EUA Cientistas descobrem nova espécie de inseto minúsculo no Alasca EM 2013

Cientistas descobrem nova espécie de inseto minúsculo no Alasca EM 2013.
Imagem do animal foi divulgada na internet para ajudar a identificá-lo.
Espécie 'Caurinus tlagu' se alimenta de plantas, dizem pesquisadores.

Inseto da espécie recém-descrita 'Caurinus tlagu' 
(Foto: Divulgação/"ZooKeys")


14/07/2013

Cientistas descobriram uma nova espécie de inseto em uma ilha do Alasca. O minúsculo animal, que mede apenas 2 milímetros, tem a aparência de uma pulga e recebeu o nome científico de Caurinus tlagu.

Nova espécie de aranha caranguejeira rara é descoberta na Ásia
Cientistas descobrem nova espécie de peixe no Rio São Francisco

A descrição do animal foi publicada na última semana na revista científica online "ZooKeys". O inseto pertence à ordem dos mecópteros, que possui mais de 500 espécies identificadas.

Os pesquisadores da Universidade do Alasca em Fairbanks, responsáveis pela descoberta, contam que a internet foi uma ferramenta importante na hora de descobrir se de fato o inseto era representante de uma nova espécie.

Uma imagem foi publicada na rede social Facebook pelos cientistas para que seus colegas entomólogos pudessem dar opiniões sobre o animal. A maioria das avaliações, no entanto, estava errada, disseram os pesquisadores ao "ZooKeys". Só um cientista, da Universidade Estadual de Montana, reconheceu o inseto como sendo pertencente ao gênero Caurinus.

"Nós analisamos milhares de insetos retirados do gelo para as nossas coleções, no Museu da Universidade do Alasca, todo ano. É raro vermos alguma coisa que nos chama a atenção", afirmou a pesquisadora Jill Stockbridge ao site do "ZooKeys".

O inseto minúsculo se alimenta de plantas, de acordo com os cientistas.

Fonte;g1
http://g1.globo.com/natureza/noticia/2013/07/cientistas-descobrem-nova-especie-de-inseto-minusculo-no-alasca.html

Geen opmerkings nie:

Plaas 'n opmerking