifa de ônibus, transparência nos custos e encontro com o prefeito.

O líder do prefeito na Casa, vereador Preto (DEM), aponta 11 projetos para o segundo semestre, todos de autoria do Executivo. As propostas variam desde dar nome de Itamar Franco ao novo viaduto na Via Expressa até a proposta que pretende liberar a construção de 30 mil moradias do Minha Casa, Minha Vida em Áreas de Especial Interesse Social - regiões nas quais o poder público tem interesse em ordenar a ocupação ou implantar programas habitacionais. A proposta já foi enviada à Câmara.





O presidente em exercício da Câmara, Wellington Magalhães (PTN), aponta a revisão da lei de Uso e Ocupação do Solo. Para o vereador Leonardo Mattos (PV), além da revisão desta lei, o que deve movimentar a Casa são os projetos de operação urbana.

A Assembleia Popular Horizontal defende em sua página no Facebook a abertura das contas das empresas de ônibus, a aplicação imediata na tarifa da desoneração na folha de pagamento das empresas, a implementação do passe livre para estudantes e desempregados.

Além disso, cobram um encontro dos representantes das ocupações urbanas com o prefeito. Hoje a Assembleia terá um encontro debaixo do Viaduto Santa Tereza para definir a pauta do segundo semestre e como vão articular essa pauta. “Vamos falar da pauta nesta reunião. Vamos decidir como vamos agir lá”, explicou.

Oposição ao prefeito, o vereador Gilson Reis (PCdoB) apresenta temas diferentes da base. “Voltaremos com o pedido de CPI para o transporte público, para apurar o custo da tarifa. Também vamos discutir o PPAG e a prestação do serviço público de saúde”, aponta.


FONTE;HOJE EM DIA

Geen opmerkings nie:

Plaas 'n opmerking